RH ágil: como as soluções da Soluti podem ajudar?

- Tempo de leitura: 9 minutos.

 

Não pode ler o artigo agora? Que tal ouvir a narração do conteúdo? Dê o player e ouça agora!

O ideal da atuação eficiente, competitiva e alinhada aos padrões do mercado se tornou uma verdadeira necessidade dentro dos negócios. Com a intensa competitividade que marca determinados setores, não há mais espaço para burocracia excessiva, lentidão e ineficiência nos processos.

Por essa razão, conceitos como o de metodologias ágeis e, até mesmo, de derivações delas, como é o caso do RH Ágil, têm se tornado mais presentes na realidade dos negócios . Dessa forma, promovem mudanças estratégicas no gerenciamento e execução de processos, com foco na eficiência e no uso inteligente da tecnologia.

Atenta ao movimento de modernização das empresas, a Soluti, líder em Certificação Digital no Brasil, soma esforços com gestores e líderes empresariais a partir de soluções inovadoras, voltados para o fortalecimento do ideal de RH Ágil.

Para falar um pouco mais sobre essas ferramentas e como elas podem transformar a realidade do setor de recursos humanos da sua empresa, convidamos o gerente de Produtos da Soluti, Lucas Vieira. Acompanhe!

O conceito por trás do RH Ágil

De acordo com Lucas Vieira, o conceito de RH Ágil passa pela adoção das práticas estabelecidas no Manifesto Ágil. Trata-se de uma declaração de valores e princípios voltados para o bom desenvolvimento de softwares.

Embora tenha se originado no contexto da TI, esse manifesto é aplicado em diferentes setores dentro das companhias, entre eles, o de Recursos Humanos. Nesse sentido, Lucas esclarece que o “ágil” se tornou uma verdadeira filosofia de gerenciamento e execução de projetos, sendo em muitos casos confundido com o conceito de “framework”.

Para ele, o princípio norteador dessa nova cultura organizacional pautada no “ágil” é a comunicação entre pessoas, equipes, departamentos e times — estejam estruturadas em Squads ou não. Conclui afirmando: “a verdade é que não basta apenas o RH ser Ágil e o restante da companhia não o ser. É necessário que todos abracem a ideia de comunicar de forma clara e eficiente, o mais breve e horizontal possível”.

O RH é a área responsável por tocar toda a companhia, e que por diversas vezes é chamado de “guardião da cultura”. Assim, se a cultura do RH é Ágil, a companhia tem uma maior probabilidade de alcançar bons resultados e atuar de forma mais competitiva.

Para Lucas, de forma objetiva, é possível compreender o RH Ágil como a capacidade dos profissionais e das equipes de se comunicar com agilidade sobre mudanças, processos, treinamentos, recrutamentos, Assinatura Digital de documentos etc. Para isso, utilizam o que há de mais eficaz e estratégico em termos de tecnologia, ferramentas e soluções para dar suporte às atividades.

Como ter mais agilidade nos processos de Recursos Humanos?

Parte das atividades mais comuns dentro do setor de RH envolve o manuseio de documentos, a elaboração de registros, contratos e outras tarefas técnicas. Diante dessa realidade, há diferentes caminhos possíveis para se alcançar uma maior agilidade nos processos desse setor, aumentar a produtividade e gerenciar melhor as informações.

Investir em tecnologia, sem dúvida, é uma das maneiras mais estratégicas de se otimizar resultados e fortalecer o conceito “ágil” dentro do RH. Lucas Vieira destaca que, com a metodologia, o departamento passa a enxugar os processos e a utilizar ferramentas que auxiliem profissionais e equipes no aumento da produtividade e na qualificação das entregas.

“A análise de desempenho de um colaborador ou a assinatura de periódicos, por exemplo, pode ser feita em um software que garanta a disponibilidade das informações, históricos e documentos de forma fácil e transparente, reduzindo burocracias e trabalhos manuais que demandam tempo de verificação. A tecnologia é a principal aliada da cultura Ágil dentro das organizações.”

