O que é contabilidade estratégica e quais são os seus benefícios?

- Tempo de leitura: 15 minutos.

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Clique no player abaixo:

A participação da contabilidade nas empresas, durante muito tempo, reduziu-se à execução de processos técnicos e cumprimento de obrigações acessórias. Contudo, ao longo dos anos e devido à evolução dessa importante ciência, já se fala em uma contabilidade estratégica, que, de certa forma, rompe com o modelo tradicional, mas não por abandonar a execução de tarefas operacionais.

Na realidade, nesse novo modelo, além das rotinas mais técnicas — ligadas ao cumprimento de obrigações, lançamento e recolhimento de tributos e gestão financeira —, estão presentes as atividades típicas de consultoria, fazendo do contador um parceiro da empresa.

Nesse cenário, a contabilidade estratégica vem para somar esforços na condução de negócio, independentemente do seu porte ou tipo. Com o apoio de profissionais da área, líderes e empreendedores conseguem ampliar sua visão sobre o negócio, sobre a sua realidade financeira e tomam decisões mais seguras e precisas.

Preparamos um artigo completo para que você entenda melhor o que é a contabilidade estratégica e quais são os seus benefícios. Acompanhe!

O que é a contabilidade estratégica?

Tradicionalmente, a contabilidade é uma ciência que tem uma grande representatividade nos negócios. Por estar associada diretamente com gestão de documentos, coleta, registro e organização de dados relacionados ao patrimônio e às finanças da empresa, esse setor é vital para a sobrevivência e o crescimento do negócio. Além disso, é responsável por cumprir diferentes expedientes técnicos impostos por lei.

No entanto, diante do passar dos anos e da evolução de conceitos e metodologias envolvidas com a contabilidade, hoje já se fala em um formato mais atualizado: a contabilidade estratégica. Esse termo vai além da contabilidade operacional, que é focada na execução de processos, para assumir uma posição de destaque na parte de planejamento, isto é, na condução da empresa.

A contabilidade estratégica é um dos pilares para a tomada de decisão de líderes e gestores, pois é capaz de oferecer um suporte informativo rico, concreto e preciso sobre a realidade operacional da empresa. Isso é muito útil na hora de entender a sua performance, projetar cenários e contornar dificuldades.

Na prática, o setor concentra seus esforços em atividades essenciais, como:

  • estruturação de planos e estratégias econômicas;
  • desenvolvimento de um bom planejamento tributário;
  • fixação e cumprimento de metas;
  • contribuição com a concretização dos objetivos do negócio.

Indo além, ele também é capaz de impactar positivamente a rotina da empresa ao participar mais ativamente dos seus processos e decisões. Nesse sentido, pode-se afirmar que esse setor é muito importante na otimização de pontos como:

  • utilização de recursos;
  • identificação de vulnerabilidades financeiras;
  • leitura do mercado e concorrentes;
  • comunicação interna e externa;
  • visibilidade dos custos;
  • mensuração de resultados e acompanhamento de indicadores.

Por fim, fica claro que a contabilidade estratégica está muito mais envolvida com a rotina do negócio, auxiliando em diversos processos, bem como indo além do controle patrimonial e execução de processos técnicos e burocráticos.

Quais são os benefícios desse método de gestão?

No dia a dia, a contabilidade estratégica pode agregar uma série de benefícios para os negócios que a utilizam. A seguir, mostraremos alguns dos principais.

É uma vantagem frente aos concorrentes

Enquanto muitos dos seus concorrentes estão presos na burocracia dos números e nos expedientes técnicos, com a contabilidade estratégica você pode ter um aproveitamento muito mais amplo e rico desse setor.

A partir de análises detalhadas, torna-se um diferencial valioso na tomada de decisão, o que ajuda a empresa a entender o cenário e atuar de modo competitivo frente aos seus concorrentes.

Proporciona uma visão mais detalhada e ampla das operações do negócio

Um dos fundamentos da contabilidade estratégica é a transparência. Assim, sua missão envolve a análise pormenorizada das atividades e os resultados do negócio, deixando claro todo o cenário para os tomadores de decisão.

Isso significa que a todo momento os líderes têm acesso a dados concretos e reais das finanças do negócio. Esse fato, na prática, permite decisões mais acertadas, além da redução de riscos, por exemplo, de endividamento e de compromissos de longo prazo sem as devidas projeções.

Otimiza o processo de tomada de decisões

Novamente, pontuamos a tomada de decisão como um dos grandes diferenciais da contabilidade consultiva. O fato é que nesse modelo os dados são mais bem estruturados e trabalhados, oferecendo visibilidade para os gestores e facilitando bastante a tomada de decisão.

Por exemplo, se o líder empresarial conhece bem as contas da empresa e consegue avaliar com segurança os cenários futuros, fica muito mais simples decidir sobre qual é o melhor momento para fazer novos investimentos, assumir um financiamento ou expandir seus negócios.

Reforça a eficiência operacional da empresa

A contabilidade é um dos setores que mais contribui para a profissionalização de um negócio. Organizar as finanças e ter um controle rígido sobre a movimentação de todos os recursos, ativos e passivos, sem dúvida, são características típicas de empresas de sucesso.

Nesse sentido, a contabilidade estratégica também dá a sua contribuição. Ao reforçar o rigor técnico nas análises e acompanhamento dos resultados, imprimindo processos modernos e estratégicos, é possível alcançar uma melhor performance operacional.

Com as finanças da empresa mais bem documentadas, torna-se simples controlar o orçamento, reduzir custos e identificar pontos de atenção. Tudo isso, direta ou indiretamente, permite otimizar as operações, seja viabilizando novos investimentos, seja eliminando pontos que drenam os recursos do negócio.

Aumenta a qualidade das entregas do contador

Os expedientes da contabilidade estratégica dependem de um maior aprofundamento quanto aos registros e às análise dos dados do negócio. Desse modo, o profissional precisa se relacionar mais e melhor com os diferentes aspectos financeiros, tributários e fiscais.

Essa postura permite entregas muito mais qualificadas. A necessidade de um estudo acurado das finanças vai muito além do simples cumprimento de obrigações acessórias por parte desse profissional, o que permite ao contador, com todo seu conhecimento e sua habilidade, prestar uma verdadeira consultoria acerca de questões como:

  • fluxo de caixa;
  • custos fixos e variáveis;
  • elisão fiscal;
  • gastos operacionais;
  • lucratividade e rentabilidade.

Todos esses conceitos exigem maior rigor na geração e no manuseio das informações, o que também reduz a probabilidade de erros nos processos, gerando cenários equivocados da empresa.

Quais são as melhores práticas ligadas ao conceito?

Depois de tudo que falamos, é nítido que a contabilidade estratégica tem um papel primordial para alavancar os resultados do seu dia a dia nesse setor. Contudo, é importante realizar as melhores práticas para esse objetivo, minimizando as chances de erro durante sua adoção. Vejamos algumas dicas essenciais a seguir.

Estar a par do cenário econômico

A contabilidade está intimamente ligada ao cenário econômico vigente. Problemas ocorrentes no cenário externo da empresa impactam a situação interna, de forma direta ou indireta. Quer ver um exemplo disso?

Em um cenário de crise econômica nacional, no qual há uma tendência da necessidade de aumentar a arrecadação, muito provavelmente os governos federais, estaduais ou municipais podem criar tributos para aumentar a arrecadação, que incidem sobre as empresas. O contador, assim, deverá estar atento a esse tipo de questão.

Além disso, cenários favoráveis ou desfavoráveis impactam o faturamento da organização, de forma que a contabilidade estratégica, prevendo essas questões, traçará as melhores soluções para minimizar impactos e potencializar rentabilidade diante dessas situações.

Portanto, não deixe de olhar para fora. Analise o cenário econômico, antecipe tendências e possíveis situações delicadas, esteja sempre atento ao levantamento de pesquisas de mercado e à economia nacional e internacional.

Com isso, você poderá preparar estratégias e organizar o terreno a fim de conseguir redirecionar a empresa para continuar trilhando o caminho de crescimento, sem maiores problemas em longo prazo, e minimizar impactos.

Controle de custos

Uma das principais atuações do setor contábil é o controle de custos. E a contabilidade estratégica tem um papel fundamental nisso, sendo o braço direito do profissional do setor para atuar de forma consistente. Isso porque o corte de gastos jamais poderá ser feito de forma arbitrária, ou poderá trazer mais problemas do que benefícios.

O contador precisa realizar um diagnóstico profundo e claro das despesas, bem como realizar a sua classificação considerando questões tais como:

  • impostos;
  • variações de câmbio;
  • imprevistos contábeis.

A partir disso, é possível analisar em quais pontos há desperdícios da empresa e como é possível traçar estratégias para esse objetivo. Por exemplo, o profissional, atento às questões de impostos, pode chegar à conclusão de que a mudança do regime tributário acarretará em menos despesas, sem gerar prejuízos e problemas legais.

Atenção ao fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um dos indicadores mais importantes que merecem atenção por parte dos gestores do setor contábil. Por isso, é importante estar atento sobre como ele se desenha ao longo dos períodos.

Na contabilidade estratégica, é fundamental analisar questões importantes, tais como:

  • gestão de cobranças;
  • prazos de recebimentos;
  • pagamento;
  • antecipação de recebíveis;
  • pagamento de empréstimos e financiamentos;
  • recebimento de crédito.

Dessa forma, o contador atentará a essas questões e vai conseguir analisar flutuações sazonais que merecem atenção, de forma que ele poderá antever essas questões e se preparar para tais momentos.

Por exemplo, há negócios que têm variações no fluxo de caixa ao longo do ano — como aqueles relacionados com o setor de turismo. Desse modo, o setor contábil precisa acompanhar o pagamento dos tributos, que são fixos, sem prejudicar o funcionamento da empresa durante o período.

Estratégias de investimento

A contabilidade estratégica precisa ir além das questões tradicionais e realizar uma implementação de estratégias de investimento, a fim de potencializar a rentabilidade em longo prazo. Um ponto que evidencia problemas nesse processo é quando se percebe falhas na captação de recursos.

Dentro dessa área, é preciso realizar uma análise prévia da atual conjuntura do negócio, com os financiamentos e empréstimos a serem pagos, o atual fluxo de caixa e o grau de inadimplência do negócio.

A partir disso, é possível analisar como realizar investimentos pela empresa, conseguindo outra fonte de renda, que poderá ser revertida posteriormente em melhorias para o negócio, potencialização dos lucros, entre outras questões importantes.

Por exemplo, será que seu negócio pode atuar, no momento, como um investidor anjo para startups? O profissional que atua com princípios da contabilidade estratégica consegue observar se é um bom timing, decidir o valor ideal de investimento e auxiliar na tomada de decisões da diretoria, a partir de dados concretos sobre a viabilidade desse tipo de situação.

Dessa forma, sua empresa pode adotar outras formas de rentabilidade que não sejam apenas ligadas à comercialização do core business. Isso se torna interessante, por exemplo, para suprir valores em momentos de baixa de vendas, como nos períodos sazonais.

Tecnologia como apoio

A transformação digital trouxe uma série de benefícios às organizações. Uma delas diz respeito à adoção de tecnologias que potencializam resultados para os mais diferentes setores. E na contabilidade estratégica, ela é fundamental.

Atualmente, é muito difícil ter uma gestão estratégica e eficiente, de qualquer setor, sem contar com soluções e tecnologias. Essas soluções facilitam o controle de dados, visualização dos atuais resultados da empresa em tempo real, por meio de relatórios e dashboards intuitivos, bem como pode ser integrado a sistemas de informação de outros setores do negócio.

Assim, o profissional estará sempre com as informações mais atualizadas em mãos e poderá atuar diretamente, no tempo correto e de forma eficiente, em vez de esperar o encerramento de um período para analisar a questão.

Vamos a uma exemplo: a ferramenta pode apontar problemas de fluxo de caixa que estejam ocorrendo neste momento e, caso não sejam revertidos, acarretarão prejuízos consideráveis no final do período. Com a solução em mãos, o gestor contábil estará vendo as questões em sua tela, naquele momento, e poderá agir preventivamente.

Segurança das informações

É importante considerar que o uso das soluções implica em maior necessidade de estar atento à segurança das informações. Afinal, a proteção dos dados da empresa deve ser uma preocupação constante, seja para garantir fluxos de trabalho sem interrupções, seja para cumprir os dispositivos legais — como a LGPD, legislação que entrou em vigor em agosto de 2020 e está diretamente relacionada com essas questões.

A Certificação Digital, portanto, tem um papel importante nisso, e você deve estar atento ao seu uso. Muitos sistemas de emissão de notas fiscais, por exemplo, exigem a certificação para a realização das transações, como uma forma de proteger a identidade digital da organização. Assim, empresa e setor contábil poderão ficar tranquilos que não haverá nenhum tipo de problema relacionado à fraude.

A contabilidade estratégica traz uma roupagem moderna para a empresa, conforme a contabilidade 4.0. Em um cenário de alta competitividade, ter o apoio estratégico de profissionais e dados concretos no processo de tomada de decisão é um diferencial valioso, especialmente quando se trata de uma pequena empresa, que precisa ser ainda mais eficaz na gestão dos seus recursos.

Então, gostou deste conteúdo? Que tal saber mais sobre Procuração Eletrônica, outra facilidade que otimizará ainda mais seu tempo nas rotinas diárias de trabalho.

Como fazer uma procuração eletrônica? Veja o passo a passo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *