Como assinar um documento utilizando o Certificado Digital?

- Tempo de leitura: 5 minutos.

Quando se pensa em assinar um documento, como um contrato por exemplo, lembramos da imensa burocracia: cartório, reconhecer firma, colher assinaturas.
Com um Certificado Digital é possível fazer todo esse processo em poucos minutos e sem sair de casa.

Ao assinar digitalmente um documento, utilizando um Certificado Digital padrão ICP-Brasil, essa assinatura tem o mesmo valor jurídico de um documento físico assinado e autenticado em um cartório, além de ser mais seguro, prático e mais sustentável, já que eliminamos a necessidade de gastos com impressão e armazenamento físico dos documentos. Você assina, envia por um meio eletrônico e está tudo resolvido de forma segura em poucos minutos.

Listamos abaixo algumas plataformas e maneiras diferentes de assinar documentos com toda a segurança do Certificado Digital Soluti. Confira:

 Usando o Adobe Acrobat

É possível assinar um documento PDF diretamente dentro Adobe Acrobat DC, tanto em computadores com sistema operacional Windows quanto de MacOS. Para que isso seja possível é necessário que Certificado Digital padrão ICP-Brasil esteja válido. Você pode consultar a validade do seu Certificado Soluti, bem como testá-lo aqui.

Além disso é necessário que se atente as orientações abaixo:

Se você possui um Certificado A1: garanta que ele esteja instalado em seu computador.

Se possuir um A3, a mídia em que ele está armazenado, seja o token ou smartcard, deve ser reconhecida pelo computador mediante a instalação de drivers. Saiba mais sobre isso em nossa página de Suporte Técnico.

Para o Certificado Bird ID, você precisa estar com o aplicativo instalado em seu smartphone e com o Certificado emitido. Saiba mais sobre isso nesse artigo que preparamos para você.

Agora utilize um dos nossos manuais criados, apresentando o passo a passo para você assinar documentos PDF digitalmente com o Certificado Digital direto no Adobe Acrobat. Faça o download nos links abaixo:

Assinar com o Adobe Acrobat no Windows.
Assinar com o Adobe Acrobat MacOS. 

Utilizando a plataforma Assine Online

O Assine Online é uma plataforma de assinatura digital que proporciona validade jurídica e segurança para a assinatura de quaisquer tipos de documentos eletrônicos, por meio de diversos dispositivos móveis, além de permitir compartilhá-los de forma segura e legítima.

Por meio da ferramenta é possível realizar a validação de quaisquer tipos de documentos, como contratos, laudos, atestados, ofícios etc., usando a Assinatura Digital, que vincula um Certificado Digital do assinante ao documento a ser assinado. Ou a assinatura eletrônica, que engloba os vários mecanismos de autenticar o assinante, sem o uso do Certificado Digital, como biometria, senha, token.

Devido a pandemia do Coronavírus, a necessidade do isolamento social e aumento significativo da necessidade por soluções  práticas no trabalho remoto, a Soluti está oferecendo o uso da plataforma gratuitamente até o final de Junho/2020.

Você pode conhecer um pouco mais sobre a plataforma clicando aqui.

Utilizando a Doutor Prescreve – Plataforma exclusiva para médicos

Com a publicação Portaria nº 467 do Ministério da Saúde, com disposições sobre ações de Telemedicina, ficou autorizando aos médicos a emissão de receitas e atestados médicos à distância, desde que assinados com Certificado Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Se você quiser entender um pouco mais sobre o uso do Certificado Digital nas ações de Telemedicina, leia este artigo.

Diante deste cenário, em que médicos têm a necessidade imediata de assinar documentos à distância, a Soluti criou a Doutor Prescreve, uma plataforma online em que os profissionais da saúde, podem fazer prescrições eletrônicas assinadas com Certificado Digital no padrão ICP-Brasil. Tudo muito rápido e seguro.

O serviço é totalmente gratuito, e segue as regulamentações do projeto Prescrição Eletrônica, fruto de ações conjuntas do CFM com o CFF e ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, que viabilizam o trâmite de documentos digitais seguros, tais como prescrições e atestados médicos para fins laborais. Saiba mais sobre o projeto aqui.

Para acessar e utilizar a plataforma só é necessário ter um CRM ativo e possuir um Certificado Digital Bird ID. Outros benefícios e como utilizá-la, você descobre lendo este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *