Certificação HIMSS: entenda o que é, estágios e como conquistar essa Certificação

- Tempo de leitura: 8 minutos.

Para as instituições da área da Saúde, e especificamente os hospitais, a Certificação HIMSS é uma meta almejada com afinco. Ela é uma comprovação dos esforços para implementar com sucesso as ferramentas digitais.

A Certificação HIMSS é considerada difícil de obter. No entanto, uma vez conquistada, pode trazer importantes benefícios e abrir portas para oportunidades interessantes. 

As soluções em identidade digital podem ser aliadas estratégicas para os hospitais e outras instituições da área da Saúde. Para obtê-las, é importante que os negócios objetivem a digitalização dos seus processos e, assim, conquistar a Certificação HIMSS. Continue a leitura e saiba tudo sobre essa Certificação.

O que é Certificação HIMSS?

HIMSS é sigla para Healthcare Information and Management Systems Society, ou Sociedade dos Sistemas de Informação e Gestão na Saúde. Criada nos 1960, em Chicago, ela é mais conhecida por seu congresso anual, a HIMSS Conference.

Por si só, ela não é um tipo de Certificação. Na realidade, esta é a associação internacional responsável por organizar e emitir as mais importantes certificações em tecnologia para a área da Saúde. 

A referência a Certificação HIMSS, portanto, diz respeito às certificações que essa associação emite. São dois tipos: CPHIMS, voltada para profissionais, e CAHIMS, voltada para instituições, como os hospitais.

CAHIMS é sigla para Certified Associate in Healthcare Information and Management Systems, ou Associado Certificado em Sistemas de Informação e Gestão na Saúde. Por meio dessa Certificação, a associação estimula empresas da área da Saúde a incorporarem a Tecnologia da Informação de maneira estratégica em suas atividades

Estágios da Certificação HIMSS

A HIMSS estabeleceu oito estágios que uma instituição de Saúde precisa avançar na digitalização de seus processos. Com exceção do estágio zero, cada um deles inclui requisitos. Para obter a Certificação correspondente a cada estágio, a partir do primeiro, é preciso cumprir essas prerrogativas.

No estágio 0, a instituição ainda não conta com nenhum sistema.

No estágio 1, a instituição deve contar com sistemas para laboratórios (LIS), para radiologia (RIS) e para farmácia (PHIS). Também é necessário disponibilizar resultados de exames online.

Por sua vez, no estágio 2, a instituição precisa ter um sistema de integração de informações, o repositório unificado de dados clínicos. Nele, deve haver vocabulário médico padronizado. Essa integração possibilita a troca de informações entre áreas clínicas e assistenciais.

Já no estágio 3 é necessário o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). A equipe de enfermagem deve utilizá-lo para anotações e checagem. Ele também pode ser usado para solicitação de exames.

No estágio 4, a instituição necessitará de um sistema para prescrição e solicitação de exames e procedimentos (CPOE). Ele deve ser implementado em, no mínimo, uma área assistencial.

Já no estágio 5, a instituição deverá ter um sistema de arquivo e transmissão de imagens (PACS). Ele precisa ser usado para substituir a tecnologia mais antiga dos filmes radiográficos por imagens digitais.

No estágio 6, a instituição precisará do sistema completo de suporte à decisão clínica. Também é necessário adotar modelos de documentação médica e um circuito fechado de medicação. 

Por fim, no estágio 7, é necessário usar os dados obtidos por meio dos sistemas já implementados para realizar uma gestão de inteligência. Em outras palavras, esses dados devem ser a base da tomada de decisões na gestão hospitalar.

Importância da Certificação HIMSS

A Certificação HIMSS tem o papel principal de informar ao mercado que a instituição de Saúde está avançando na digitalização de seus processos. Dessa forma, ela traz benefícios importantes. 

Parceiros e clientes, por exemplo, associam a digitalização com valores positivos, como qualidade e confiabilidade. Por isso, a Certificação é um diferencial que abre portas para consolidar relacionamentos antigos e construir novos.

Além disso, a instituição que obtém Certificação HIMSS também tem acesso a oportunidades interessantes. Ela pode acessar à área de afiliados da HIMSS no congresso anual da associação, por exemplo.

Outra possibilidade é se tornar parceira da Semana Anual de TI em Saúde, um evento no qual são debatidas as melhores práticas e tendências. 

A instituição ainda pode receber ferramentas e recursos voltados para análise de dados. Desse modo, é possível tornar o uso dos sistemas e a gestão hospitalar mais eficiente.

Os profissionais que trabalham em uma instituição certificada HIMSS também aproveitam tais oportunidades. Eles podem receber associações individuais, realizar um rico networking e participar de atividades voltadas a desenvolver habilidades de TI relevantes para a assistência médica.

Para completar, é importante lembrar que a Certificação HIMSS é um reflexo dos esforços da instituição de Saúde para a digitalização de seus processos. Esses esforços, por si mesmos, já trazem importantes benefícios, incluindo aumento da produtividade, eliminação de erros e redução dos custos.

Certificação HIMSS e soluções em Identidade Digital

Para obter uma Certificação focada na digitalização de processos, é preciso tomar medidas voltadas à segurança digital. Isso inclui a implementação de soluções em Identidade Digital, como os Certificados Digitais.

Na digitalização dos processos, enquanto a instituição elimina alguns riscos, ela também se expõe a outros. Entre os principais, estão fraudes de documentos e vazamentos de dados. Portanto, é preciso adotar medidas para mitigar esses novos riscos. 

Os Certificados Digitais são o equivalente a documentos de identificação em formato digital para as empresas. Em processos digitais, inclusive online, eles são utilizados para validar a identidade do usuário e autenticar ações e documentos. 

Um bom exemplo, dentro da realidade dos hospitais, é o uso dos Certificados para assinar prescrições eletrônicas. Dessa forma, é possível assegurar que o documento foi emitido por um médico e aumentar a segurança nas relações com pacientes e farmacêuticos.

Desse modo, Certificados Digitais trazem segurança para os processos digitais. A Certificação HIMSS, por sua vez, é um diferencial competitivo altamente desejado pelas instituições da área da Saúde, vinculada justamente à digitalização dos processos. 

Assim, as soluções em Identidade Digital da Soluti ajudam o hospital a se aproximar da conquista dessa Certificação e colher seus benefícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *