Conheça o Bird ID e sua inovação para a Certificação Digital em nuvem

O Certificado Digital há tempos já se tornou um grande aliado das empresas e dos profissionais quando o assunto é comunicação segura de dados e informações por meio de plataformas digitais. Essa tecnologia, hoje, permite a identificação precisa e incontestável de usuários em transações por meios digitais, assim como viabiliza a assinatura de documentos eletronicamente, com total segurança e validade jurídica.

No entanto, vivemos em um cenário de inovações contínuas e, atualmente, já se fala em Certificado Digital em nuvem, um formato ainda mais eficiente, simples e democrático que permite o uso dessa tecnologia livre de mídias físicas — como o Smartcard e Token.

Nesse cenário, a Soluti, reafirmando seu compromisso com a inovação, sai na frente mais uma vez e lança o Bird ID, uma solução em nuvem para armazenamento do Certificado Digital no modelo A3, que chega para tornar o acesso e o uso das tecnologias de Certificação ainda mais simples e econômicos para os usuários.

A seguir, preparamos um artigo completo para falar um pouco mais sobre a Certificação Digital em nuvem e mostrar os diferenciais que a nova solução da Soluti traz para esse mercado. Continue a leitura e confira!

Afinal, como funciona o Certificado Digital em nuvem?

O funcionamento do Certificado Digital em nuvem tem basicamente o mesmo princípio de operação de um Certificado comum, armazenado em mídia física. A diferença é que em vez de se utilizar um Token, por exemplo, para guardar o arquivo do Certificado, utilizam-se os chamados HSMs, que são hardwares criptográficos altamente seguros auditados e fiscalizados pelo ITI, cuja finalidade específica é armazenar os Certificados em local seguro.

Esse HSM, diferentemente de um Token ou Smartcard, não fica em poder do titular do Certificado. Na realidade, ele fica armazenado em uma sala cofre, cujo acesso é extremamente restrito, justamente para eliminar qualquer risco à integridade dos arquivos que ali se encontram depositados.

Para se ter uma ideia do nível de segurança dessa sala: é nela também que ficam salvos os Certificados das próprias Autoridades Certificadoras — ou seja, o nível de segurança garantido às ACs é exatamente o mesmo garantido aos Certificados que utilizam o formato em nuvem.

Dito isso fica simples compreender o Certificado Digital em nuvem. Nessa modalidade, os arquivos dos titulares são acessados remotamente, via internet, sem a necessidade de utilização de mídias físicas. Para realizar esse acesso, no entanto, é necessário cumprir os protocolos de segurança, como o duplo fator de autenticação, ou autenticação em duas etapas.

Ou seja, o usuário do Certificado Digital em nuvem precisa obrigatoriamente cumprir duas autenticações para acessar o seu arquivo. No caso da solução Bird ID da Soluti, utiliza-se a autenticação por biometria ou senha pessoal mais um OPP — que é um código randômico alterado de tempos em tempos. Dessa forma, garante-se a máxima segurança no acesso ao Certificado Digital.

Quais são suas principais vantagens?

Com a Certificação em nuvem, muita coisa mudou em relação à forma como essa tecnologia é utilizada. A liberdade e a facilidade desse formato, por exemplo, viabilizou novas aplicações para os Certificados, facilitando bastante o dia a dia de quem depende deles para atuar no mercado de forma mais segura.

O Bird ID foi desenvolvido com o objetivo de tornar a experiência de uso do Certificado em nuvem ainda mais simples, ampla e acessível ao usuário, além de mais segura. Por meio de um aplicativo exclusivo, o usuário passa a ter total controle sobre o seu Certificado, podendo aproveitar de vantagens como as que listamos a seguir. Confira!

Facilidade de acesso e utilização

O Bird ID e o Certificado em nuvem possibilitam ao usuário, com uma única autenticação, utilizar todos os seus recursos como se estivesse logado em um sistema. Ou seja, ao entrar com o seu login e senha, todas as autenticações são feitas automaticamente e a plataforma já identifica o seu titular.

Além disso, na nuvem tem-se a possibilidade de abrir uma sessão e permitir que as aplicações fiquem disponíveis por um tempo determinado. Dessa forma, não é necessário digitar a senha em cada assinatura. Assim, o usuário pode enviar diversos documentos para serem assinados — como notas fiscais e prontuários eletrônicos —, sem ter que confirmar cada ação individualmente por senha.

Mobilidade

Uma das principais vantagens do Certificado em nuvem está relacionada à mobilidade. Por se tratar de um serviço acessível de forma remota, via internet, o usuário passa a não depender mais dos Certificados armazenados em mídias físicas, podendo utilizá-los apenas com o seu smartphone ou outro dispositivo móvel a partir do aplicativo Bird ID.

Essa característica, na prática, também possibilita o acesso ao Certificado e à assinatura de documentos digitalmente por meio de múltiplos dispositivos móveis e computadores, o que acaba sendo uma outra grande vantagem desse novo formato, justamente por eliminar a necessidade de fazer o download de mais Certificados para cada máquina.

Segurança reforçada e rastreabilidade

O acesso ao Certificado pelo Bird ID pode ser realizado com senha, biometria ou com as duas autenticações em conjunto. Assim, o usuário tem a segurança reforçada com um duplo fator de segurança.

No mais, a proteção das informações ainda é reforçada com a rastreabilidade do Certificado. O Bird ID permite monitorar todas as ações executadas com o Certificado, o que significa que o titular tem condições de saber quando, onde e por quem o documento foi utilizado.

Como a Soluti está inovando no setor?

Embora os Certificados Digitais em nuvem não sejam uma exclusividade da Soluti, a empresa é pioneira na disponibilização dessa tecnologia como um serviço, e não como um produto. A solução Bird ID chega ao mercado como o conceito de Software as a Service (SaaS), com o objetivo principal de democratizar o acesso ao Certificado Digital no Brasil para as pessoas físicas.

A Soluti inova nesse mercado oferecendo um serviço diferenciado, totalmente adaptável às necessidades da pessoa física, em termos de usabilidade e custos. Ao utilizar o aplicativo Bird ID, é possível ter acesso ao Certificado de forma totalmente remota e flexível, pagando por cada utilização.

Vale lembrar que, no cenário atual, o Certificado Digital para pessoa física ganha cada vez mais aplicabilidade, sendo útil para o cumprimento de obrigações junto ao Fisco, utilização da CNH Digital e para a atuação profissional, como é o caso dos médicos, advogados e contadores.

Dessa forma, pode ser mais interessante para a uma pessoa física ter um Certificado como serviço, pagando por cada utilização isolada e não por um produto ilimitado, que pode apresentar um custo mais elevado, sobretudo quando não se tem uma alta demanda de uso. É com essa proposta que a Soluti busca inovar no setor e tornar o Certificado Digital uma tecnologia cada dia mais presente na realidade das pessoas.

Quer aproveitar todas as vantagens e diferencias que o Bird ID pode oferecer na utilização do Certificado Digital? Entre em contato hoje mesmo com a Soluti e adquira essa inovadora solução!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *