Atestado Médico Digital: o fim das fraudes

A todo momento, surgem pequenas revoluções em processos, sistemas e procedimentos que deixam nossa vida muito mais fácil, rápida e segura. O mercado da saúde já entendeu como aproveitar todas as vantagens que a tecnologia pode trazer.

Tanto que a Associação Médica do Espírito Santo (Ames) decidiu implementar, de forma obrigatória, o atestado médico digital. A emissão do documento digital já é feita em São Paulo, Espírito Santo e Distrito Federal e o Paraná também está em processo de implementação.

Esse é um passo importante para acabar com as fraudes relacionadas a atestados em papel e permitir levantamento dos principais problemas de saúde que causam faltas no trabalho. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (ABRAMGE), até 30% dos atestados emitidos no país são falsos. Esses crimes causam inúmeros prejuízos, como interrupção de produção, queda de eficiência, faturamento e perda de produtividade.

Acompanhe a seguir como funciona do atestado médico digital e suas principais vantagens para empresas, médicos e pacientes.

Como funciona o Atestado Médico Digital

A ideia é fazer com que os documentos sejam transmitidos do consultório médico diretamente para o departamento de pessoal ou recursos humanos do empregador, com Assinatura Digital do médico e código de autenticação único, sempre seguindo alguns critérios:

Para emissão do atestado em meio digital, o médico deverá registrar todos os dados e informações de identificação do paciente, de acordo com as novas regras estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

A impressão do Código Internacional de Doenças (CID) constará no atestado médico digital somente quando houver autorização expressa do paciente, na forma e condições previstas na legislação aplicável.

E por último a assinatura do atestado médico digital deverá ser protegida por Certificação Digital, em conformidade com a Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP) Brasil.

 6 Vantagens do Atestado Médico Digital para as empresas

1 – Diminui drasticamente o risco de fraude.
2 – Traz mais rapidez para o controle da jornada de trabalho.
3 – Elimina o risco de extravio dos atestados enviados de outras cidades.
4 – Traz mais agilidade para as empresas, que podem substituir o funcionário mais rapidamente, se for o caso.
5 – Reduz os custos com correio e motoboy.
6 – Acaba com uso do papel.

Vantagens do Atestado Médico Digital para médicos e pacientes

Para os médicos, são inúmeros benefícios, entre eles o maior de todos: os atestados médicos digitais diminuem o risco de serem vítimas de fraudadores.

São comuns o roubo ou a falsificação de receituários de hospitais, que depois são preenchidos indevidamente, assinados e carimbados com o nome de um médico qualquer. Muitas vezes só se descobre o crime quando um médico é intimado a prestar depoimento.

E para os pacientes a segurança das informações ajuda a evitar que seus afastamentos sejam contestados ou considerados duvidosos.

Como vimos, essas novas tecnologias e a Certificação Digital trazem infinitas vantagens ao mercado da saúde. Entre elas, mais segurança e agilidade, para hospitais, médicos, pacientes e empresas.

*Fonte: Gazeta Online 31/10/2018

Confira essa palestra com o Dr. Renato Sabbatini sobre a importância da Certificação Digital nos processos hospitalares. Aproveite todos os insights que podem surgir para melhorar a administração no seu hospital. Ele falará sobre:
– Hospital sem papel.
– Segurança e praticidade na criação, captação, armazenamento, transmissão e visualização de todos os dados do hospital.
–  Segurança, normatização e validade jurídica dos prontuários eletrônicos.

Clique aqui para acessar o vídeo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *