Assembleia digital: saiba como realizar AGO e AGE a distância

- Tempo de leitura: 7 minutos.

Você sabia que já é possível fazer uma Assembleia a distância? Isso mesmo, usando a ferramenta adequada, você terá sucesso ao promover eventos como AGO e AGE de forma remota.

As vantagens da assembleia digital para o setor financeiro são muitas. Entre outras coisas, é possível desburocratizar as rotinas dos bancos, cooperativas financeiras, fundos de investimentos e outras instituições.

Quer saber como realizar AGO e AGE a distância? Então, é só prosseguir com a leitura! Explicaremos tudo, nos tópicos a seguir.

O que é AGO e AGE?

Antes de falar sobre a realização das assembleias a distância, é interessante reforçar os conceitos de AGO e AGE.

AGO é uma sigla para Assembleia Geral Ordinária, ou seja, são os encontros que são realizados de tempos em tempos para debater questões importantes e realizar votações.

Já a AGE significa Assembleia Geral Extraordinária. Esse tipo de evento é convocado sempre que um assunto urgente precisa ser debatido e não é possível aguardar pela AGO.

É interessante destacar que, em 28 de julho de 2020, foi sancionada a Lei nº 14.030/2020. A legislação regulamenta a realização dessas assembleias no formato digital.

Segundo o Artigo 43-A do texto:

“O associado poderá participar e votar à distância em reunião ou em assembleia, que poderão ser realizadas em meio digital, nos termos do regulamento do órgão competente do Poder Executivo Federal.”

Como realizar uma Assembleia a distância?

Para realizar uma Assembleia a distância, você precisa contar com uma ferramenta adequada para isso.

Um exemplo de serviço que pode ser usado é a plataforma de Assembleia Digital Soluti. Essa ferramenta garante mais eficiência e agilidade no seu backoffice, sem abrir mão da segurança.

Na Assembleia Digital Soluti, você realiza os seus eventos AGO e AGE de forma basta prática. Basta seguir os seguintes passos:

  1. Cadastre a sua assembleia na plataforma;  
  2. Convoque os acionistas, integrando o evento à agenda e notificando-os via e-mail;  
  3. Realize virtualmente a sua Assembleia;  
  4. Registre e apure virtualmente os votos;  
  5. Gere o mapa de votos; e  
  6. Finalize sua Assembleia.  

Tudo é feito de forma digital, trazendo muito mais agilidade e produtividade para a sua instituição e seus associados.

Vantagens da Assembleia Digital

Utilizar uma plataforma para Assembleia Digital proporciona muitos benefícios para as instituições. Você ganhará eficiência e agilidade, sem abrir mão da segurança.

Entre as vantagens que são obtidas, destacamos as a seguir relacionadas:

Processos integrados

O sistema da plataforma de assembleia digital é articulado com outras ferramentas. De tal modo, os processos são integrados e se torna possível centralizar editais, atas e as votações.

Eventos 100% digitais

Será possível promover eventos totalmente digitais. Assim, haverá menos gastos com impressões e deslocamentos.

Também não será necessário arcar com custos de aluguel de espaços ou qualquer tipo de infraestrutura física para realizar as assembleias.

Melhor aproveitamento da equipe envolvida

A solução promete um backoffice integrado, com um processo eficiente e o retrabalho mitigado.

Tudo isso resulta em um melhor aproveitamento no trabalho de toda a equipe envolvida com as AGO e as AGE.

Fácil acesso à informação

As Assembleias Digitais oferecem dados sempre acessíveis e atualizados. De tal maneira, será possível acessar as informações dos eventos sempre que for necessário.

Melhor experiência para os acionistas

Com uma plataforma de Assembleia online, os acionistas terão votações simplificadas e ágeis.

Isso gera uma experiência muito mais positiva para os clientes, colaboradores e gestores da instituição. Afinal, eles perceberão uma melhoria significativa na condução online das AGO e AGE.

Segurança das informações

A Assembleia Digital também é segura. Os encontros são realizados em ambientes digitais que garantem a proteção dos dados e total sigilo dos assuntos debatidos.

A plataforma digital da Soluti, por exemplo, tem uma tecnologia de criptografia de ponta a ponta. Tal recurso evita que ocorram vazamentos de dados ou que hackers tenham acesso às informações, servindo como uma espécie de camada de proteção dos códigos de programação da ferramenta.

Assembleia Digital da Soluti: conheça a solução

A Assembleia Digital da Soluti é uma plataforma desenvolvida para otimizar as entregas do backoffice dos bancos e fundos de investimento, diminuindo os custos e proporcionando mais engajamento para os acionistas.

Além disso, a solução proporciona mais eficiência e transparência nos processos. Tudo em conformidade com a regulamentação do Banco Central (BC) e disposto pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Ao todo, a nossa plataforma já realizou mais de 1500 assembleias, com foco na segurança, na transparência e na conectividade no decorrer do processo.

Além disso, a solução agrega mais de 50 operadores, simplificando os fluxos de trabalho e a segurança jurídica da instituição.

São mais de 310 empresas que tiveram os processos totalmente desburocratizados por meio da nossa solução digital integrada.

Veja para quem a Assembleia Digital da Soluti é recomendada

A Assembleia Digital da Soluti é uma solução pensada  para as instituições que apresentam características como:

  • Alto custo com o envio de correspondências para os associados;  
  • Processo longo, moroso e com retrabalho;  
  • Grande volume de pessoas e materiais empregados na realização das assembleias;  
  • Precisa melhorar a relação com os acionistas; e  
  • Necessita de melhores práticas para centralizar e compartilhar as informações.  

Quer saber mais sobre essa solução inovadora? Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *