De acordo com dados do 38º Webshoppers, do Ebit/Nielsen, o e-commerce no Brasil registrou um crescimento de 12,1% no primeiro semestre de 2018. Esse incremento nas vendas foi responsável por um aumento de R$ 23,6 bilhões no faturamento. Além disso, o estudo também indicou que 32% das transações foram feitas via dispositivos móveis.
Nesse sentido, os dados comprovam o crescimento da utilização dos canais online para as compras — uma realidade que tem se tornado cada vez mais comum no dia a dia. Contudo, em meio a esse cenário promissor, as empresas precisam estar atentas a um fator primordial: segurança da informação.
Isso porque diferentes dados pessoais e bancários dos clientes são armazenados durante as transações, o que requer da empresa total sigilo e proteção. Nesse ponto, investir nos selos de segurança para e-commerce é, sem dúvidas, uma estratégia bastante positiva para aumentar a segurança do ambiente e a confiabilidade no negócio perante seu cliente. Confira, a seguir, 5 razões que confirmam isso na prática!
O que é um selo de segurança?
Antes de listarmos as razões de se investir em selos de segurança em e-commerces, convém explicarmos o que, de fato, essa tecnologia representa.
Assim, de maneira resumida, podemos entender os selos de segurança como uma pequena indicação visual, muitas vezes inserida na página em formato de selo, como o próprio conceito já antecipa.
A finalidade dos selos de segurança é mostrar ao visitante da página, a partir de um selo ilustrativo, que o ambiente em que navega é seguro, estando efetivamente protegido por diferentes mecanismos de segurança e criptografia de dados.
Na prática, os selos de segurança são responsáveis por garantir uma maior credibilidade à loja virtual, pois a partir deles se tem garantia de que a navegação na página é segura e que os dados compartilhados com os seus servidores estarão sempre livres de invasões, fraudes e outros tipos de rupturas. Desse modo, esse é um fator que impacta diretamente a percepção do usuário quanto à reputação do e-commerce e à sua confiabilidade.
Em geral, os consumidores tendem a fechar negócios mais facilmente em lojas virtuais que dispõem desses mecanismos de proteção. Isso porque, por trás da representação de um selo de segurança, existem diferentes protocolos e procedimentos de verificação que atestam total conformidade da página quando o assunto é segurança.
Uma das representações mais comuns de um selo de segurança é a do Certificado SSL. Páginas que têm esse recurso apresentam um cadeado verde na barra de endereços, além de uma URL que se inicia com “https”.
Por que investir em selos de segurança em uma loja virtual?
Agora que você já sabe o que é um selo de segurança e como ele atua em um e-commerce, podemos listar os motivos que fazem desse recurso uma opção interessante para aumentar a credibilidade e segurança da sua loja. Confira!
1. Mostrar a confiabilidade do site
Como já pontuado, um dos principais motivos de se investir em selos de segurança está relacionado à confiabilidade da página. A representação visual do selo, sem dúvidas, é um elemento de grande importância para ganhar a confiança do consumidor, especialmente quando este está tendo a sua primeira experiência de compra na loja.
Nesse sentido, embora o usuário não conheça a fundo a empresa, poderá ter a certeza de que se trata de um negócio confiável e que não haverá riscos em fornecer seus dados ao efetuar uma compra.
2. Garantir a segurança dos dados dos consumidores
Não basta transparecer segurança ao consumidor, é necessário efetivamente proteger os dados e informações dos clientes da loja. Caso contrário, toda a reputação do negócio pode estar em jogo.
Nesse sentido, os selos de segurança, quando apoiados em protocolos robustos e tecnologias realmente efetivas, são capazes de garantir a total integridade da página e das informações que trafegam por seus servidores. Exemplo disso é o uso da criptografia de 2048 e 4096 bits, que é a denominação do número de códigos, ou seja, 2048 ou 4096 códigos — padrão mais atual do mercado.
Vale mencionar o exemplo do Certificado Digital, uma das tecnologias mais utilizadas atualmente na validação de identidade de pessoas e domínios em ambientes online, a qual reduz sensivelmente o risco de fraudes.
O Certificado SSL, por exemplo, contém a chave pública, as informações sobre a empresa para a qual foi emitido, os dados da Autoridade Certificadora e o período de validade, tudo isso para garantir ao usuário que ele navega na página original da loja e não em uma cópia fraudulenta.
Nesse quesito, a Soluti, empresa de tecnologia da informação especializada em Certificação Digital, pode ajudar a sua loja virtual a transparecer ainda mais credibilidade e segurança aos seus clientes por meio de um Certificado SSL robusto.
3. Alinhar o site com os padrões atuais
Com a popularidade dos meios online para compras e outros serviços, investir na qualificação de e-commerces e sites tornou-se uma necessidade das empresas que querem se destacar.
Desse modo, como a segurança é um fator altamente considerado pelo consumidor na hora da compra, é indispensável que a sua loja virtual siga o fluxo do mercado e invista em recursos de proteção de dados, como é o caso dos selos de segurança.
Além disso, com a Lei Geral de Proteção de Dados, a guarda de informações pessoais por parte das empresas se tornou uma questão ainda mais importante no mercado. Assim, investir em segurança para reforçar esse quesito, sem dúvida, é outra forma de se alinhar às novas práticas e normatizações existentes, evitando riscos e prejuízos para o negócio.
4. Facilitar as vendas com cartão de crédito
Por se tratar de uma operação sensível e que envolve dados bancários e pessoais do titular do cartão, muitas das operadoras e plataformas de pagamento online exigem a presença de um Certificado Digital e selos de segurança.
Assim, é bem provável que para que uma loja virtual consiga utilizar os métodos de pagamento mais comuns seja necessário investir em segurança, isso por meio dos selos de segurança e Certificação Digital.
5. Fazer da segurança um diferencial competitivo
A maior parte dos e-commerces funciona com selos de segurança. Afinal, o mercado tem exigido esse tipo de postura por parte das empresas. Assim sendo, a empresa que deseja atuar de maneira competitiva precisa investir em segurança e na qualificação da sua imagem perante o consumidor.
Prova disso é o próprio mecanismo de rankeamento de páginas nas buscas do Google. O motor de busca prioriza os sites que têm Certificado SSL, posicionando-os melhor em relação àquelas que não têm.
Ou seja, o Certificado também é considerado para o SEO. Além disso, desde janeiro de 2017, o Google Chrome aponta os sites inseguros que não têm Certificado Digital SSL, exibindo a mensagem “não seguro” na barra de endereço, junto à URL, indicando que a troca de informações é vulnerável e está sujeita a fraudes.
Sem dúvida, em se tratando de loja virtual, os selos de segurança cumprem um papel importante no posicionamento da empresa no mercado, independentemente do seu porte ou segmento. Dessa forma, é possível fazer da segurança uma bandeira da sua loja, o que certamente atrairá a atenção e a confiança do usuário e, como vimos, do motor de busca do Google.
6. Otimizar custos com ações preventivas em detrimento das corretivas
Como se sabe, qualquer tipo de ruptura na segurança da informação pode causar danos bastante graves para o negócio. Quando se lida com informações de terceiros, há uma grande responsabilidade por trás desses registros, evitando que eles caiam em mãos erradas e possam gerar todo tipo de prejuízo aos envolvidos.
Nesse ponto, fica claro que é muito mais barato e produtivo investir em ações preventivas, evitando que rupturas na segurança aconteçam, como é o caso do investimento em selos de segurança, do que gastar para reparar os danos causados a clientes ou para pagar indenizações e multas em razão da negligência com a proteção dos dados do seu negócio.
Quais os tipos de ameaças mais comuns no comércio eletrônico?
Não há dúvida de que o comércio eletrônico trouxe uma série de vantagens para a vida das pessoas. A facilidade que se tem para comprar, solucionar demandas e encontrar o que se busca são pontos extremamente positivos desse formato.
Entretanto, o comércio eletrônico também tem seus riscos e pontos fracos. Um exemplo é a questão da segurança da informação. Quem atua no mercado online, invariavelmente, necessita trocar informações sensíveis com usuários, como dados pessoais, bancários e registros de cartões de crédito.
Essa realidade chama a atenção de criminosos, que desejam se apropriar desse tipo de informação para obter vantagens de forma ilícita, causando prejuízos significativos para empresas e usuários dos serviços. Hoje, existem inúmeras ameaças presentes no comércio eletrônico. Algumas delas mais comuns que outras, como as que citamos a seguir. Veja!
Invasões em servidores
Apesar da sofisticação dos sistemas de proteção dos servidores, sobretudo de grandes empresas, ainda é relativamente comum surgirem notícias de invasões por criminosos. Esses indivíduos, muitas vezes altamente especializados, identificam e exploram brechas em sistemas de segurança, invadindo servidores privados, tendo acesso às informações e serviços que ali funcionam.
Nesses casos, é muito comum que os invasores exijam dinheiro para não causarem mais prejuízos à empresa, como se fosse uma espécie de “resgate” do servidor invadido.
SQL Injection
Caso você não saiba, o termo SQL (Structured Query Language) é uma linguagem universal para se manipular bancos de dados. Ou seja, é uma maneira de dar instruções a bancos de dados, para que executem tarefas específicas, de acordo com o interesse do programador.
Dito isso, fica mais fácil entender como um ataque por SQL Injection funciona. Nele, o criminoso explora falhas na segurança da loja virtual para “injetar” uma SQL maliciosa, a qual contém comandos específicos para acessar o banco de dados, fazer cópias de arquivos, entre outras ações que podem romper com o sigilo dos dados.
Eavesdropping
O termo eavesdropping significa espionagem. Essa é uma modalidade de ataque também bastante comum na atualidade. Nela, o que acontece é uma violação na confidencialidade da informação, a partir da invasão de redes privadas, conseguindo ter acesso aos dados que nela trafegam.
Esse tipo de ataque é muito utilizado por criminosos para se apropriarem de senhas, dados pessoais, informações de cartão de crédito, conversas sigilosas e afins.
Quais os selos de segurança mais comuns em lojas virtuais?
