O guia definitivo para emissão de Certificados Digitais por Videoconferência

- Tempo de leitura: 6 minutos.

Que tal entender todas as etapas para adquirir o seu Certificado Digital da forma mais prática e rápida do mercado? Por videoconferência!

A Instrução Normativa nº 05, de 22 de fevereiro de 2021, do ITI, definiu as regras para a primeira emissão de Certificado Digital por videoconferência. Na prática, ela expandiu ainda mais a possibilidade dessa modalidade de emissão para todos que possuem CNH, o que gerou uma grande demanda. Por isso, algumas pessoas podem ter dúvidas na hora de realizar o processo, principalmente aquelas que precisam do seu primeiro Certificado.

Pensando nisso, tivemos uma conversa com a Aiska Hacine, nossa Supervisora de Operação, e ela revelou todas as dicas para ter a melhor experiência durante a jornada de aquisição do seu Certificado Digital de forma remota.

E assim, pudemos criar o passo a passo definitivo para que você entenda, de uma vez por todas, essa modalidade de validação por videoconferência. Nesse artigo abordaremos as etapas e revelaremos dicas valiosas para que você adquira o seu Certificado da forma mais cômoda possível.

Temos informações preciosas pela frente, vamos começar?

O que pode acontecer:

– Se você possui um Certificado A3 PJ (dentro do prazo de validade), pode fazer a renovação de forma 100% digital, sem agendamentos ou videoconferência. Se possui um Certificado A3 PF pode renová-lo ou emitir qualquer Certificado Digital PJ sem filas, sem agendamentos, sem a necessidade de videoconferência e sem sair de casa.

– Se você não possui CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e nunca emitiu um Certificado Digital, deverá realizar a emissão presencial em uma de nossas lojas ou contratar o nosso serviço VIP de atendimento: vamos até sua residência ou escritório.

 

O que pode acontecer:

– Em formas de pagamento, se você escolheu cartão, é necessário esperar a operadora de cartão autorizar sua compra.

– Se escolheu boleto, o banco solicita 24h para que o pagamento seja reconhecido.

– Se não recebeu a confirmação de pagamento no e-mail, depois de aguardar os prazos acima, entre em contato conosco.

– Se você não comprou o Certificado pelo site, e sim pelo televendas ou adquiriu o voucher diretamente com o seu contador, as etapas de compra serão explicadas pelo próprio televendas ou o contador com quem adquiriu o voucher.

 

O que pode acontecer:

– Algumas versões de celulares ou navegadores mobile não suportam esse processo, sugerimos que faça pelo computador. 

– Se acontecer um imprevisto e não conseguir comparecer, ligamos pra você, se não puder atender, mandaremos um e-mail com o link do reagendamento. Também vamos avisar por WhatsApp.

– Se você souber antes que não vai comparecer no dia e horário marcados ou não anexou um documento corretamente, é necessário realizar o reagendamento. Para isso vai precisar do protocolo e senha do agendamento atual, você vai encontrá-los no e-mail enviado após a compra. Para reagendar é só clicar aqui e escolher a opção “Enviar documentos ou reagendar”.

– Se não possui a senha e o protocolo, é preciso realizar um novo agendamento. Você pode usar o mesmo número do voucher que consta no e-mail recebido após a compra.

– Se você não estiver vendo o atendente na sala, pode ser erro de conexão ou a sua rede pode estar bloqueando. Nosso atendente irá ligar pra você.

– Se o atendente não comparecer, vamos ligar e resolver o seu caso com a máxima rapidez e eficácia.

 

O que pode acontecer:

  • Se não receber nenhuma comunicação nossa, entre em contato conosco.
  • No e-mail de aprovação, você receberá um link para emissão do Certificado, é só clicar e fazer a emissão de acordo com o Certificado adquirido:– Se for um Bird ID, realize a emissão diretamente pelo aplicativo. Confira aqui o vídeo tutorial com o passo a passo.– Se for um A1 poderá emitir usando o computador. Confira o aqui o vídeo tutorial com o passo a passo – Se for um A3, veja o passo a passo no vídeo tutorial  e se precisar de ajuda, fale com um especialista do nosso suporte técnico.

Chegamos ao final desse artigo e esperamos que essas informações tenham sido úteis. Nossa intenção é que você aproveite ao máximo essa nova forma de validação que vai democratizar ainda mais os Certificados Digitais por todo o país.

Se ainda restar qualquer dúvida, além das que apresentamos acima, fale com a gente!

Central de Atendimento: 4000-1807

WhatsApp: (11)  3504-8787 ou clique aqui para começar a conversa.

Leia também:

Certificado Digital por videoconferência: 13 perguntas e respostas para você tirar todas as suas dúvidas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *