WhatsApp Business: conheça essa ferramenta e veja como usá-la

Em um mundo cada dia mais conectado e dependente dos meios digitais, a utilização de aplicativos, plataformas online e redes sociais para os negócios tem se tornado bastante corriqueira e também estratégica. Exemplo disso foi a criação do WhatsApp Business, uma versão do já conhecido e difundido mensageiro instantâneo da gigante Facebook, mas com uma abordagem voltada ao público empresarial.

O WhatsApp Business, por ser uma ferramenta relativamente nova por aqui, ainda desperta algumas dúvidas aos usuários, especialmente relacionadas às suas aplicações e funcionalidades. Para esclarecer melhor sobre o que é essa ferramenta e como ela pode ser utilizada no dia a dia dos negócios, preparamos este artigo. Continue a leitura e confira!

O que é o WhatsApp Business?

De maneira simples e resumida, o WhatsApp Business é uma versão do mais conhecido e utilizado mensageiro instantâneo do mundo, o WhatsApp. A diferença básica é que o WhatsApp empresarial chega com uma proposta diferente, focada nas interações entre empresas e clientes. Ou seja, a ferramenta é uma iniciativa que visa contribuir positivamente na forma como os negócios se relacionam com o seu público.

Por meio de uma plataforma de comunicação interativa e instantânea, o WhatsApp Business traz uma abordagem mais profissional, por meio da qual as empresas poderão estabelecer uma comunicação mais próxima, ágil e dinâmica com o seu público, otimizando a sua experiência.

Para isso, o serviço conta com funcionalidades específicas, as quais não estão disponíveis ao aplicativo padrão, como mostraremos mais adiante.

Quais aplicações e diferenciais essa ferramenta pode ter para empresas?

Apesar de ser também uma ferramenta de comunicação, o WhatsApp Business tem uma série de recursos extras que ajudam as empresas, sobretudo as de pequeno e médio porte, a serem mais relevantes para o seu público.

Com uma base de usuários que cresce a cada ano, o mensageiro online que já é o aplicativo mais utilizado do mundo é um terreno fértil para que negócios expandam suas atividades e se aproximem dos usuários de forma precisa e econômica, se tornando ainda mais lucrativos.

Assim, quando bem empregada, o WhatsApp Business tem o poder de qualificar bastante o atendimento ao cliente, tornando-o mais prático, direto e acessível — o que certamente pode ser revertido em mais vendas e fidelização do usuário.

Nesse sentido, os pontos listados a seguir podem agregar bastante às estratégias das empresas. Confira!

Utilização de um perfil comercial

A principal diferença entre o app tradicional em relação ao WhatsApp Business está na possibilidade de uso de um perfil profissional. Com a versão empresarial, pequenos negócios e profissionais autônomos podem se apresentar ao público de forma profissional, a partir de um perfil exclusivo e desvinculado do perfil pessoal do usuário.

De maneira geral, essa possibilidade garante um tom mais formal e profissional para as interações, o que pode ser muito bom para ganhar a confiança do cliente nos primeiros contatos.

No perfil do WhatsApp Business podem ser inseridas diversas informações, as quais ficam acessíveis ao cliente. São elas:

  • foto do empresário ou marca da empresa;
  • descrição do negócio;
  • endereço completo;
  • horários de funcionamento;
  • e-mail de contato;
  • site;
  • categorias e tags de busca e identificação.

Todos os dados disponibilizados no perfil são importantes para que o cliente tenha uma melhor percepção sobre o negócio e se sinta seguro em relação à autenticidade do perfil. Vale lembrar que a versão business também conta com protocolos de verificação e validação de identidade, cujo objetivo é evitar fraudes e a criação de perfis falsos.

Automação

Um dos grandes benefícios da utilização do WhatsApp Business está na sua capacidade de automação na comunicação. Embora não seja como um chatbot, que é capaz de interagir com o cliente e conduzi-lo por menus, existem funções presentes no WhatsApp Business que podem facilitar bastante o atendimento, automatizando certas tarefas. A exemplo:

  • respostas rápidas — por meio dessa função, é possível salvar as mensagens mais frequentes e reutilizá-las para responder perguntas que se repetem, reduzindo assim o tempo de espera do cliente;
  • mensagens automatizadas — com o WhatsApp Business, é possível definir mensagens automáticas, como saudações personalizadas, avisos importantes e notificações quanto ao horário de funcionamento da empresa e ausência do atendente. Dessa forma, o cliente recebe um posicionamento rápido e evita aborrecimentos.

Controle de indicadores

Outro recurso bastante útil do WhatsApp Business é o fornecimento de estatísticas estratégicas das interações da empresa com os seus clientes. Nesse quesito, a ferramenta é capaz de emitir relatórios sobre:

  • quantidade de mensagens enviadas;
  • número de mensagens entregues;
  • número de mensagens lidas.

Esse tipo de informação já serve para a empresa entender a aceitação das suas propostas, avaliando a receptividade e adesão do público. Dessa forma, é possível estabelecer ajustes para tornar as interações ainda mais estratégicas e produtivas.

Segmentação das mensagens

A utilização da versão empresarial do WhatsApp também representa vantagens do ponto de vista da segmentação das mensagens. Pela ferramenta, é possível gerenciar listas de clientes, segmentar o público e trabalhar com interações pontuais, mais adequadas ao perfil do usuário.

Esse tipo de medida, por exemplo, evita o envio de mensagens em massa, atingindo pessoas com características distintas e que podem não se interessar pela proposta — o que tem um impacto negativo na estratégia de marketing, por exemplo.

Assim, com a segmentação, a empresa consegue ser mais relevante, gerando conteúdo de qualidade e que realmente interessa ao destinatário. Na prática, isso reduz a probabilidade de que o receptor da mensagem a sinalize com spam ou bloqueie o seu número, prejudicando futuras ações.

Vale mencionar, ainda, que o WhatsApp Business funciona com os mesmos formatos de mensagens da versão padrão. Ou seja, a empresa pode se valer de conteúdos em diferentes formatos para engajar o seu público, como textos, vídeos e imagens, além dos status temporários.

Por fim, apesar de ser uma ferramenta recente, o WhatsApp Business já demonstra que tem um grande potencial para auxiliar as empresas em suas interações com o público. Com a mudança de comportamento do usuário e a consequente transformação digital pela qual passa o mundo, recursos desse tipo tendem a se firmar como tendência, o que os tornam estratégicos e inovadores.

Gostou deste artigo? Tem interesse em ficar ainda mais informado com as nossas novidades? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma atualização!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *