Tudo o que você precisa saber sobre a assinatura eletrônica no mercado imobiliário

Matéria originalmente publicada no Blog da Facilita.

Atualmente, o maior desafio das empresas do mercado imobiliário é oferecer a melhor experiência para os clientes. O consumidor quer agilidade e simplicidade na jornada de compra, e por que não utilizar ferramentas que facilitem esse processo?

Com a busca constante para oferecer essa melhor experiência, a assinatura eletrônica no mercado imobiliário é um ótimo exemplo de como construtoras, incorporadoras e imobiliárias podem encantar clientes e, consequentemente, vender mais.

Isso porque assinatura eletrônica é uma solução que visa diminuir o tempo gasto com processos burocráticos da compra de um imóvel, facilitando a vida do cliente, que pode finalizar a venda de maneira mais dinâmica, sem precisar se deslocar frequentemente até a imobiliária ou cartórios para assinar o contrato.

Nesse texto vamos conhecer melhor essa tecnologia e entender como a assinatura eletrônica pode agilizar o ciclo de vendas do mercado imobiliário, além de evitar distratos. Confira!

Afinal, o que é a assinatura eletrônica no mercado imobiliário?

Primeiramente, antes de saber como funciona a assinatura eletrônica no mercado imobiliário, é preciso entender que não há apenas um tipo de assinatura, sendo possível utilizar a eletrônica ou a digital.

A assinatura eletrônica é a solução ideal para o mercado imobiliário, pois além da praticidade, oferece segurança, agilidade e a validade jurídica durante as transações imobiliárias, sendo mais vantajosa que a assinatura manual, em papel.

Ela pode ser utilizada em diversos documentos, como contratos, pois possui valor legal, sendo composta por identificação e autenticação do autor da assinatura, comprovação da integridade do documento assinado e registro da assinatura.

Já assinatura digital é criptografada e possui um certificado digital que atesta que o documento foi realmente assinado pelo signatário. Dessa forma, ela pode ser utilizada em documentos que necessitam de uma autenticidade maior da assinatura.

A assinatura eletrônica ajuda o setor a simplificar processos, principalmente no que diz respeito ao fechamento das vendas, pois é prática, de baixo custo e ainda diminui o ciclo de venda das empresas. Imobiliárias que apostarem nessa solução terão mais possibilidade se destacar da concorrência e fechar com mais clientes.

Vantagens do uso da assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica é um marco na transformação digital do mercado imobiliário e devido à todos os benefícios que oferece não só para construtoras, mas também para o público, sendo uma opção indicada para sua empresa atingir melhores resultados.

Confira algumas das vantagens de utilizar a assinatura eletrônica no mercado imobiliário:

Mais segurança

A segurança é essencial em empresas do mercado imobiliário. O uso da assinatura eletrônica traz isso para as imobiliárias.

Se antes o cliente perdia tempo e dinheiro com idas até a empresa e aos cartórios, com o uso da assinatura eletrônica isso não é mais necessário, pois através do uso de criptografia, a assinatura possui autenticação e originalidade, assim como a assinatura em papel.

Engana-se quem pensa que esse tipo de assinatura é menos segura ou válida que a realizada em papel. Leis como a Circular nº 3.829 de 9 de março de 2017, garantem sua validade jurídica.

Com técnicas de alta segurança, a assinatura eletrônica no mercado imobiliário permite oferecer garantias legais aos documentos e contratos, ao associar o signatário (assinante) ao conteúdo ou documento assinado.

Facilidade no acesso aos documentos

Sem necessitar do deslocamento do cliente ou corretor, o uso da assinatura eletrônica no mercado imobiliário oferece mais facilidade ao acesso dos contratos para assinatura, o que pode refletir no aumento das conversões em vendas da sua construtora.

Com a assinatura eletrônica os contratos ficam sempre disponíveis na nuvem, em tempo real. O acesso pode ser feito através de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Economia de dinheiro

As idas a imobiliária causam grande desgaste para o cliente, que precisa desembolsar dinheiro e tempo para assinar documentos. Além do mais, a própria empresa também gasta com esses procedimentos, pois há necessidade de imprimir esses documentos, com uso grande de materiais como tinta para impressora, papéis e outros itens de escritório.

Com o uso da assinatura eletrônica no mercado imobiliário, o gasto de dinheiro com os procedimentos é diminuído consideravelmente, permitindo maior satisfação e menos custos para o cliente e imobiliária.

Otimização do tempo

Os profissionais de atendimento, corretores e gestores precisam de mais tempo para utilizá-lo de forma estratégica. Com o uso da assinatura eletrônica, o corretor consegue fechar a venda de forma completamente digital.

A solução permite que o profissional tenha na palma da mão tudo o que precisa para concluir o negócio, sem necessidade de ir até o cliente para coletar dados, assinaturas, documentos ou enviar contratos fisicamente.

Além do mais, é importante valorizar o tempo do cliente, pois com mais agilidade para resolver tarefas burocráticas, ele não precisará gastar seu tempo,  o que é uma ação muito valorizada pelo novo consumidor.

Mais satisfação dos clientes

É importante oferecer aos clientes mais opções de acesso para realizar a assinatura eletrônica no mercado imobiliário.

Além da vantagem da assinatura eletrônica não exigir o deslocamento até a imobiliária, ela também é multiplataforma, permitindo o acesso e assinatura por diversos dispositivos eletrônicos, como smartphone, tablet, computador. O cliente tem mais praticidade para realizar a assinatura através do dispositivo que possuir ou preferir utilizar.

A assinatura eletrônica no mercado imobiliário pode ser utilizada de forma assertiva

A assinatura eletrônica pode ser utilizada de forma assertiva no mercado imobiliário, pois ela simplifica processos, torna a venda mais ágil e traz mais segurança para o cliente e a imobiliária.

Existem vários exemplos de imobiliárias que antes possuíam um ciclo de vendas de 45 dias e agora conseguem finalizar uma venda em apenas dois. Já imaginou ter esse ciclo de vendas?

Com todos os benefícios que a assinatura eletrônica traz para empresa, você já deve ter percebido que ela precisa ser usada de forma estratégica para fechar contratos com mais rapidez, além de deixar os clientes mais satisfeitos.

Quer saber como aplicar a assinatura eletrônica na prática? Confira já o nosso webinar com a Soluti, empresa líder em Certificação Digital!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *