O movimento Quem Transforma, criado pelo Polen, fintech parceira da Soluti, tem o objetivo de democratizar as ações sociais das empresas, tornando-as recorrentes e transparentes.
Com o propósito de fomentar a cultura de filantropia corporativa, a ação mostra ao mercado e aos consumidores quais companhias estão puxando a fila da transformação social para gerar impacto hoje, e não apenas no futuro.
Para tornar esse caminho uma realidade, o Polen defende que:
- É necessário ter transparência em todo processo de doação.
- Ações de doação corporativa devem ser alinhadas à estratégia de negócio da empresa e trazer resultados mensuráveis para o negócio e para a sociedade.
- Verdadeiras ações de impacto não precisam acontecer somente em momentos de crise, mas sim com recorrência. Quem está em situação de vulnerabilidade precisa de ajuda 24h por dia, 7 dias por semana.
- Cada centavo conta. Não, você não precisa ser uma grande empresa para ter responsabilidade social, e sim apenas querer fazer a diferença, mesmo que seja aos poucos e com pouco.
De acordo com o estudo conduzido pelo E-bit/Nielsen, mais da metade dos brasileiros (74%) preferem consumir produtos e serviços de empresas que tenham programas sustentáveis. Por isso a necessidade cada vez maior de agregar valor somando socialmente.
Campanhas desenvolvidas pela Soluti concretizam a atuação social
Em dezembro de 2021, a parceria com o Polen foi iniciada por meio da campanha de Natal “Soluti e Você, Juntos pelo Bem“. A cada compra de um Certificado Digital por meio do e-commerce, um valor era doado à instituição selecionada pelo consumidor, no ato de fechamento da compra.
O apoio financeiro foi destinado a duas organizações: o Instituto do Câncer Infantil, ONG que luta contra o câncer infantojuvenil; e a Acridas (Associação Cristã de Assistência Social), organização que acolhe crianças e adolescentes que sofreram qualquer tipo de violação de direito.
A campanha nasceu com desejo efetivo de ir além da transformação digital provocada no mercado. Conectar pessoas e impactar positivamente muitas realidades faz parte do DNA da empresa há quase 15 anos, por isso a importância de alcançar um novo patamar na responsabilidade coletiva.
A Soluti iniciou o ano de 2022 com uma segunda campanha de impacto: Retomada sem Fome: em 2022, pense além, aja em dobro. A ação de financiamento coletivo é uma resposta às necessidades sociais, diante do enfrentamento do que a pandemia potencializou: crise financeira, desemprego e disparidades sociais.
A campanha de matchfunding funciona da seguinte forma: para cada doação realizada por uma pessoa física ou jurídica à Associação Prato Cheio, a Soluti duplica o valor da colaboração.
A Soluti tem concentrado esforços para se dedicar ao propósito de ir ao encontro de quem precisa do mínimo para continuar acreditando. Ser uma empresa Quem Transforma certificada é mais um passo firme em direção à transformação.
A mudança não pode acontecer somente no futuro, em 2030 ou 2050, com promessas e planos que muitas vezes não se concretizam. Ela precisa acontecer agora, para ajudar quem precisa hoje.