Leilão virtual com Certificado Digital: como funciona na prática?

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Em tempos de transformação digital e uso crescente dos meios eletrônicos para a execução das mais diferentes tarefas, não causa nenhum espanto a informação de que já é possível participar de leilão virtual com o Certificado Digital. Essa tecnologia, que já está inserida na rotina de muitas pessoas e empresas, ganha cada vez mais aplicabilidade, reforçando atributos como segurança, conectividade, economia e acessibilidade.

Sabendo das vantagens e funcionalidades que a Certificação Digital oferece, a Receita Federal do Brasil há alguns anos aderiu a essa tecnologia na realização de leilões virtuais. Desde então, pessoas físicas e jurídicas podem participar dos pregões por meio eletrônico, acessando o Portal e-CAC, com a identificação por Certificado Digital.

Quer saber como isso ocorre na prática? Preparamos este artigo para esclarecer. Acompanhe!

Como funcionam os leilões virtuais da Receita Federal?

Todos os dias uma infinidade de produtos das mais diversas categorias e origens chegam aos postos de fiscalização e alfândegas da Receita Federal do Brasil (RFB). Acontece que muitas dessas mercadorias acabam sendo apreendidas. Seja porque não atendem aos requisitos legais de importação, seja porque não estão em ordem quanto ao recolhimento dos tributos, por exemplo.

No entanto, com um grande volume de produtos sendo retidos todos os dias, a RFB não tem estrutura para armazenar todos eles. Por isso, há todo um procedimento legal para que os responsáveis possam regularizar as mercadorias e retirá-las. Do contrário, o destino mais comum delas é o leilão.

Assim, tudo aquilo que é apreendido em postos de fiscalização ou em operações da Receita Federal, sendo lícito e sem representar qualquer risco, pode ser leiloado e arrematado por qualquer pessoa, física ou jurídica. Hoje, em razão dos avanços tecnológicos, os leilões da Receita Federal são realizados de forma eletrônica, a partir do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), cujo acesso depende de cadastro e identificação por meio do Certificado Digital.

O sistema funciona desde 2010, quando foi implantado o Sistema de Leilão Eletrônico (SLE), cujo objetivo era possibilitar a divulgação de editais, receber propostas e lances de forma digital. Antes, os leilões eram presenciais, com uma logística complexa e custosa.

Como arrematar produtos nesses eventos?

Como dito, os leilões virtuais da Receita Federal acontecem em ambiente digital, em área restrita do Portal e-CAC, acessível apenas com o uso de Certificado Digital. Sempre que esses eventos são realizados, a RFB garante a sua publicidade, disponibilizando informações aos interessados em diferentes canais.

Um desses canais é um site da Receita, no qual se disponibiliza informações sobre os lotes de produtos, mercadorias e demais itens que vão a leilão. Lá é possível ter acesso a informações sobre o preço, prazo para a oferta de lances, descrição dos itens e respectivas imagens, além da localização.

No entanto, para que o interessado consiga efetivar o seu lance e arrematar qualquer mercadoria, é preciso estar devidamente logado no Portal e-CAC e acessar a aba Sistema de Leilão Eletrônico. Ao acessar essa opção, basta utilizar os filtros de busca ou navegar pelos itens que estão à disposição. Todos os lotes têm informações sobre a data de início das propostas, prazo final, lance mínimo, entre outros dados importantes.

Para oferecer um lance, é preciso selecionar o item e ir à opção “incluir a proposta”, aceitando os termos que são apresentados. É importante lembrar que o registro de uma proposta gera a obrigação de cumpri-la, caso ela seja a vencedora. Do contrário, o arrematante que não efetuar o pagamento poderá ser multado.

Leilão virtual com Certificado Digital: como obter o seu?

Atualmente, o leilão virtual com Certificado Digital é apenas uma das muitas possibilidades que essa tecnologia oferece às pessoas físicas e jurídicas. No geral, a Certificação Digital tem ganhado mais espaço com o passar dos anos, à medida que os meios digitais assumem o lugar das metodologias tradicionais e a segurança em ambientes virtuais passa a ser uma grande preocupação.

Nesse contexto, não há dúvidas de que, hoje, o Certificado Digital é uma ferramenta extremamente útil, que coloca usuários comuns e empresas em conformidade com os padrões tecnológicos atuais, garantindo mais segurança, agilidade e comodidade na execução de diversas tarefas, como é caso do leilão eletrônico.

Diante dessa realidade, a Soluti, Autoridade Certificadora líder no mercado de Certificação Digital no Brasil, tem muito a contribuir com todos os perfis de usuários, oferecendo o que há de mais moderno em termos de Certificação Digital.

Independentemente de qual seja a sua necessidade, a Soluti tem a solução mais indicada, além de um suporte de ponta, oferecido por uma ampla rede de atendimento, presente em todos os estados do Brasil, para que você possa emitir o seu Certificado Digital com mais facilidade.

Quer saber como adquirir o seu Certificado Digital com a Soluti para utilizar o sistema de leilão eletrônico da Receita Federal? Confira os passos para fazer a emissão!

Identifique qual tipo de Certificado Digital você precisa

A Soluti trabalha com Certificados Digitais de diferentes tipos, atendendo com precisão os mais diversos públicos. Por isso, o primeiro passo para a emissão do documento é identificar qual o modelo certo para você.

Os modelos mais comuns são o e-CPF e o e-CNPJ. Ambos podem ser utilizados no formato A1 e A3, o primeiro sendo instalado e armazenado diretamente em um computador e o outro armazenado em mídias físicas, como Token e Smartcard. A Soluti também trabalha com Certificado Digital em nuvem, um padrão mais moderno, que dispensa essas mídias, podendo ser utilizado por meio de um dispositivo móvel habilitado.

Cadastre-se no site

Para facilitar a aquisição do Certificado, a Soluti dispõe de uma loja virtual. A partir dela você pode escolher o modelo desejado e proceder com o pagamento, seguindo algumas etapas simples.

O pagamento pode ser feito de duas formas: cartão de crédito (com a possibilidade de parcelamento) e boleto bancário. Fica a seu critério a escolha entre um e outro.

Para tornar o processo mais ágil, recomendamos que você efetue o seu cadastro no site antecipadamente, já informando seus dados. É simples e rápido. Basta clicar no ícone no canto superior direito e selecionar a opção “cadastre-se”.

Finalize o pedido

Feito isso, agora você pode finalizar a compra. Ao concluir, um e-mail de confirmação será encaminhado ao endereço indicado no cadastro. Nesse e-mail também serão informados quais os documentos e procedimentos necessários para a validação presencial. Você pode agendar essa validação, escolhendo o melhor horário e local.

Por fim, a tecnologia de Certificação Digital tem avançado a passos largos. Esse é um grande indicativo da sua eficiência e aplicabilidade no mercado. O leilão virtual da Receita Federal, como vimos, é apenas um dos muitos sistemas que utilizam o Certificado Digital.

No entanto, o seu potencial é muito mais amplo. Por isso, adotá-la é um passo importante para se aproveitar tudo que ela já oferece e ainda poderá oferecer. Nessa hora, a Soluti pode ser sua parceira ideal!

Agora que você já sabe que é possível participar de leilão virtual com Certificado Digital, não pare por aqui. Siga se informando e aprendendo mais sobre essa tecnologia. Assine nossa newsletter e seja o primeiro a receber nossos conteúdos!

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