Já não é mais novidade que ter a chamada presença online é um fator crucial para o sucesso da maior parte dos negócios. Devido ao crescimento do uso da internet, sobretudo nos últimos tempos, investir em estratégias voltadas para os meios digitais se tornou algo ainda mais necessário e promissor.
Contudo, o que nem todos os empreendedores e empresários sabem é que, quando se decide investir nisso, existem muitos pontos a serem observados. Um deles é a velocidade do site.
Esse é um atributo de extrema importância para empresas que pretendem fazer desse um canal de vendas ou de interação com o cliente, pois está diretamente associado à experiência do usuário.
Diante da relevância que a velocidade do site tem sobre os resultados em vendas, preparamos este artigo para abordar melhor o tema e ajudar você a otimizar esse ponto. Acompanhe!
Qual é a relação entre velocidade do site e conversão?
Na prática, velocidade e responsividade de uma página estão diretamente ligados ao seu potencial de conversão. O que acontece é que a velocidade do site é um fator que impacta a experiência de navegação do cliente, podendo determinar se ele vai ou não permanecer na página e prosseguir com a ação desejada.
Para se chegar a essa conclusão, basta imaginar a situação de alguém que faz uma busca no Google e é direcionado para um site. Ao acessar a página, contudo, o possível cliente enfrenta uma série de problemas para carregá-lo — o que pode ser ocasionado por excesso de pop-ups ou por má qualidade do servidor da página.
Independentemente do motivo que gerou a lentidão do site, o fato é que a experiência do cliente foi diretamente afetada. Certamente, a primeira decisão que o usuário tomará em relação a esse fato é abandonar a página e seguir com suas buscas em outro local.
A empresa que não dá atenção à velocidade do seu site, ao longo do dia, pode perder inúmeras oportunidades de vendas, de fortalecer a sua marca e iniciar uma relação com o consumidor.
Qual é o real impacto da velocidade da página no rankeamento do site?
Embora não se tenha informações exatas sobre como é feita a avaliação da velocidade de um site, o fato é que, desde o ano de 2018, o Google leva esse fator em consideração na hora rankear as páginas na lista de resultados das pesquisas feitas pelos usuários.
Isso quer dizer que, na prática, somado aos mais de 200 critérios de análise, o buscador também considera a velocidade do site como mais um elemento de SEO (Search Engine Optimization). Assim, pode utilizar esse quesito como um fator positivo ou negativo, a depender da performance de carregamento.
Diante desse cenário, não há dúvidas de que as empresas precisam estar ainda mais atentas ao atributo velocidade do site. Isso porque a lentidão da página pode resultar em um pior rankeamento perante o Google, prejudicando diretamente a visibilidade, o tráfego e, consequentemente, o seu potencial de conversões.
Como melhorar a velocidade do site?
A lentidão de carregamento de uma página pode ser ocasionada por diferentes fatores. Por essa razão, o primeiro passo para tornar um site mais rápido e responsivo é identificar eventuais problemas e falhas que prejudicam a sua performance.
De maneira geral, existem diversas maneiras de se otimizar a velocidade de um site. Podem ser executadas mudanças na parte técnica da página, ligadas ao hardware responsável pela disponibilização das informações, assim como podem ser realizadas melhorias na própria formatação e estrutura do site, tornando-o mais leve e voltado para uma boa navegação.
A seguir, reunimos algumas das ações que podem contribuir com o aumento da velocidade do site. Vejamos!
Reduzir a quantidade e o tamanho das imagens apresentadas
As imagens são um fator de bastante impacto sobre a velocidade de carregamento de um site. De maneira simples, a lógica é: quanto mais carregada de imagens for uma página e mais pesadas elas forem, mais lento será o seu carregamento, sobretudo quando o usuário não dispõe de uma conexão muito rápida.
Por essa razão, um bom site também deve ser otimizado do ponto de vista gráfico. Para isso, empregar elementos visuais de forma equilibrada é essencial, evitando o excesso de imagens, além de plug-ins, pop-ups e recursos adicionais que não tenham uma finalidade específica.
Avaliar se o servidor suporta todo o tráfego da página
O servidor é o hardware responsável por responder às requisições dos usuários sempre que a página é acessada. No entanto, o servidor pode encontrar as suas limitações, tanto de processamento quanto de memória de dados.
Assim, a depender do volume de acessos e requisições do site, ele pode ser sobrecarregado, apresentando instabilidade e demora na resposta. Como resultado, o usuário perceberá uma lentidão na página, falhas no carregamento ou, em casos mais extremos, a total indisponibilidade.
Nesse sentido, ao contratar um serviço de hospedagem para o site, é primordial que se tenha noção do hardware que se tem à disposição, verificando se ele é suficiente para suportar o volume de acessos médios. Do contrário, em momentos de pico de visitas na página, os diferentes problemas citados poderão ocorrer e prejudicar diretamente a experiência do usuário.
Investir em um bom Certificado SSL
O Certificado SSL é instalado nos sites com o objetivo de proteger as informações e a comunicação realizada entre o servidor da página e o dispositivo do usuário por meio da criptografia. Dessa forma, garante-se a integridade das informações, impedindo que terceiros mal-intencionados tenham acesso ao conteúdo dos dados.
Além disso, o Certificado Digital SSL tem a importante função de identificar o site, comprovando de forma irrefutável a sua autenticidade para o usuário que o acessa — isso a partir do padrão ICP-Brasil . Assim, ao entrar na página, o usuário tem a certeza de que navega em um ambiente autêntico, cujo domínio realmente pertence àquela empresa, e que os seus dados estão seguros.
No entanto, o que nem todos sabem é que, somado a essas funções e vantagens do Certificado SSL, esse é um recurso importante também para o reforço à velocidade do site. Ou seja, o SSL também é um fator que impacta positivamente a rapidez do carregamento de uma página.
Na prática, ele não aumenta a velocidade do site por si só. Acontece que esse importante recurso de segurança é um dos requisitos necessários para que outras soluções e ferramentas — essas, sim, voltadas exclusivamente para a otimização da velocidade do site — possam ser integradas à pagina.
Em se tratando de Certificado SSL, a Soluti — Autoridade Certificadora líder no mercado nacional — oferece uma solução completa para sua empresa. Ela trabalha com os protocolos mais avançados em termos de Criptografia SSL, garantindo a máxima proteção das informações transicionadas entre o usuário e o servidor da página.
Com o SSL, a Soluti é capaz de agregar não só mais segurança ao seu site, mas muito mais credibilidade e profissionalismo, elementos indispensáveis para a atuação online de qualquer negócio.
Vale ressaltar que no período em que vivemos, com todas as mudanças de hábitos e comportamentos gerados pelo isolamento social, em razão do novo coronavírus, os meios digitais se tornaram parte do chamado “novo normal”. Assim, estão ainda mais integrados à realidade das pessoas e dos negócios.
Por essa razão, há uma necessidade maior de se profissionalizar a atuação online, investindo em novos recursos e ferramentas que podem agregar mais credibilidade, segurança e performance a uma página corporativa na internet.
A velocidade do site, como vimos, é um ponto essencial, mas não é o único que precisa ser considerado quando o objetivo é aumentar as vendas. Recursos como selos de segurança, Certificação Digital, Assinatura Digital e tantos outros fazem ainda mais sentido, dado o acentuado movimento de digitalização das atividades.
Melhore a presença online do seu negócio investindo em segurança e profissionalização. A Soluti oferece todos os modelos de Certificado SSL, visite nossa loja virtual e descubra o Certificado ideal para seu negócio.