Confiabilidade do Certificado Digital: o que realmente significa?

Em um período de transformação digital em que a conectividade e a troca de informações por meios eletrônicos têm se firmado como um padrão na rotina de empresas e de pessoas físicas, a utilização da Certificação Digital vem se tornando cada dia mais comum. Em razão disso, a discussão sobre a confiabilidade do Certificado Digital se faz necessária, já que, hoje, diversas atividades, transações comerciais e comunicação de dados são efetivadas com o apoio dessa tecnologia.

Por isso, quem utiliza ou pretende utilizar um Certificado Digital precisa estar ciente do quão importante é se atentar para a sua confiabilidade, já que é ele quem garante a integridade das comunicações, o sigilo dos dados e a identidade das partes envolvidas.

Sabendo da importância desse tema, preparamos este artigo para mostrar a você o que a confiabilidade do Certificado Digital representa no dia a dia de pessoas físicas e jurídicas. Acompanhe!

O que é o Certificado Digital?

Antes de qualquer esclarecimento, é fundamental que saibamos exatamente o conceito de Certificado Digital. Essa tecnologia nada mais é do que um arquivo eletrônico que contém as credenciais, dados e informações pessoais do seu emissor — pessoa física ou jurídica —, os quais são validados e associados a uma chave pública, responsável por garantir toda a segurança ao processo.

Na prática, utiliza-se o Certificado Digital para efetivar transações e operações de maneira remota, as quais não são possíveis de se autenticar de maneira presencial. Assim, com o Certificado, as partes têm a certeza de que enviam e recebem informações das pessoas certas, eliminando inúmeros riscos que a comunicação de dados via internet pode representar.

Qual a importância dessa tecnologia no cenário empresarial?

Como dito, hoje a dinâmica do mercado é bastante acelerada, sendo que a conectividade é uma marca forte nas atividades empresariais. Nesse cenário, muitos processos importantes para as organizações são executados em ambientes online, fazendo com que o tráfego de informações sensíveis, de dados valiosos e de caráter privado seja parte da rotina dos negócios.

Em razão disso, as empresas precisam estar atentas à segurança da informação, sobretudo quando utilizam a rede mundial de computadores para suportar as suas atividades. Logo, é necessário investir em mecanismos de segurança para evitar que dados sigilosos caiam em mãos erradas e cause prejuízos. É justamente nesse quesito que o Certificado Digital se faz tão importante.

É com base na Certificação que hoje é possível realizar uma série de atividades dentro das empresas, como:

  • realizar transações bancárias online;
  • enviar e receber documentos;
  • fechar contratos;
  • estabelecer uma comunicação rígida e segura com os órgãos de fiscalização dos governos, a exemplo das secretarias de fazenda;
  • assinar escriturações contábeis e fiscais;
  • assinar notas fiscais, conhecimentos de transporte eletrônico (CTs-e) e manifestações do destinatário;
  • garantir a validade jurídica dos documentos eletrônicos etc.

Ou seja, essa tecnologia é o que permite às empresas ter confiança na comunicação de dados com diferentes finalidades, assegurando que o conteúdo só será acessado por pessoa autorizada.

Quais os principais aspectos da confiabilidade do Certificado Digital?

Não há dúvidas de que ter à disposição um Certificado robusto, confiável emitido por uma autoridade reconhecida no mercado representa ainda mais segurança para as empresas. No entanto, indo um pouco além com a noção de confiabilidade, é preciso que você saiba o que, de fato, esse atributo representa no dia a dia.

Para tanto, a seguir listamos algumas características e benefícios que decorrem dessa confiabilidade do Certificado Digital. Confira!

Validade jurídica

Um dos grandes benefícios da utilização do Certificado Digital está na sua validade jurídica. Hoje, quem realiza qualquer transação ou operação com o uso dessa tecnologia não tem nenhum tipo de problema com a validade dos atos praticados.

O conjunto de chaves públicas no padrão ICP é amplamente aceito no mercado, tendo inclusive aceitação garantida em via judicial, o que garante um respaldo jurídico seguro para que empresas e pessoas físicas utilizem meios digitais para uma série de ações, como já foi citado.

Reforço no combate a fraudes

A confiabilidade do Certificado Digital também tem um impacto positivo e direto no que se refere ao combate às fraudes. Esse problema é, sem dúvida, um dos que mais atrapalham as atividades das empresas, pondo em risco não só as suas finanças, mas principalmente a sua imagem.

Nesse sentido, a certificação atua como uma ferramenta adicional de segurança, autenticando as partes envolvidas na comunicação e criptografando o conteúdo das informações que são encaminhadas digitalmente. Tal característica, por exemplo, evita que contratos sejam fechados com pessoas mal intencionadas, que se utilizam de dados falsos de terceiros para aplicar golpes em empresas.

Criptografia

Outra grande vantagem da Certificação Digital, e que inclusive torna a comunicação feita como base nela tão segura, é utilização de protocolos de criptografia. Esses protocolos funcionam como barreiras para o acesso às informações, impedindo que elas sejam lidas por terceiros, ainda que a comunicação tenha sido interceptada de alguma forma.

Atualmente, como os dados empresariais são tidos como verdadeiros ativos para as empresas, compondo as suas estratégias de negócio, é fundamental se preocupar com a integridade das comunicações em ambientes online. Nesse ponto, não só a criptografia, mas todo o procedimento de autenticação dos usuários e a troca de informações proporcionada por um Certificado Digital aumenta significativamente a segurança na manipulação de documentos digitais.

Redução de custos

Por último, também é preciso lembrar que o Certificado Digital traz benefícios do ponto de vista financeiro. Nesse quesito, seja a partir da redução dos gastos com impressão e papel, seja na diminuição dos custos com processos internos — como recebimento, faturamento e logística e armazenagem de documentos fiscais —, o Certificado se torna um grande aliado da empresa ao digitalizar e dinamizar todas essas atividades.

Além disso, a própria substituição de expedientes manuais, lentos e burocráticos por alternativas digitais, como é o caso dos contratos digitais, traz uma grande economia ao eliminar, por exemplo, despesas com envio via postal e também com retrabalho, já que o manuseio de documentos impressos está mais sujeito a erros, extravios etc.

No entanto, é preciso deixar claro que todos pontos positivos mencionados ao longo deste artigo só estarão efetivamente à disposição do seu negócio se a confiabilidade do Certificado Digital for garantida por uma empresa séria e experiente no mercado de Certificação. Desse modo, ressaltamos a importância de se buscar um fornecedor idôneo, como é o caso da Soluti, umas das empresas líderes no segmento e que pode oferecer todo o suporte necessário para que o seu negócio utilize o Certificado da maneira mais eficiente e segura.

Então, gostou deste artigo? Não pare por aqui! Confira também nosso post sobre como verificar o Certificado Digital e a sua validade!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *