Entenda 6 sinais da importância da presença online para a empresa

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O conceito de presença online, que já era tido como um atributo essencial para os negócios da atualidade, se tornou ainda mais relevante com o cenário de isolamento social. Hoje, mais do que nunca, estar na internet, explorar ferramentas digitais e atuar remotamente, em determinados segmentos, são diferenciais importantes, já em outros, uma questão de sobrevivência.

Ninguém questiona o fato de que a pandemia trouxe uma série de efeitos negativos aos negócios. No entanto, é preciso considerar também os impactos positivos dessa nova realidade. Por exemplo, o distanciamento social promoveu uma aceleração das tendências digitais e tecnológicas, impulsionando a transformação digital nos mais diferentes ramos empresariais.

Diante disso, gestores e líderes precisam estar ainda mais atentos ao movimento de digitalização do mercado, adaptando-se aos novos padrões e necessidades da sociedade — sob pena de ver o seu negócio ruir. Nesse sentido, como dito, fortalecer a presença online é um passo fundamental.

Dada a relevância que esse tema representa na atualidade, preparamos este artigo listando 6 sinais que demonstram o quanto é importante para a empresa se adequar e oferecer uma boa experiência digital. Acompanhe!

1. Negócios mais seguros

Com o distanciamento social e a imposição de restrições ao funcionamento presencial das empresas, as vendas remotas deram um salto nos últimos meses. Nesse cenário, consumidores que nunca haviam feito uma compra online, por exemplo, tiveram a sua primeira experiência nesse formato, rompendo uma grande barreira.

Tudo indica que essa é uma tendência que veio para ficar. Porém, os negócios precisam se atentar à questão da segurança, visto que ela é um dos elementos que mais geram preocupação e receio nos consumidores, quando o assunto é compras online — e certamente pode impactar o sucesso desse segmento.

Assim, ter presença online hoje é muito mais do que estar na internet. É necessário transparecer credibilidade e segurança, especialmente agora, com a entrada em vigor da LGPD. Nesse sentido, por exemplo, investir em soluções para a proteção de dados e das comunicações, como o Certificado SSL, assinaturas digitais e outras, é primordial para minimizar os riscos de golpes virtuais e fraudes.

2. Agilidade nas vendas

Em um contexto de incremento nas vendas remotas, via internet, a presença online também mostra sua relevância do ponto de vista da agilidade. Sem dúvida, gerenciar e executar processos de vendas a partir de um e-commerce, por exemplo, é muito mais produtivo e ágil do que por meios físicos tradicionais.

A automação é um diferencial importante dos meios digitais e permite que equipes reduzidas sejam capazes de gerenciar grandes volumes de vendas, atendendo com muito mais agilidade a eficiência e demanda do consumidor. Por essas e outras razões, é possível faturar mais no comércio online.

3. Proximidade com o cliente

Quando se pensa em presença online, um dos aspectos mais relevantes desse conceito é a proximidade com o cliente. Com a mudança de hábitos da sociedade, as pessoas passam cada vez mais tempo diante de dispositivos inteligentes e conectados, executando as mais diferentes tarefas — inclusive compras.

Nesse cenário de massiva utilização da internet, ter presença online é, também, ser visto pelo consumidor, é se relacionar de um jeito mais informal e próximo, gerando engajamento e identificação entre cliente e marca.

Hoje, por exemplo, as redes sociais se tornaram um ambiente altamente rico em termos de interações empresariais. Nesses canais, é possível não só vender diretamente, mas solucionar dúvidas, problemas e interagir de uma forma mais direta e leve com o cliente.

Essa comunicação mais próxima é um fator muito importante para a fidelização, além de ser um atributo que engradece a marca diante do seu público, fazendo dele um propagador de sentimentos positivos. No entanto, tudo isso deve ser trabalhado estrategicamente. Não basta simplesmente criar um perfil comercial na rede social — é importante deixar claro.

4. Posicionamento de mercado

No geral, o que se percebe no mercado é que as grandes marcas e as empresas mais respeitadas pelo consumidor têm uma forte presença online. Certamente isso não é uma coincidência, mas um reflexo dos novos hábitos e padrões de consumo da atualidade.

Nesse sentido, cada dia mais os meios digitais se inserem na realidade das pessoas e das empresas, tornando-se algo comum. Por isso, estar associado a esse movimento de digitalização também é tido como uma estratégia para um bom posicionamento no mercado.

Hoje, há uma forte tendência de pesquisar na internet e buscar soluções para dores e desejos, assim como é muito comum o consumo de conteúdo por meio desses canais. Logo, gerar valor, a partir de conteúdos e materiais relevantes, pode ajudar no posicionamento no mercado, ganhando autoridade e notoriedade.

A grande vantagem é o que os meios online são mais democráticos, permitindo que negócios de diferentes tamanhos e segmentos consigam alcançar o seu público e concorrer com empresas maiores e já consolidadas.

5. Oportunidade de negócios

Outro fator que demonstra por que as empresas precisam se atentar à presença online é a diversidade de oportunidades oferecidas pelos canais digitais. Recentemente, em razão do distanciamento social, o mercado percebeu a variedade de possibilidades que podem ser exploradas na internet, aplicativos e plataformas digitais.

Em razão do grande alcance que a internet proporciona, hoje é possível fornecer serviços e produtos dos mais diferentes tipos e nichos de modo totalmente remoto. Sem altos investimentos, um negócio novo pode crescer de maneira completamente democrática.

Por tal razão, muitos empreendedores estão focando as iniciativas digitais, enquanto empresas já consolidadas no meio físico colocam em prática estratégias omnichannel (multicanal).

6. Coleta e análise de dados

Por fim, toda essa atividade online, apoiada por novas ferramentas e soluções tecnológicas, muitas vezes baseadas em conceitos como Inteligência Artificial e Machine Learning, possibilita aos negócios explorar ao máximo as informações que trafegam na rede.

Na era da informação e do uso estratégico dos dados, ter presença online também significa saber aproveitar o feedback dos clientes, os dados de vendas, movimentos do mercado e tendências. Tudo isso, quando bem-trabalhado, pode conduzir o processo de tomada de decisão de uma forma muito mais assertiva.

Nesse sentido, por exemplo, os dados permitem:

  • antever demandas;
  • otimizar a comunicação da empresa;
  • personalizar o atendimento e os produtos;
  • otimizar o marketing;
  • avaliar a eficiência de processos;
  • identificar fragilidades e oportunidades.

Os dados se tornaram o petróleo da atualidade, sendo indispensáveis para a condução profissional e competitiva de qualquer negócio. E, nesse ponto, ser digital e estar online facilita muito o aproveitamento dos dados.

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