Os selos de segurança podem ser de diferentes tipos e funcionar de maneira bastante distinta. Por isso, é comum que as lojas virtuais disponham de mais de um. A seguir, listamos alguns dos principais selos utilizados em e-commerces:
- selo de empresa verificada — é um selo que atesta a idoneidade da loja virtual em relação a informações da Receita Federal, dados do domínio e em relação à presença de vulnerabilidades;
- selo site sincero — assegura que as opiniões e informações contidas naquela página são verdadeiras, e não apenas inseridas para induzir o consumidor a erro;
- selo de Certificação E-bit — selo que classifica a reputação da loja virtual de acordo com diferentes indicadores;
- site blindado — também bastante conhecido no cenário do comércio eletrônico, o selo de Site Blindado garante proteção 24h para página, executando varreduras constantes nos servidores e websites, garantindo que estão livres de ameaças.
Além desses selos, existe um que merece um destaque maior, pois ele já deixou de ser um diferencial para se tornar um dos selos de segurança indispensáveis para as operações de lojas virtuais: o selo de Certificação SSL.
Certificado Digital SSL
No contexto da segurança da informação em lojas virtuais, o Certificado Digital SSL se tornou uma ferramenta praticamente indispensável para a maior parte dos negócios. Na prática, essa é a tecnologia responsável por garantir a autenticidade da página e a integridade das informações trocadas entre o consumidor e os servidores do site.
Atualmente, a maior parte das páginas conta com esse tipo de proteção. O principal motivo disso é a sua eficiência e confiabilidade. O SSL opera com base em criptografia avançada, no padrão ICP-Brasil, o que torna a comunicação de dados entre o servidor da loja e o consumidor extremamente segura ao criptografar as informações e garantir que terceiros não podem ter acesso ao seu conteúdo.
Além disso, o uso do Certificado Digital SSL pode ser visto como um elemento adicional para a credibilidade da página. Sites protegidos por esse protocolo apresentam um cadeado verde na barra de endereço, além de conter o indicativo também na URL, com o “https://”, mostrando ao usuário que ele navega em um ambiente totalmente seguro, validado mediante Certificação Digital.
Qual a influência dos selos nos mecanismos de buscas?
Como é possível perceber, um dos objetivos primordiais dos selos de segurança de lojas virtuais e demais páginas na internet é reforçar o quesito segurança da informação. Assim sendo, é natural que os ambientes em que recursos adicionais de proteção estejam presentes sejam mais bem vistos e recomendados para o público em geral — o que é feito até mesmo pelos mecanismos de busca, como o Google.
Em resumo, o que se pode dizer com certeza é que os fatores de segurança e proteção utilizados nos sites, como é o caso do Certificado SSL, impactam o SEO (Search Engine Optimization). Ou seja, as páginas que dispõem de Certificação SSL tendem a ser mais bem rankeadas pelo algoritmo de pesquisa do Google.
À primeira vista, esse pode não parecer um ponto tão relevante, já que existem inúmeros outros fatores considerados no rankeamento de um site. Entretanto, estamos falando de segurança, um elemento primordial, especialmente para o caso dos negócios, que lidam diretamente com dados sensíveis de terceiros, tendo uma grande responsabilidade gerada por essa guarda.
Desse modo, ainda que o rankeamento não fosse impactado pelo SSL presente na página, a função desempenhada por esse mecanismo de segurança tem um papel fundamental dentro de uma loja virtual. Na prática, o Certificado Digital SSL é uma das formas de se denotar profissionalismo e credibilidade, reforçando a imagem da loja frente aos usuários, ao mostrar preocupação com as suas informações e com as transações ali realizadas.
Além disso, somado aos outros elementos de SEO, o Certificado SSL pode agregar resultados ainda mais satisfatórios no rankeamento do Google, podendo aumentar o tráfego da página e converter mais visitas em vendas. Por essas e outras razões, não há dúvida de que o investimento no SSL é vantajoso e totalmente recomendado.
Como obter um selo de segurança?
Como visto, existem diferentes selos de segurança para o uso de e-commerces. Desse modo, o processo de aquisição e instalação do selo pode variar conforme a sua finalidade e instituição responsável pela emissão e autenticação. A entidade emissora estabelece os requisitos para a concessão do selo, indicando quais pontos estão ou não em conformidade.
A exemplo, a loja virtual que deseja ter um selo de segurança SSL precisa buscar uma Autoridade Certificadora de confiança e reconhecida no mercado, como a Soluti — que trabalha com SSL de hierarquia internacional da GlobalSign e também com os de hierarquia ICP-Brasil — e proceder com a aquisição, mediante o cumprimento dos requisitos para a conclusão do processo.
Por fim, os selos de segurança para loja virtual são ferramentas de grande importância no cenário atual. O aumento da demanda nos serviços e compras online tem exigido mais atenção por parte dos consumidores e empresas, dada a grande quantidade de riscos e vulnerabilidades que podem ser exploradas por criminosos. Assim, como vimos, os selos de segurança ajudam a minimizar esses riscos e garantir ainda mais confiança na relação do cliente com o seu negócio.
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