Para evitar problemas ao fazer uma compra online, Quintiliano Andrade, gerente de desenvolvimento de sistemas da Soluti, separou algumas dicas importantes:
1. Verifique a segurança do site
Quintiliano diz que é importante que os usuários saibam se o site em que estão entrando é válido ou não. “A principal ferramenta que têm para verificar isso é o Certificado de Segurança SSL, que eles podem encontrar na barra de endereços do navegador. Os sites seguros devem conter um cadeado verde clicável, que mostra que ele estará seguro no site”, disse.
Se o site possuir esse certificado, todos os dados inseridos nele serão criptografados, inclusive dados de cartão de crédito.
2. Desconfie de ofertas muito boas
Uma das vantagens do e-commerce é ter preços mais baratos do que lojas físicas, dependendo do produto ou do segmento. Lojas que tiverem preços muito abaixo da média de mercado podem ser atrativas, mas também uma armadilha. Quintiliano recomenda sempre analisar a loja em questão, conferindo informações como razão social, CNPJ, endereço, etc.
“Não somente na internet, mas em lojas físicas também. Mesmo que você tenha que pagar um preço mais alto, procure uma loja que ofereça as melhores formas de pagamento”, explicou.
3. Procure avaliações e opiniões de outros consumidores
“Pesquise sobre a reputação da loja online, seja em sites como o ReclameAqui, procurando avaliações de outros consumidores, nas páginas do portal nas redes sociais, etc”, disse Quintiliano.
4. Compare preços
Para não pagar mais caro em um determinado produto e até para evitar cair em promoções fora do normal, o ideal é comparar os preços através da internet. “Isso pode ser útil para fugir dos falsos descontos que algumas lojas criam em datas especiais, como a Black Friday”, explicou o executivo.
5. Preste atenção nas condições de entrega
O fornecedor deve estipular o prazo de entrega e disponibilizar essa informação para os consumidores. Além disso, o frete cobrado pode não estar incluso no valor da compra – e ser mais caro do que deveria. “Dependendo da região de entrega escolhida, o frete pode sair muito caro”, disse Quintiliano.