Como melhorar a experiência do paciente?

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Na grande maioria das vezes que uma pessoa procura atendimento médico, o momento em questão pode ser delicado. Justamente pelo fato de envolver o bem-estar do indivíduo. Por isso, é imprescindível que Hospitais e Clínicas levem em consideração toda a experiência do paciente, a fim de proporcionar o melhor atendimento possível e assim agregar valor em toda a jornada do paciente.

Nesse sentido, recentemente os dados da pesquisa Digital Commerce 360 ​​Statistics revelaram a importância desse conceito dentro das Instituições de Saúde. Segundo o estudo, atualmente 81% dos executivos de sistemas de Saúde consideram melhorar a experiência dos pacientes como uma prioridade

Dessa forma, pensando na relevância da experiência do paciente para o setor da Saúde, neste artigo vamos entender o conceito e apresentar dicas práticas para evoluir os processos em Hospitais e Clínicas e, assim, aperfeiçoar a jornada do paciente. Boa leitura! 

O que é a experiência do paciente?

Na prática, a experiência do paciente vai muito além do que somente a consulta. Isso significa que ela engloba todas as formas de contato que uma pessoa mantém com uma Instituição de Saúde

Ou seja, a experiência do paciente é válida em todos os tipos de prestação de serviços que são oferecidos, até mesmo no chamado pós-consulta. 

Acima de tudo, quando bem efetuada, a experiência do paciente influencia na percepção que a pessoa tem a respeito do local em que recebeu seu tratamento. 

Boas práticas na Saúde: o paciente no centro do processo

Existem diversas maneiras de implementar boas práticas para a experiência do paciente, assim como veremos a seguir.

Isso pode ser feito por meio de uma boa comunicação por parte dos Hospitais e Clínicas. Por exemplo, com fácil acesso às informações para retirada de dúvidas e resolução de eventuais problemas.

Primordialmente, é importante que as Instituições de Saúde trabalhem com a ideia de colocar o paciente no centro de seu atendimento. Essa personalização contribui para uma melhor experiência do paciente, trazendo qualidade, segurança e resultados positivos nos serviços oferecidos.

A tecnologia pode ser uma grande aliada para Hospitais e Clínicas, para que a experiência do paciente seja cada vez mais personalizada.

Como melhorar a experiência do paciente?

De acordo com o estudo “Panorama das Clínicas e Hospitais 2021”, 84% das instituições envolvidas na pesquisa têm o agendamento de consultas on-line como seu serviço mais oferecido. 

Tais números evidenciam a relevância da digitalização no setor da Saúde, a fim de trazer mais agilidade e comodidade aos pacientes. Além de fortalecer também a questão da segurança. 

Na prática, existem diferentes soluções de digitalização para a área da Saúde que conta com esses benefícios e contribuem para melhorar a experiência do paciente, como veremos a seguir. Confira alguns dos processos que podem ser digitalizados e, dessa forma, aprimoram a jornada do paciente.

  • Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)

Com o PEP, as informações sobre o histórico médico do paciente são armazenadas digitalmente, o que contribui para diagnósticos mais eficientes e tratamentos mais efetivos, além de aumentar a segurança da documentação e eliminar os custos com a impressão e armazenamento do prontuário físico.

  • Telemedicina

A telemedicina é a prática médica realizada remotamente, trazendo agilidade e quebrando barreiras da distância física.

  • Telefarmácia

Assim como a telemedicina, a telefarmácia também permite a prestação de serviços feitos virtualmente, mas, nesse caso, se refere à prática farmacêutica clínica. 

  • Prescrição eletrônica

Por fim, outra ferramenta digital que contribui para melhorar a experiência do paciente é a prescrição médica a distância, permitindo  que medicamentos sejam prescritos digitalmente para o paciente.

Assim, ao digitalizar e integrar os processos nas Instituições de Saúde, toda a jornada do paciente ganha em agilidade, eficiência e segurança.

É justamente dessa maneira que as operações passam a ser automatizadas, contribuindo para melhorar a experiência dos pacientes. Consequentemente, colhendo benefícios que podem ser vistos na prática, por exemplo:

  • redução de tempo de espera;
  • serviços personalizados;
  • facilidade para o acompanhamento da jornada do paciente;
  • melhora na comunicação;
  • mais produtividade;
  • abertura para feedback.

Experiência do paciente e tecnologia 

O investimento em tecnologia melhora a experiência do paciente como um todo, além de acarretar bons resultados às instituições.

Nesse cenário, a Soluti conta com um portfólio abrangente de soluções tecnológicas em Identidade Digital, voltadas para os Hospitais e Clínicas, como o ID FLY. A solução conecta a sua Instituição de Saúde para assinatura do Prontuário Eletrônico e Prescrição Digital, de maneira eficiente, integrada e completa. 

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