Conheça os melhores nichos para empreender

- Tempo de leitura: 9 minutos.

Muitas pessoas estão querendo empreender, aproveitando o cenário do chamado “novo normal” para abrir um novo negócio e deslanchar sua carreira pessoal. Para isso, é importante saber identificar de que forma é possível potencializar os resultados, já que, afinal, você estará investindo em algo importante para seu futuro.

Para isso, é importante saber identificar quais são os melhores nichos para empreender e que poderão, de fato, trazer o retorno e o sucesso esperados. Essa decisão é uma das primeiras a ser tomadas e, consequentemente, impacta as demais a serem realizadas.

Quer saber mais sobre o tema? Continue lendo e tire suas dúvidas!

A importância de escolher bem onde empreender

Um primeiro ponto que precisamos pensar é: ao abrir uma empresa, estamos investindo em algo que esperamos que traga retorno, em médio ou em longo prazo. Afinal, ninguém quer ter prejuízos com um investimento alto, não é mesmo?

Entre diversos pontos que estão intimamente ligados com o sucesso da sua nova empresa, um deles é analisar se está investindo em um nicho favorável no mercado. Para isso, há duas formas de olhar: segmentos que tenham, de fato, demanda por parte do público e, também, aqueles que ainda não estejam saturados.

Olhar esses dois pontos é fundamental, pois por meio disso, pode-se analisar se é uma boa estratégia abrir um negócio em determinada área ou se é melhor redirecionar os esforços. Por exemplo, no primeiro caso, é muito comum que alguns empreendedores que fracassam em suas jornadas esbarrem com a falta de demanda em sua localidade para algumas áreas.

Abrir uma empresa cuja demanda esteja muito mais atrelada com as necessidades de uma região metropolitana, mas em uma cidade de pequeno porte, pode gerar uma escassez de contratação do serviço. Assim, o negócio pode quebrar rapidamente.

Na segunda situação: você decide abrir uma franquia de determinada empresa do setor alimentício em sua cidade. Contudo, tanto no que diz respeito à rede em si quanto ao setor, de modo geral, já há uma saturação, bem como fidelização dos clientes em outras unidades e empresas.

Com isso, seu negócio não consegue espaço para se destacar e, assim, pode encerrar as atividades antes do esperado. Assim, é fundamental se manter atento a essas questões e saber analisar quais são os melhores nichos para empreender.

Os melhores nichos para empreender

Mas então, quais são as áreas mais favoráveis no momento para quem deseja empreender? Há nichos específicos que podem ter melhores resultados e trazer o retorno esperado sobre seu investimento? A resposta é: sim! Vejamos as principais, a seguir.

Mercado de Certificação Digital

A segurança digital é um conceito cada vez mais valorizado nos tempos atuais. Afinal, dados são como o petróleo dos novos tempos e, portanto, prevenir problemas é fundamental para proteger a organização.

A Certificação Digital tem sido uma grande tendência por ser uma forma de proteger os contratos das organizações. Ela permite atestar a integridade dos documentos, mostrando que eles não foram alterados por meio de hackers, protegendo a organização de possíveis fraudes.

Além disso, com o distanciamento social ocasionado pelo novo coronavírus, tornou-se fundamental garantir formas de assinar contratos e documentos sem a necessidade de encontros presenciais. Com isso, os processos nas organizações são agilizados.

Uma opção interessante é atuar como uma Autoridade de Registro. Isso porque, para a comercialização de Certificados, é necessário ter uma autoridade que confirme a identidade da pessoa jurídica, como uma espécie de cartório. Atuar nessa área pode ser uma opção interessante.

É um mercado em forte expansão. O número de certificados digitais emitidos até novembro de 2020, durante a pandemia, já superava o total emitido em 2019. O ano foi encerrado com mais de 6 milhões de Certificados emitidos, fato ocorrido, principalmente, com a necessidade de fechar contratos e assinaturas sem contato físico. Essa tendência permanecerá no pós-pandemia.

Se ainda não está convencido, você pode, ainda, conferir alguns cases de sucesso nossos, como o da Certificaminas e o da Kaely.

Alimentação saudável

Outro nicho que tem ganhado bastante destaque no mercado diz respeito à alimentação saudável. Os últimos dados que temos, de 2019, do estudo da Euromonitor International, dizem que esse setor movimentou US$446 bilhões em todo o mundo e cresce, em média, 1,8% ao ano.

A tendência é que esses valores aumentem ainda mais, principalmente, após a pandemia do novo coronavírus. Isso porque, diante do cenário de distanciamento, muitas pessoas perceberam o impacto que a alimentação saudável traz para suas rotinas e cuidados com a saúde e decidiram, assim, investir em melhorias nesse aspecto.

Brechós

A sustentabilidade é, cada vez mais, um valor importante promovido socialmente, adotado pelo mercado e pelos consumidores em todo o mundo. Contudo, ações dessa natureza vão muito além de uma produção sustentável.

O consumo consciente ganhou força nos últimos anos, alavancando a atuação dos brechós. Por meio deles, abre-se a possibilidade de reutilizar roupas, sapatos e acessórios que não sãos mais úteis para seus donos e têm ainda boas condições para ser utilizados por outras pessoas.

Atualmente, com a entrada dessas empresas no e-commerce e redes sociais, abriu-se ainda mais as oportunidades para garantir melhores resultados ao longo do tempo. Um nicho específico nessa área são os brechós de luxo. Estima-se que, até 2021, o cenário alcance US$36 bilhões, fazendo parte de 9% do total do mercado de luxo. Interessante, não é mesmo?

Produtos personalizados

O foco no cliente trouxe uma demanda bastante interessante para um mercado específico: o de produtos personalizados. As pessoas gostam e desejam, cada vez mais, sentir que as empresas se preocupam com elas e desejem agradá-las.

Por isso, os itens personalizados fazem com que os clientes possam se sentir únicos para a empresa, recebendo produtos e brindes interessantes para suas rotinas. Por exemplo, ao adquirir um contrato de uma academia, receber um kit customizado, que tenha a ver com esse segmento.

Esse movimento também é importante para que seja possível melhorar o clima organizacional nas empresas e motivar colaboradores. Por exemplo, oferecer uma caneca personalizada para que eles possam tomar café, pode ser uma forma interessante de demonstrar que deseja tornar o ambiente de trabalho mais confortável para os funcionários.

Assim, esse é um ambiente propício para novos negócios, permitindo que seja possível alavancar resultados e conquistar um mercado interessante.

Produtos digitais

A transformação digital trouxe alterações significativas, que vão além das assinaturas digitais, que listamos anteriormente. Abriu-se, também, a possibilidade para o mercado de produtos digitais, que se trata de materiais que podem ser comercializados online e que agregam valor para o cliente. Podem abranger:

  • conteúdos em áudio e vídeo;
  • e-books;
  • cursos online;
  • webinários, entre outros.

Esse mercado tem tomado forma, principalmente, porque cada vez mais são valorizadas as medidas com foco em gerar valor para os clientes. Assim, pode ser uma alternativa interessante tanto de mercado quanto de complementação de renda para sua empresa.

Saber quais são os melhores nichos para empreender é um dos primeiros passos para abrir o seu negócio. Com isso, você consegue tomar decisões mais certeiras e importantes para os processos de abertura de um novo negócio.

Como falamos, tornar-se uma Autoridade de Registro pode ser uma opção interessante e com grande potencial de crescimento. Veja o case de sucesso da empresa Kaely e tire suas dúvidas sobre o tema.

Case de sucesso: Como a empresa Kaely cresceu 1.900% sendo uma Autoridade de Registro Soluti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *