Dia da Internet Segura: confira dicas para reduzir os riscos de fraudes e ataques virtuais

- Tempo de leitura: 7 minutos.

Dia 11 de fevereiro é comemorado o Dia Internacional da Internet Segura, a data foi criada pela SaferNet Brasil, organização não governamental que reúne cientistas da computação, professores, pesquisadores e bacharéis em Direito, com intuito de conscientizar a população sobre o uso seguro e responsável das novas tecnologias. A data é celebrada por mais 140 países em prol da segurança online e promove diversas atividades ao redor do mundo.

Segundo Lucas Vieira, gerente de produtos da Soluti, a data é uma importante ação para a conscientização quanto ao uso correto e saudável da internet, seja no âmbito empresarial ou pessoal. Hoje, em razão da mudança de hábitos da sociedade e da constante utilização da tecnologia para o compartilhamento de informações e pequenas tarefas, os riscos também se intensificaram.

“Estamos praticamente 24 horas conectados, porém muita gente ainda desconhece sobre práticas que as colocam em risco na rede. Neste cenário, a cada dia surgem novas modalidades de crimes cibernéticos e os criminosos se aproveitam da distração dos usuários, por isso, é preciso ficar sempre vigilante e investir na segurança digital”.

Para Lucas, algumas ações básicas como uso de senhas, manutenção dos computadores e o uso da Certificação Digital, somadas a uma cultura de segurança da informação, reduzem significativamente os riscos como roubos de senhas, fraudes e exposição da privacidade. Confira abaixo as dicas selecionadas pelo nosso especialista:

Utilize senhas de segurança

A utilização de senhas de segurança é, sem dúvida, uma das ações mais básicas quando o assunto é segurança digital. Esse mecanismo, apesar de ter um funcionamento simples, quando utilizado em conjunto com outros métodos de proteção, apresentam uma grande eficácia na hora de identificar e proteger a identidade de usuários na internet, por exemplo.

Faça manutenção

Realizar a manutenção das máquinas utilizadas no armazenamento das informações é um dos quesitos mais importantes na segurança, principalmente, para as empresas. Em muitos casos, falhas nas máquinas estão relacionadas à presença de softwares e aplicações maliciosas, que fazem alterações no sistema e interferem no funcionamento do hardware. Por isso, é sugerido evitar o uso de dispositivos periféricos externos, como pendrives e HDs, além do download de programas e arquivos de fontes desconhecidas.

Use Certificado Digital

A Certificação Digital é uma das principais tecnologias utilizadas para a segurança digital, tanto para uso empresarial quanto pessoal. Já que utiliza dos modernos protocolos de segurança e da criptografia, além de toda a infraestrutura de chaves públicas envolvida na operação de um Certificado Digital, garantindo a proteção dos usuários.

Com o Certificado instalado localmente ou em um dispositivo móvel, o titular pode autenticar suas credenciais em diferentes sistemas, comprovando, com total rigidez e confiabilidade, que realmente é quem diz ser. Conforme a tecnologia se torna mais presente na rotina dos negócios, mais aplicações surgem com o uso do Certificado Digital, aprimorando diretamente a questão da segurança.

Certificado Digital em nuvem

Já o Certificado Digital em nuvem traz inúmeras facilidades aos usuários como mobilidade, segurança e rastreabilidade, possibilitando o acesso ao Certificado e a assinatura de documentos digitalmente por meio de múltiplos dispositivos móveis e computadores. Armazenado em HSM (Módulo de Segurança Criptográfico), de altíssima segurança, um Certificado Digital em nuvem como o Bird ID elimina a preocupação com danos físicos, roubos e perdas da mídia. Para seu uso utiliza-se o sistema de autenticação em duas etapas, a mesma tecnologia utilizada pelos grandes players, como Google, Facebook, Instagram etc.

A tecnologia facilita o cadastro e a autenticação em sites, reduz os investimentos e diminui os custos operacionais, pois todo o processo de validação é feito no ambiente eletrônico com validade jurídico.

Certificado SSL

Outro Certificado que ganha importância é o SSL (Secure Socket Layer), que tem o objetivo de fornecer segurança na comunicação entre a navegação do cliente no site e o servidor. O SSL permite que o aplicativo ou website que o cliente acessa se comunique de forma segura, através de uma camada de proteção adicional de criptografia entre o usuário e o servidor web que ele está conectado. Desta maneira, todos os dados são fornecidos de forma sigilosa, o que também inibe invasões, violação e falsificação de mensagens, por exemplo.

Tenha cautela com os e-mails

É muito comum a tentativa de ataques de cibercriminosos por meio de e-mails spam, por isso, é sempre indicado verificar o remetente e teor da mensagem. Embora os provedores de e-mail possuam sistemas de detecção desse tipo de fraude, nem sempre são totalmente confiáveis.

O indicado é ter atenção a todos os e-mails e anexos que chegam, apesar de simples, este tipo de cuidado pode evitar que o usuário execute programas maliciosos, infestando o computador com ameaças que podem causar rupturas à segurança da informação.

Mantenha antivírus atualizado

Ter um bom antivírus instalado em seu computador ou dispositivo móvel ajuda a detectar sites que contenham arquivos maliciosos, vírus, malwares ou indicação de riscos de ataques de hackers. Por isso, é importante sempre mantê-lo atualizado com pacotes de proteção mais novos.  Caso contrário, graves ameaças podem fazer parte da rotina de operações do negócio, sem sequer serem percebidas.

Erro no banco de dados do WordPress: [Table './solutiresponde/wp_comments' is marked as crashed and should be repaired]
SELECT SQL_CALC_FOUND_ROWS wp_comments.comment_ID FROM wp_comments WHERE ( comment_approved = '1' ) AND comment_post_ID = 2456 AND comment_parent = 0 ORDER BY wp_comments.comment_date_gmt ASC, wp_comments.comment_ID ASC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *