4 motivos para oferecer uma consultoria tributária ao seu cliente

- Tempo de leitura: 9 minutos.

Independentemente do porte ou segmento, gerenciar uma empresa e acompanhar todas as nuances que se relacionam com essa atividade não é algo simples. A todo momento, gestores precisam avaliar cenários e tomar decisões que, direta ou indiretamente, afetam os rumos da companhia e a rotina dos colaboradores.

Contudo, nem sempre quem está à frente da empresa dispõe do conhecimento necessário para tomar certas decisões e conduzir o negócio de forma precisa. Do ponto de vista contábil, por exemplo, por se tratar de um setor técnico e influenciado pelas mudanças normativas, pode ser extremamente arriscado e desafiador para o gestor assumir as responsabilidades relacionadas à tributação e aos expedientes fiscais e ainda cuidar da parte operacional da empresa — é nesse ponto que a consultoria tributária se mostra tão estratégica.

Nesse cenário, oferecer uma consultoria aos seus clientes pode cobrir uma demanda comum por conhecimento técnico e expertise na área tributária. Nesse formato, você pode ir além dos processos operacionais e cumprimento de obrigações, atuando como um parceiro estratégico do cliente, orientando-o e auxiliando-o na condução dos processos relacionados à tributação.

Confira, a seguir, 4 motivos que mostram que oferecer uma consultoria tributária pode gerar um diferencial para os seus serviços frente aos clientes!

O conceito por trás da consultoria tributária

O conceito de consultoria tributária não é algo difícil de se compreender. Na realidade, ele diz respeito a um conjunto de ações voltadas à verificação, análise e otimização do adequado pagamento de tributos incidentes sobre a empresa.

Em outras palavras, a consultoria é o aproveitamento do conhecimento técnico — e, também, da legislação — do profissional da contabilidade em favor da otimização dos expedientes tributários da empresa.

A consultoria é um formato moderno de atuação do profissional contábil, em conformidade com a contabilidade 4.0. Aqui, o que se busca é desenvolver uma verdadeira parceria com o cliente, orientando-o e auxiliando-o na condução dos processos contábeis, a partir de toda expertise, estudo e dedicação do profissional que presta o serviço.

Em um cenário em que a contabilidade consultiva é cada vez mais buscada e valorizada, ofertar esse tipo de serviço aos seus clientes é uma estratégia importante para crescer no mercado.

Sobretudo para pequenos negócios, cujo nível de profissionalização dos processos costuma ser menor, assim como o conhecimento a respeito da legislação tributária e dos expedientes tributários e financeiros, uma atuação profissional mais estratégica e menos operacional pode trazer resultados positivos desde o início, ajudando negócios a se adaptar à legislação, reduzir custos e aumentar a sua competitividade.

4 vantagens em oferecer uma consultoria

A consultoria tributária desponta como um modelo de atuação muito mais proativo em relação às demandas dos clientes. Nesse formato, os profissionais da contabilidade vão além da execução de expedientes, atuando com um viés mais estratégico, científico, buscando conhecer o negócio do cliente e encontrar a forma mais coerente e econômica para ajustá-lo à legislação tributária.

Em razão dessas características, a consultoria tributária garante uma série de vantagens para os seus destinatários. A seguir, reunimos algumas delas para mostrar por que esse formato de serviço deve ser oferecido aos seus clientes. Confira!

1. Reduz os custos com tributação

A consultoria tributária é desenvolvida lado a lado com o cliente, tomando por base as principais características e particularidades do negócio. Dessa forma, os profissionais e empresas que prestam esse tipo de serviço conseguem orientar os clientes de forma muito mais precisa, coerente e estratégica.

Um dos reflexos diretos dessa postura mais próxima da consultoria tributária é a redução dos custos com tributação. Nesse ponto, toda a expertise da assessoria, somada ao conhecimento do negócio do cliente, permite desenvolver um planejamento mais eficiente, priorizando a redução dos custos a partir de melhor enquadramento tributário, adaptação à legislação vigente, elisão fiscal e outras práticas.

2. Diminui o risco operacional

A assessoria tributária pressupõe o auxílio de profissionais especializados na parte contábil para dar suporte ao cliente. Diante disso, um dos ganhos percebidos pelas empresas é redução dos riscos operacionais, sobretudo com o pagamento indevido de tributos, descumprimento da legislação por desconhecimento ou erros na execução dos processos do setor.

Nesse sentido, a assessoria tributária é capaz de imprimir um alto grau de profissionalismo na gestão tributária do negócio do cliente, ainda que se trate de uma pequena empresa. Dessa forma, o risco de erros no atendimento da legislação, atrasos e incidência de multas e restrições junto ao Fisco se tornam menos comuns.

3. Aumenta a produtividade da equipe

A contabilidade é, sem dúvida, o calcanhar de Aquiles de muitas empresas. Em razão do rigor técnico e da vasta legislação a que as pessoas jurídicas se submetem, é muito comum ver negócios perderem tempo e competitividade em meio à burocracia do setor, especialmente devido à falta de conhecimento técnico.

Nesse cenário desafiador, ofertar serviços de consultoria tributária aos seus clientes pode ajudá-los a superar os entraves na execução dos processos típicos da contabilidade. Com apoio técnico e análises personalizadas acerca da situação da empresa, a consultoria oferece direcionamentos, insights e ferramentas para que a equipe do cliente desenvolva suas atividades com mais eficiência.

4. Promove a competitividade do negócio

Um dos pilares da assessoria tributária é a contabilidade consultiva, cujo funcionamento se baseia na atuação em parceria com o cliente, entendendo suas dores e necessidades, principalmente. Nesse sentido, é possível dizer que esse apoio mais próximo e personalizado, na prática, se converte em uma maior competitividade para a empresa.

A consultoria tributária ajuda no planejamento e gestão do negócio, seja por acompanhar as alterações na legislação, orientando gestores e líderes para as devidas prestações junto ao Fisco, seja por viabilizar a construção de um futuro mais sustentável para as finanças da companhia.

A otimização dos processos contábeis e a profissionalização das atividades desse setor, como vimos, estão entre os benefícios oferecidos pela consultoria. Esse cenário de otimizações promovido por ela impacta principalmente os custos, o compliance e o nível de qualidade da gestão interna.

Dessa forma, pode-se dizer que a assessoria contábil funciona como um verdadeiro diferencial competitivo. O apoio técnico e profissional, por exemplo, ajuda o negócio a economizar com o pagamento de tributos e/ou multas, recursos esses que podem ser direcionados a áreas mais estratégicas da empresa e que podem reforçar a sua atuação no mercado ou ajudar a expandir os negócios.

A consultoria tributária na prática

A consultoria tributária, como se viu, tem um perfil de atuação diferenciado. Além dos processos operacionais típicos da contabilidade, nesse formato há uma grande preocupação em se entender as necessidades do cliente e em auxiliá-lo a atingir os objetivos.

Nesse sentido, é preciso estar atento ao perfil dos clientes para identificar oportunidades para o desenvolvimento da consultoria tributária. É fundamental entender se as empresas para as quais você presta serviço têm dificuldade no atendimento da legislação e se a complexidade das operações demanda um maior nível de profissionalização da gestão contábil e tributária.

Ou seja, é preciso avaliar se os seus clientes estão prontos para atuar de forma mais estratégica e profissional. Se o sinal for positivo, invista em comunicação e no estreitamento da relação. Vá além do básico, envolva-se nas demandas do cliente e busque apoio na tecnologia para oferecer um serviço de consultoria tributária mais moderno, eficiente e personalizado.

Siga aprendendo mais sobre o segmento contábil e suas nuances. Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre essa área em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *