CORONAVÍRUS: Certificado Digital auxilia empresas e colaboradores a manterem a produtividade no trabalho Home office

O aumento do número de casos de coronavírus no Brasil tem levado as empresas a tomarem uma série de medidas para prevenir a transmissão da doença, incluindo o esquema de home office para evitar contatos desnecessários. E diante deste cenário, investir em tecnologia nunca foi tão necessário para manter a eficiência operacional das empresas e a produtividade dos colaboradores.

Neste contexto, podemos destacar o uso da Certificação Digital que possibilita identificar pessoas e empresas no mundo virtual e a solução tem sido amplamente utilizada em diversos setores, uma vez que a ICP-Brasil comprova quem fez uma determinada transação, garantindo a autenticidade, a integridade, controle sobre as informações e validade jurídica de documentos em forma eletrônica.

A tecnologia também ajuda a eliminar o processo manual de recolhimento de assinaturas, reconhecimento de firma, despacho físico de documentos, etc., com uso de uma plataforma de assinatura digital e eletrônica como o Assine Online, que terá acesso gratuito – sem limitações – durante o período de transmissibilidade do Covid-19. Por meio da ferramenta é possível realizar a validação de quaisquer tipos de documentos, usando a assinatura digital, que vincula um Certificado Digital do assinante ao documento a ser assinado. Ou a assinatura eletrônica, que engloba os vários mecanismos de autenticar o assinante, sem o uso do Certificado Digital como biometria, senha, token. A plataforma está disponível para a sociedade no site https://assine.online/.

Alexandre Torres, diretor de TI da Soluti e Mestre em Gestão de TI pela Universidade Católica de Brasília diz que é possível garantir que o acesso ao servidor e informações da empresa seja feita remotamente de forma segura e confidencial. “Além do Certificado Pessoa Física e Pessoa Jurídica, temos o  Certificado SSL ou Secure Socket Layer, que é uma tecnologia criada para trazer mais segurança na troca de informações entre um visitante e o servidor que hospeda o site. Sendo, a melhor maneira de inibir invasões, violação e falsificação de mensagens,” explica.

A área da saúde também se beneficia com a Certificação Digital, que atrelada ao Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), sistema em que o histórico clínico do paciente fica gravado, que oferece aos profissionais mais agilidade, na medida em que o prontuário do paciente pode ser acessado em qualquer computador ou dispositivo móvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *