Quais foram as mudanças no comportamento de consumo com a pandemia?

- Tempo de leitura: 9 minutos.

Independentemente de qual seja o cenário vivenciado, a verdade é que o comportamento e os hábitos do consumidor são variáveis que precisam ser sempre avaliadas pelas empresas. Diante de uma dinâmica acelerada de transformações, muitas vezes impulsionada pelos avanços tecnológicos, os negócios precisam estar atentos às mudanças nas demandas e no perfil do seu cliente, caso queira se manter relevante e competitivo.

Contudo, nos últimos meses, esse movimento de transformação no comportamento de consumo foi ainda mais intenso, em razão dos impactos gerados pela pandemia de Covid-19. Em um curto espaço de tempo, pessoas, empresas, profissionais e o mercado se viram diante de uma nova realidade, de novos desafios e necessidades, o que fomentou mudanças importantes nos padrões de consumo.

Agora, com a volta gradativa das atividades empresariais e comerciais, é possível fazer um balanço mais preciso das mudanças no comportamento de consumo durante a pandemia. Somos capazes de identificar, inclusive, quais delas passarão a fazer parte do chamado “novo normal”.

A seguir, preparamos um artigo bastante informativo para mostrar quais foram as principais transformações no comportamento de consumo ocasionadas pelas pandemia. Continue a leitura e confira!

Mudanças no comportamento de consumo causadas pela pandemia

As principais transformações dizem respeito à forma como as pessoas passaram a comprar e se relacionar com as empresas. Nesse sentido, por exemplo, houve um grande incremento na utilização dos meios digitais, dada a necessidade de se adaptar às limitações impostas de distanciamento social nesse novo cenário.

Dessa nova realidade, diversas outras mudanças puderam ser percebidas. Confira, a seguir, algumas das mais relevantes!

Aceleração da transformação digital

Sem dúvida alguma, um dos efeitos mais nítidos da pandemia sobre as empresas e o mercado consumidor está na aceleração da jornada de transformação digital. Nesse sentido, pessoas que nunca haviam feito uma compra online tiveram a sua primeira experiência.

Além disso, inúmeros negócios deram um grande salto na digitalização dos seus processos. Com a imposição do distanciamento social em praticamente todas as localidades do país, os processos físicos e as atividades realizadas presencialmente tiveram que migrar para os meios eletrônicos, do dia para noite. Uma realidade que impactou diretamente o mercado.

Para se ter uma ideia desse movimento de digitalização, no Brasil, foi registrado um aumento na ordem de 400% ao mês no número de lojas que passaram a atuar no formato de e-commerce durante a pandemia. Além disso, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), mais de 100 mil lojas já iniciaram as suas vendas pela internet.

Essa tendência está diretamente associada à mudança no comportamento de compra do consumidor, que tem optado cada vez mais pelas aquisições online. Nesse ponto, não se pode deixar de mencionar o crescimento da adesão aos serviços de delivery. Certamente, esse foi um dos impactos mais perceptíveis da pandemia sobre o padrão de consumo das pessoas.

Maior nível de exigência do consumidor

Outra mudança relacionada ao comportamento de consumo durante a pandemia se relaciona com o nível de exigência das pessoas. Como dito, muitos passaram a usar a internet para realizar compras, fazendo desse um segmento ainda mais acirrado.

Com diferentes empresas atuando no meio online — muitas vezes, oferecendo o mesmo produto ou serviço —, o consumidor se tornou ainda mais criterioso na hora da compra. Além da questão do preço, fatores importantes, como a qualidade das entregas e a própria experiência de compra, se tornaram diferenciais ainda mais valorizados pelo cliente.

Hoje, antes de tomar qualquer decisão, as pessoas tendem a pesquisar mais, a comparar alternativas e, ainda, a buscar opiniões especializadas e de outros compradores que tiveram experiências anteriores.

As mudanças que seguirão no pós-pandemia

Diante das inúmeras mudanças geradas pelo cenário de pandemia sobre os hábitos de consumo da sociedade, é inegável que muitas dessas alterações vieram para ficar, tornando-se o chamado “novo normal”. Como citado, a aceleração da transformação digital foi um dos principais efeitos desse cenário de pandemia.

Em razão disso, muitos consumidores tiveram a oportunidade de aproveitar, pela primeira vez, as vantagens do comércio eletrônico, das ferramentas digitais e da internet, de forma mais ampla.

No mesmo sentido, ficou ainda mais evidente as vantagens do uso de tecnologias como Certificado Digital, viabilizando a concretização de atos e transações de forma totalmente segura e juridicamente válida, especialmente em um momento em que o principal meio de interação entre as pessoas, para os mais diversos fins, é a internet.

Nesse contexto, a Soluti vai ao encontro dessa nova realidade, oferecendo soluções modernas e efetivas em Certificação Digital. A exemplo, destacamos o Assine.Online, uma plataforma que permite assinar documentos e contratos eletronicamente (assinatura eletrônica) e digitalmente (através de Certificado Digital), tudo com validade jurídica, permitindo que pessoas físicas e jurídicas continuem atuando, mesmo diante do cenário de isolamento. Você pode ativar sua conta gratuita agora mesmo na plataforma e conhecer mais sobre a solução.

No pós-pandemia, certamente, os avanços tecnológicos e comportamentais do consumidor, sobretudo em relação ao uso de recursos digitais, como aplicativos de comida, lojas online, plataforma de assinaturas e tantos outros, não só seguirão como parte da rotina das pessoas, mas tendem a crescer e melhorar cada vez mais.

Com a Covid-19, mais do que nunca, ficou comprovada a importância da tecnologia e dos meios online para os mais segmentos do mercado. Graças à transformação digital, muitos setores puderam seguir em atividade, atendendo às demandas do cliente de maneira ainda mais inovadora, ágil e acessível. E a Soluti tem orgulho em poder contribuir com isso.

O que fazer para se adaptar à nova realidade do mercado

Levando em conta a realidade das empresas nesse cenário de intensas transformações, a palavra de ordem para se manter relevante, competitivo e rentável é adaptação. Conforme destacado, a pandemia foi vetor para alterações sensíveis no comportamento de consumo da sociedade.

Diante dessa realidade, aos negócios, só restou um caminho a ser seguido: o da inovação e do uso da tecnologia. À medida que o tempo passou e a pandemia avançou, mais nítida ficou a importância de os negócios se apoiarem no uso dos meios digitais.

Hoje, ter presença online, diversificar canais de interação e de vendas, utilizar dados e focar a digitalização dos processos, sem dúvida, é a forma mais segura para fortalecer a marca da empresa, crescer e se manter sólido no mercado.

Com mais pessoas passando a utilizar a internet para as mais diferentes finalidades, e com mais empresas explorando esse poderoso canal, torna-se essencial investir na qualificação da experiência do seu público. É preciso oferecer um atendimento ao cliente mais qualificado, personalizado e ágil.

Por fim, a pandemia mostrou ao mercado que apostar em processos mais eficientes, que dependam menos de atividades manuais, do uso de papel e ações presenciais é o que condiz mais com a realidade atual. Como visto, o comportamento de consumo está focado no digital. Logo, é por esse caminho que a sua empresa deve seguir.

Gostou deste conteúdo? O que acha de compartilhá-lo nas suas redes sociais? Outras pessoas podem se interessar pelo tema.

Erro no banco de dados do WordPress: [Table './solutiresponde/wp_comments' is marked as crashed and should be repaired]
SELECT SQL_CALC_FOUND_ROWS wp_comments.comment_ID FROM wp_comments WHERE ( comment_approved = '1' ) AND comment_post_ID = 3201 AND comment_parent = 0 ORDER BY wp_comments.comment_date_gmt ASC, wp_comments.comment_ID ASC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *