Por dentro da Soluti: conheça a cultura organizacional da empresa

- Tempo de leitura: 8 minutos.

Quando o assunto é cultura organizacional, pode-se dizer que a estratégia do negócio são os tijolos, enquanto a cultura é a argamassa. Em outras palavras, um empreendimento só conseguirá colocar em prática tudo aquilo que foi planejado por ele quando houver uma consistência entre cultura e estratégias organizacionais.

Para entender melhor o que encaramos como cultura, basta saber que ela é o conjunto de todos os valores, das crenças e das ações que conduzem um negócio. Como você sabe, a empresa é composta por pessoas, e são elas, com seus hábitos e comportamentos, que fazem tudo acontecer.

É por isso que se torna necessário fazer uma gestão eficiente, com políticas e princípios a serem seguidos como norteadores.

Os nossos valores

A Soluti já trabalhou com um conjunto diferente de valores do que os que a norteiam hoje. No dia a dia, apesar de utilizá-los por um certo tempo, a empresa percebeu que eles não eram alinhados à sua cultura e que havia outros fatores que faziam muito mais sentido.

Refletindo sobre isso, chegou-se à definição dos novos valores, adotados até hoje, que são:

  1. Deus;
  2. cliente;
  3. pessoas;
  4. ética;
  5. inovação;
  6. espírito jovem;
  7. performance.

Deus

É importante para a empresa a noção de gratidão a Deus pelas conquistas. E isso não fica restrito à religião. O que a empresa entende é que sempre há algo maior pelo que agradecer, e essa atitude de reconhecer as pequenas coisas é algo que é incentivado nos colaboradores.

Cliente

O segundo valor é o cliente, já que todos os colaboradores estão voltados para atendê-lo. Do RH ágil à diretoria, todos são vendedores ou atendentes, aptos a direcionar o cliente para a melhor solução fornecida pela empresa e, de fato, resolver o seu problema. Na Soluti, ninguém fica perdido, e qualquer um pode orientar um cliente, independentemente do cargo.

Pessoas

Sem CPF, não há CNPJ! E a Soluti no Brasil valoriza profundamente esse entendimento. É por isso que a gestão é voltada para o clima organizacional e para o profundo reconhecimento do valor de cada pessoa. Todos são muito bem recebidos e tratados como indispensáveis dentro das suas funções, e isso realmente acontece na prática. Não é à toa que estamos entre as 100 empresas mais incríveis para trabalhar no país!

Ética

O quarto valor da Soluti é a ética. De forma bem resumida: nós não aceitamos jogar a qualquer custo. Isso é algo que vem sendo validado, especialmente por ter grande importância para o nosso cliente. Dessa forma, nos posicionamos seriamente junto a todos os colaboradores para que não ocorram quaisquer desvios de conduta que possam prejudicar outras pessoas.

Inovação

A inovação é o quinto valor estabelecido pela Soluti. Buscamos esta como uma característica constante em todos os nossos processos, produtos e serviços. A Soluti começou como uma empresa pequena e familiar, que reinventou sua forma de atendimento, ditando uma tendência que hoje é regra de mercado. Por isso, a inovação é construída como uma melhoria de, pelo menos, 1% a cada dia.

Espírito jovem

A jovialidade da Soluti é também um valor. Temos no envolvimento e na disponibilidade as características necessárias para estar sempre em busca de melhorias, de inovação e de uma atuação visionária, que combina pessoas engajadas, tecnologia e uma gestão eficiente.

Performance

O sétimo e último valor é a performance. Nela, temos toda a ideia de que apenas um dos valores que você acabou de conhecer não basta. É preciso combiná-los para chegar a um desempenho extraordinário (e uma boa performance é indispensável para isso). Queremos sempre os melhores resultados.

Os principais objetivos

Em relação aos nossos colaboradores, a Soluti investe constantemente na criação e disponibilização de vagas, tanto internas quanto aquelas para programas de desenvolvimento. Inclusive, essa é uma palavra de ordem dentro da empresa. Nós ensinamos as pessoas sobre desenvolvimento na Soluti Tech, uma aceleradora voltada para a capacitação e geração de capital humano.

Além disso, apostamos muito no Pró Vendas, uma escola de vendas pensada pela Soluti, para quem quer aprender tudo sobre vendas e sobre as mudanças no mercado. O objetivo é preparar os nossos times para a melhor atuação possível.

Mas não é só isso. Também investimos na formação de líderes, por meio da escola S. Leader. Nossa formação de lideranças começa dentro da própria organização, com aulas específicas, ministradas por profissionais que já são da casa e conhecem de perto a rotina e a cultura do negócio.

Dessa forma, conseguimos manter os temas internos em voga e promover cada vez mais conhecimento sobre eles. Além disso, é uma forma importante para gerar oportunidades de mentorias, crescimento profissional e reconhecimento. Para quem quer fazer mestrado, pós-graduação e doutorado, também somos parceiros, subsidiando essas certificações.

A opinião dos colaboradores da Soluti

A Soluti está 100% ligada no feedback dos seus colaboradores sobre todas as ações adotadas. Isso é feito principalmente por meio de pesquisas. Nos baseamos em dados a respeito de tudo aquilo que conseguimos captar.

Nossa pesquisa de clima é aplicada semestralmente, avaliando três aspectos principais:

  • gestão;
  • empresa;
  • pessoas na empresa.

Trata-se de uma pesquisa extensa e detalhada que indica, hoje, uma satisfação de 9,1 de 10 entre todos os colaboradores.

Os impactos da nossa cultura organizacional nas soluções

Nossa cultura organizacional tem um forte impacto nos nossos resultados. Pudemos perceber que, em toda etapa difícil enfrentada pela Soluti, quem manteve as atividades firmes foram os colaboradores. Foi com eles que contamos para continuar levando à frente um projeto transparente e fiel aos seus próprios valores.

A missão da empresa para os clientes — simplificar os negócios para que você curtir mais a vida — é algo que também se estende como uma preocupação com o colaborador. Por isso, as nossas ações se mantêm coesas e alinhadas, fazendo com que a gente não tenha qualquer dificuldade ou resistência ao tentar engajar os nossos colaboradores.

Como você viu, a Soluti valoriza muito o seu direcionamento interno e preza por uma cultura organizacional que valorize e respeite o colaborador. Além disso, o alinhamento com os valores definidos para o negócio é o melhor caminho que a empresa percebe para conseguir bons resultados.

Nos importamos com as pessoas e, por isso, queremos criar um ambiente confiável e de crescimento para todos os envolvidos. Isso é traduzido em ações consistentes no dia a dia, que constroem os ótimos resultados que a Soluti vem colhendo.

Se você gostou de saber mais sobre a nossa cultura organizacional, converse com a gente e saiba mais sobre as nossas soluções! Se você se identificou com nosso espírito livro e dinâmico e quer ser um Solutiano, acesse nosso site exclusivo de vagas e fique de olho nas oportunidades em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *