Os diferenciais do Certificado Digital para o profissional liberal

- Tempo de leitura: 9 minutos.

Não pode ler o conteúdo agora? Ouço o artigo, dê o play!

O Certificado Digital funciona como uma identidade eletrônica para uma pessoa, empresa ou instituição qualquer. Sua função é legitimar a assinatura de documentos no ambiente virtual, algo que traz agilidade e segurança para quem quer ser mais eficiente em suas atividades. Não é à toa que o uso de Certificado Digital pelo profissional liberal vem se tornando uma tendência cada vez mais forte.

Ainda assim, é natural ter algumas dúvidas. Afinal, qual é o impacto da prática de assinar documentos usando Certificado Digital em um escritório de advocacia, por exemplo? O que mais é possível fazer com essa solução? Quais são as vantagens para advogados e outros profissionais liberais?

Se quer respostas para essas e outras perguntas, você está no lugar certo. Então, aproveite a leitura!

O que é possível fazer com o Certificado Digital?

O Certificado Digital usa um par de chaves criptografadas para validar a assinatura de um documento digital. Por meio dele, é possível executar diversas atividades sem a necessidade do papel impresso e do transporte de documentos por meio de cartas, malotes e pacotes em geral. Consequentemente, a rotina do profissional liberal se torna muito mais ágil.

Além da assinatura de documentos, o Certificado Digital permite acessar algumas plataformas eletrônicas restritas — algo fundamental para alguns setores, como o da advocacia. A Receita Federal e o INSS são dois bons exemplos de órgãos com sistemas que exigem a validação para o acesso. Nesse caso, o Certificado Digital funciona como um documento de identidade virtual.

Vale destacar que a Assinatura Digital tem o mesmo reconhecimento jurídico da assinatura de documentos impressos. Isso explica por que cada vez mais pessoas e empresas adotam essa ferramenta. Com a transformação digital, não há motivo para insistir em um método mais burocrático de aprovar e tramitar documentos.

Outra oportunidade que o Certificado Digital oferece é a de trabalhar em sistemas virtuais restritos. Em cada caso, um certificado específico pode ser necessário: o e-Saúde para quem atua nessa área, o e-Jurídico para advogados, o e-Contador para quem atua na contabilidade, entre outros.

Como o Certificado Digital se relaciona com o dia a dia de um profissional liberal?

Um profissional liberal que quer ganhar espaço no mercado precisa ser muito produtivo. Logo, não há espaço para burocracia excessiva e processos morosos: é preciso ser ágil, sem abrir mão da qualidade do serviço e da segurança jurídica em cada atividade desempenhada. Assim, o Certificado Digital se torna um aliado poderoso para quem atua nas mais variadas áreas.

Podemos fazer um paralelo com ferramentas essenciais da atuação do profissional liberal. Por muito tempo, a caneta foi um elemento básico e fundamental para advogados, por exemplo. Com a digitalização do mercado e os avanços da tecnologia, soluções virtuais passaram a ganhar espaço e se tornaram protagonistas.

O uso da assinatura física é cada vez menos frequente, não apenas pelo procedimento em si. O ponto é que um documento impresso traz custos de impressão e insumos, além de uma série de procedimentos burocráticos para emissão, validação, envio, recebimento, checagem e aprovação dos documentos.

No exemplo do advogado, o Certificado Digital se tornou sua nova caneta. Com validade jurídica, ele permite que um profissional liberal execute diversas atividades. Veja alguns exemplos de diferentes áreas:

  • emissão de atestados médicos e receituários (área da saúde);
  • assinatura de livros fiscais e geração de relatórios (contabilidade);
  • emissão de nota fiscal eletrônica (diversas áreas);
  • realização de compromissos fiscais (comércio exterior).

A advocacia, por sua vez, traz exemplos particularmente relevantes, devido às grandes vantagens do Certificado Digital para advogados. Para observarmos mais de perto como isso acontece, nada como um caso real de uso.

Um case de sucesso do uso do Certificado Digital na advocacia

O caso de Claudio Mariano Peixoto Dias, Procurador da Soluti, mostra com clareza como o uso de Certificado Digital para advogados e demais profissionais liberais da área pode ser vantajoso. Um primeiro impacto que podemos destacar foi a possibilidade de peticionar depois das 18h. Ao superar essa restrição de horário da maioria dos fóruns, os advogados passaram a ter uma margem muito maior para cumprirem seus horários.

Outra conquista foi a possibilidade de acessar processos de qualquer tribunal do país sem precisar sair do próprio escritório. A Soluti passou a peticionar em mais de 20 Tribunais Regionais de todo o país sem a necessidade de deslocamento.

Outros exemplos de atividade que o advogado pode realizar graças ao Certificado Digital são:

  • acesso aos sistemas dos tribunais de maneira segura (Superior Tribunal, Tribunal de Contas etc.);
  • assinatura de documentos, recursos e petições;
  • contratações;
  • visto em documentos como alterações contratuais societárias;
  • celebração de contratos de câmbio e seguro.

Os impactos do Certificado Digital para profissionais liberais, como você pode imaginar, são numerosos.

Quais são as vantagens do Certificado Digital para profissionais liberais?

O case de sucesso da Soluti nos mostra que a principal vantagem tende a ser a economia de tempo. Com processos realizados diretamente no ambiente digital, não é preciso esperar horas, dias ou mesmo semanas para que um papel impresso seja enviado a outra pessoa, empresa ou instituição.

Contudo, a redução de custos também é significativa, podendo ser um diferencial ainda maior — sobretudo para empreendedores de pequenas e médias empresas. Inclusive, grandes organizações já buscam a meta do papel zero. Com menos impressões e folhas, os custos operacionais caem e a empresa pode investir em outras frentes.

Vale destacar que isso fortalece uma cultura de sustentabilidade, algo que reduz o impacto ambiental dos negócios e ainda transmite uma mensagem positiva para parceiros comerciais. Iniciativas como o carbono zero, por exemplo, mostram que esse critério é cada vez mais observado por empresas que buscam prestadores de serviço.

Por fim, vale destacar a segurança que isso traz aos profissionais liberais. Com o Certificado Digital à disposição, podemos evitar riscos de perda ou extravio de documentos, além de dar mais transparência à tramitação de documentos.

Como você pôde ver, isso aumenta a eficiência operacional de quem atua em diferentes áreas, o que é um diferencial para conquistar novos clientes. A dica, então, é contar com um parceiro confiável para fornecer o Certificado Digital certo para você.

A Soluti é um bom exemplo disso. Sua expertise em Certificados Digitais e assinatura eletrônica permite que os especialistas atuem ao seu lado para garantir que a ferramenta seja utilizada da melhor maneira possível. A compra pode ser feita com rapidez, flexibilidade e segurança, o que inclui possibilidade de parcelamento e compra na loja ou pela internet.

Então, coloque essa solução para trabalhar a seu favor! O Certificado Digital para profissional liberal é um recurso acessível, que traz resultados valiosos para quem almeja crescer no mercado com um serviço confiável e de qualidade!

Se quer entender melhor como usar o Certificado Digital sendo profissional liberal, entre em contato com a Soluti e tire suas dúvidas falando com quem mais entende do assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *