Em um mundo cada vez mais globalizado, é natural que muitas empresas ofereçam ao público o mesmo tipo de serviço. No entanto, para se destacar no mercado e superar expectativas é preciso pensar fora da caixa. Nesse sentido, é primordial entender o cenário em que sua empresa está inserida, a fim de criar um planejamento de mercado mais assertivo. Justamente por este motivo, surgiu o conceito de market share. Trata-se de uma métrica que visa estudar a produção alcançada por um empreendimento.
Como resultado, a empresa consegue ter uma visão ampla de suas conquistas e de seus déficits, entendendo quais são os aspectos que podem ser melhorados, e quais pontos estão indo bem.
Mas, afinal de contas, é válido implementar esse conceito em seu negócio? Se sim, como colocá-lo em prática? Confira as respostas neste artigo. Boa leitura!
Market Share: significado
Em tradução livre para o português, market share significa “participação de mercado”, referindo-se à quota de venda de uma empresa, dentro de sua área de atendimento.
Market Share: o que é?
Market Share é o fator que determina o posicionamento de uma empresa em relação à sua concorrência. Do mesmo modo, ele também indica qual sua importância no mercado em que atua.
Em outras palavras, por meio da indicação do market share é possível que o dono do negócio compreenda quais são os aspectos que precisam ser melhorados e quais pontos trazem mais resultados, para que sejam ainda mais trabalhados.
Além disso, essa métrica também contribui para calcular o crescimento da empresa no mercado, apontando novos caminhos para possíveis tendências, o que torna todo o planejamento empresarial mais certeiro.
Como fazer o market share?
Na prática, o market share funciona com base em um cálculo. Essa fórmula consiste na divisão do valor/unidades da receita total das vendas da empresa, pela receita do valor total de vendas/unidades do setor.
Com isso, o resultado obtido é multiplicado por 100, para se compreendido como porcentagem, chegando ao número correspondente ao market share.
No entanto, vale ressaltar que as variáveis dessa fórmula devem se basear no período em que está sendo avaliado.
Entenda o cálculo:
Market Share = valor completo das vendas de um empreendimento / valor completo das vendas do setor x 100.
Exemplos de como aplicar
Podemos ver um exemplo prático desse cálculo em uma pesquisa realizada pela empresa StatCounter. Ela analisou a venda de smartphones no Brasil, durante o mês de junho do ano de 2021.
Com base na fórmula citada acima, concluiu-se que, no período analisado, a empresa Samsung liderava o mercado em solo brasileiro, com market share de 44.62%.
Este percentual revelou qual a participação da empresa no período analisado, em relação ao seu nicho de mercado. Nesse caso, foi positivo para a corporação transnacional de origem sul-coreana.
Vale a pena?
De acordo com dados divulgados em um artigo da revista MIT Sloan Management Review, 67% dos gestores de marketing, que participaram da pesquisa, consideraram o market share como muito útil. Os números desse estudo evidenciam a importância de se investir em ferramentas como essa.
Nesse sentido, o market share contribui consideravelmente no mercado de empreendedorismo, especialmente para os negócios B2B – em que vendas são realizadas entre empresas, em um mercado altamente competitivo.
Por esses motivos, essa métrica pode ser de grande ajuda para negócios mais assertivos e para a apresentação de melhores resultados, principalmente se contarem com inovação e tecnologia como aliados.
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