Como a Soluti pode contribuir com uma organização nesse sentido?

A Soluti é uma das principais marcas do mercado de Tecnologia da Informação do Brasil. Oferece uma linha completa de ferramentas e soluções que podem transformar a realidade do setor de RH das empresas a partir da automação e digitalização de processos, principalmente.

A empresa oferece soluções na área de identificação, com Certificação Digital ICP-Brasil ou proprietária, em que a própria a instituição é quem emite, por meio de softwares de altíssima segurança, as chaves criptográficas de identificação digital de seus colaboradores.

Indo além, a Soluti também oferece suporte operacional de ponta para a gestão documental, a partir do uso de documentos digitais e das assinaturas eletrônicas. Elas garantem validade jurídica, integridade e disponibilidade em tempo integral para todos os envolvidos.

Conheça o Assine.Online

O Assine.Online é a plataforma para gestão de documentos e assinaturas digitais da Soluti. Trata-se de uma solução completa para aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir mais agilidade no dia a dia do setor de RH das empresas.

Por meio dessa plataforma, é possível solucionar um dos principais gargalos das operações empresariais, que é o uso de documentos em formato físico. O Assine.Online permite às organizações migrar para o formato de documentos eletrônicos, muito mais prático, econômico e eficiente do ponto de vista do manuseio, guarda e assinatura.

Dessa forma, o RH consegue, por exemplo:

  • eliminar a necessidade de deslocamentos de profissionais para efetivação de atos;
  • ter mais mobilidade, especialmente, em um cenário de pandemia, em que o home office pode se tornar uma realidade dentro da empresa;
  • diminuir os prazos de tramitação de negociações, a partir da troca e assinatura de documentos de forma remota;
  • agilizar e simplificar a assinatura de contratos, garantindo uma maior rastreabilidade sobre todo o ciclo de vida deles;
  • aumentar a produtividade do processo de seleção e recrutamento de talentos.

Todos esses benefícios são resultado da implementação de uma metodologia de gerenciamento de documentos totalmente online, segura e com validade jurídica — conforme determina a MP nº 2.200-2001.

A Soluti também conta outras soluções que podem agregar mais eficiência e agilidade aos processos do RH. Nesse sentido, por exemplo, destacamos o BirdID, um Certificado Digital em nuvem que permite a assinatura digital de documentos e atos sem a necessidade de mídias criptográficas, podendo ser utilizado diretamente de um dispositivo móvel.

Por fim, em tempos de transformação digital, investir em inovação, sobretudo, por meio da automatização de processos, é uma estratégia altamente benéfica. Especialmente, em setores que lidam diariamente com tarefas técnicas, repetitivas e burocráticas — como é o caso do RH.

O RH Ágil, nesse contexto, vem ao encontro dessa necessidade por mais eficiência, explorando com inteligência as novas tecnologias e ferramentas disponíveis no mercado. Desse modo, remove gargalos, metodologias antigas e improdutivas, para dar lugar a uma cultura pautada na comunicação ativa, troca de dados e informações de maneira dinâmica e utilização de documentos e processo em formato digital.

Tem interesse em fortalecer o conceito de RH Ágil dentro da sua empresa? A equipe de atendimento da Soluti está à disposição para apresentar as possibilidades de parcerias e as soluções que podem contribuir nesse sentido. Entre em conosco hoje mesmo!

Quer ir além e continuar a leitura? Separamos mais dois artigos para você:

Gestão de pessoas nas organizações: 4 dicas eficazes de otimização

Conheça as principais tendências para a gestão de pequenas empresas

 

 

 

Erro no banco de dados do WordPress: [Table './solutiresponde/wp_comments' is marked as crashed and should be repaired]
SELECT SQL_CALC_FOUND_ROWS wp_comments.comment_ID FROM wp_comments WHERE ( comment_approved = '1' ) AND comment_post_ID = 3458 AND comment_parent = 0 ORDER BY wp_comments.comment_date_gmt ASC, wp_comments.comment_ID ASC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *