Empreendedorismo: saiba como e porquê investir no mercado de Certificação Digital

- Tempo de leitura: 5 minutos.

Sem tempo para ler o conteúdo agora? Ouça o áudio!

O empreendedorismo está presente em diferentes mercados e setores econômicos. Essa realidade não é distinta em relação à área de Tecnologia da Informação, que contempla, entre outros, o segmento da Certificação Digital. Com crescimento de 10%, em 2020, e recorde de 6 milhões de Certificados Digitais emitidos em um único ano, esse setor registra crescimento consistente, ratificado por dados do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Somando desempenho superior a outros setores, mesmo em meio à pandemia, o mercado de Certificação Digital tem atraído investidores. Com perfil estratégico e analítico, esses empreendedores observam não apenas os resultados desse mercado, mas também o potencial de crescimento, já que cerca de 60% das empresas brasileiras ainda não usam o Certificado Digital, conforme constatou o Instituto da Transformação Digital (ITD).

Nesse sentido, o setor da Certificação Digital oportuniza, simultaneamente, dois elementos primordiais para quem deseja empreender: desempenho consolidado e espaço para expansão. Desse modo, parcerias estratégicas, que apoiem o investidor quanto à infraestrutura, tecnologia e suporte são fundamentais para os empreendedores que tencionam ingressar nessa área.

Com 13 meses consecutivos de emissões recordes de Certificados Digitais, segundo números do ITI (fevereiro de 2021), esse setor tem uma projeção de crescimento acima dos 30% para este ano. Por isso, continue a leitura e sabia como empreender nesse mercado

Cenário da Certificação Digital no Brasil

O empreendedorismo é um importante expoente da economia nacional, a qual conta com um número maior de pessoas com negócio próprio, na comparação com a média global, segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Nessa perspectiva, o país registra um número representativo de investidores dedicados ao próprio empreendimento, a exemplo dos que possuem uma Autoridade de Registro (AR), isto é, uma empresa que disponibiliza Certificados Digitais, contando com a infraestrutura de uma Autoridade Certificadora, como a Soluti, que lidera nacionalmente esse mercado.

Sob a ótica da Certificação Digital, o Brasil possui mais de 2 mil empresas ativas, somando mais de 36 mil pessoas atuando apenas no atendimento ao cliente, de acordo com informações de 2021 do ITI. Dessa forma, esse mercado impulsiona tanto a transformação digital, quanto a economia nacional.

De forma complementar, no primeiro semestre deste ano, mais de 4 milhões de Certificados Digitais já foram emitidos, o que correspondeu a mais de 70% dos números de 2020, apontou o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Para 2021, quase 7 milhões de Certificados Digitais devem ser emitidos, aumentando a demanda por uma Autoridade de Registro (AR).

Como empreender no mercado de Certificação Digital?

Para os investidores que pretendem ingressar nesse setor, conhecimento e parcerias-chave são fundamentais para ampliar as perspectivas de bons resultados. Afinal, o mercado da tecnologia, em especial o da Certificação Digital, tem se modernizado, acompanhando uma demanda crescente por tecnologias que aumentam a segurança digital.

Nesse sentido, para os empreendedores que pretendem ter, simultaneamente, a própria empresa e dispor de uma infraestrutura de apoio completa, tornar-se uma Autoridade de Registro (AR) é uma oportunidade para investir nesse mercado.

Na prática, a AR é o parceiro Soluti responsável pela interface com o cliente final, para a disponibilização dos Certificados Digitais, assim sendo, o empreendedor dispõe de todo o suporte necessário para se dedicar ao negócio. Para se tornar um parceiro Soluti, nesse formato, é necessário a realização de um investimento inicial, ter uma empresa constituída (LTDA ou EIRELI) e passar pelo processo de credenciamento do ITI.

De forma adicional, a Soluti também disponibiliza outras estruturas de parceria:

  • Contador Parceiro: os profissionais contábeis escolhem entre duas modalidades de faturamento, ampliando os ganhos e otimizando a experiência dos clientes.
  • Revendedor SSL: direcionada para os profissionais que trabalham com a criação de websites, esse programa comissiona os desenvolvedores, a cada SSL efetivado.

Com essa estruturação, a Soluti, IDTech líder no segmento de Certificação Digital, oportuniza negócios e parcerias estratégicas para os investidores que planejam ingressar nesse segmento.  

Quer empreender no mercado de Certificação Digital contando com o apoio da IDTech que lidera o setor? Clique aqui e seja um parceiro Soluti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *