O sucesso nos negócios está relacionado a uma série de variáveis. Contudo, existem algumas que são ainda mais importantes, figurando como verdadeiros pilares na jornada de um empreendedor. Um exemplo claro disso é o chamado networking, conceito que traduz toda a importância que firmar boas relações pessoais e profissionais tem para o crescimento saudável e estratégico de um empreendimento.
A realidade é que é bem difícil iniciar e conduzir um negócio de forma completamente autônoma. Especialmente para quem não tem uma vasta experiência e nem dispõe de um grande capital, assumir todas as responsabilidades do empreendimento, sem apoio de parceiros, colaboradores e terceiros, é ainda mais complexo.
Nesse contexto, o networking desponta como uma estratégia indispensável na atualidade. Afinal, em um mercado cada dia mais democrático e globalizado, em que as informações estão mais acessíveis e as atividades mais interligadas, enxergar um negócio como uma “ilha” não é o mais indicado para quem deseja prosperar mais rapidamente.
Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar a importância do networking no cenário dos negócios. Continue a leitura e aprenda como ampliar sua rede de contatos com essa estratégia!
O que é Networking?
Networking é estabelecer e aprimorar relações profissionais em diferentes ambientes e situações, com o objetivo de utilizar essa rede de contatos de maneira positiva. Diferentemente do que muitos pensam, o networking não está relacionado à criação forçada de relações profissionais baseadas apenas em interesse.
Na realidade, estamos falando de uma estratégia extremamente útil e importante no cenário empresarial atual, em que a alta competitividade do mercado faz com que profissionais e empresas se fortaleçam a partir da atuação conjunta e colaborativa.
Qual é a importância dessa prática?
Sobretudo para o empreendedor iniciante, o networking pode servir de base para o crescimento sólido e acelerado do negócio. Manter boas relações com profissionais especializados, empresas já estabelecidas no mercado e terceiros é uma grande fonte de conhecimento, insights e oportunidades.
Sozinho, o mercado pode ser ainda mais intransigente, não permitindo que os novos negócios sequer cheguem a aproveitar as boas oportunidades. Por outro lado, quando se tem o apoio de uma rede de contatos estratégica, formada por pessoas e empresas experientes, sem dúvida alguma, a jornada se torna menos arriscada e incerta.
Como fazer um bom Networking?
A efetividade da estratégia de networking depende muito da forma como ela é executada. Por isso, é importante conhecer algumas premissas básicas para aumentar as chances de sucesso. Para ajudar, preparamos algumas dicas. Confira!
Seja pontual nas interações
É preciso ser objetivo nas interações, demonstrando interesse na parceria e deixando claro qual é a utilidade das ideias. Como dito, estamos falando de uma prática que estimula as relações profissionais. Logo, todos querem ajudar para serem ajudados — é preciso ter isso em mente sempre.
Dessa forma, quem busca estabelecer uma boa rede de contatos, além de mostrar que pode ser útil, precisa saber transmitir isso de forma correta, se comunicando com eficiência para transparecer credibilidade e confiança aos demais. Além disso, a sua proposta precisa ser concisa e direta, já que muitas vezes haverá pouco tempo para atrair e ganhar a confiança de um possível contato.
Esteja sempre à vista
Outro pilar do bom networking é a visibilidade. Só cria uma boa rede de contatos quem está o tempo todo envolvido em ações, eventos e interações — seja presencialmente ou não — relacionadas à sua área de atuação ou afins.
Ou seja, é preciso se fazer presente e visível para o mercado. As oportunidades existem, mas é fundamental que você saia em busca delas para que consiga aproveitá-las. Pense nisso!
Seja verdadeiro
Aproximar-se de um contato com interesse profissional não é nenhum demérito. Pelo contrário, essa é uma prática comum na atualidade e muito vantajosa para o crescimento do negócio. Porém, ninguém gosta de se sentir enganado enquanto se relaciona com outra pessoa.
Por essa razão, a dica que damos é que você seja sempre verdadeiro ao tentar expandir sua rede contatos. É imprescindível deixar claro quais são seus interesses, suas propostas e, também, como você pode acrescentar às atividades desse novo contato.
No mundo dos negócios, a confiança é uma das bases das relações, e essa característica deve ser fortalecida desde a primeira interação, quando você deixa claro seus objetivos e necessidades.
Como ampliar a sua rede de contatos?
O ideal do networking é que ele seja um processo orgânico, isto é, autônomo e que acontece naturalmente. No entanto, para que isso ocorra com mais facilidade, é preciso criar as situações ideais e aproveitar as oportunidades. Existem diferentes formas de se ampliar a sua rede de contatos. A seguir, listamos algumas para expandir os seus horizontes. Confira!
Visitas e contatos tradicionais
Pode-se, por exemplo, investir no caminho tradicional, visitando empresas e profissionais com os quais você tem algum interesse profissional e que podem firmar algum tipo de parceira com o seu negócio. Além disso, esse contato também pode ser efetivado por telefone, e-mail ou com uma reunião. Durante muito tempo, essa foi a forma mais comum de se fazer networking.
Redes sociais e internet
No mais, existem também a internet, os aplicativos e as redes sociais, que servem de base para contatos iniciais, já que são mais acessíveis e usuais na atualidade. Hoje, inclusive, existem redes sociais voltadas exclusivamente para os contatos profissionais, a exemplo do LinkedIn, que oferece um ambiente bastante democrático e interessante para se buscar novos parceiros.
Em razão da conectividade do mundo moderno, muitas interações se dão virtualmente. Logo, explorar as redes sociais por meio de notícias, compartilhamento de experiências e depoimentos, troca de informações, ou mesmo para divulgar algo do seu interesse, são ações que podem abrir muitas portas para um bom networking. Além do alcance ser amplo, existe o diferencial da segmentação nessas redes sociais, já que nelas grande parte dos usuários têm interesses profissionais em comum, o que facilita as interações e aumenta a probabilidade de bons negócios.
Eventos da área
Por fim, não podemos de deixar de pontuar sobre a importância de participar de eventos — como workshops, feiras e cursos — relacionados à sua área de atuação. Esses locais, além de serem muito úteis para o aperfeiçoamento intelectual, também podem colocar você em contato com diferentes profissionais e empresas, criando oportunidades para novas interações e expansão da sua rede de contatos.
Como aproveitar as oportunidades geradas por sua rede de contatos?
O networking pode ser explorado de diferentes formas. Hoje, é muito comum a utilização dessa ferramenta para o firmamento de acordos comerciais, contratos e parcerias, por exemplo.
Contudo, é preciso deixar claro que o networking pode ser ainda mais valioso, especialmente para o novo empreendedor. Com os contatos certos, é possível obter insights, orientações e auxílio de outros profissionais e empresas já experientes no mercado.
Imagine como isso pode ser interessante para o empreendedor que deseja atuar de forma competitiva, contornando os riscos do mercado e evitando os erros mais comuns no início da maior parte dos negócios a partir da orientação de empresas do ramo. Esse apoio em forma de “mentoria”, a depender da situação, pode ser mais valioso que o apoio operacional e financeiro de um contato.
Operacionalmente falando, o networking pode trazer um grande reforço para as atividades do negócio. A possibilidade de negociar com novos fornecedores, trabalhar com preços mais competitivos, prospectar clientes e se valer da imagem e notoriedade de um parceiro já validado no mercado são exemplos claros de como o networking pode ajudar uma empresa a melhorar seus resultados.
Por fim, investir no networking é um caminho bastante estratégico para quem deseja aumentar sua competitividade no mercado e aproveitar melhores oportunidades sem necessariamente ter que investir recursos. Além disso, o apoio estratégico na condução do negócio permite que você aprenda com os erros e acertos de terceiros e parceiros, aumentando significativamente as chances de sucesso.
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