Certificado de Atributo: o que é e para que ele serve?

- Tempo de leitura: 8 minutos.

A internet ofereceu às pessoas e às empresas a possibilidade de realizar uma série de atividades online. Hoje a rede permite, por exemplo, fazer a comunicação ativa de dados e informações, realizar transações comerciais e bancárias e muitas outras ações de caráter sensível e que demandam mais segurança e autenticidade dos indivíduos envolvidos. Nesse contexto, o Certificado de Atributo surge como uma tecnologia bastante útil na realidade atual.

O Certificado de Atributo, como veremos adiante, tem um papel importante no dia a dia dos negócios atuais, aumentando o rigor na execução de tarefas em ambientes online, as quais dependem de autenticação de características pertencentes a pessoas, empresas e coisas.

Preparamos este post completo para esclarecer melhor o que é o Certificado de Atributo e quais as principais aplicações para essa moderna ferramenta. Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, basta continuar com a leitura!

O que é o Certificado de Atributo?

O Certificado de Atributo (CA) nada mais é do que um conjunto de informações ou estrutura de dados que dizem respeito a uma gama de atributos (qualificações e características) constantes em campos de um Certificado Digital, ou anexadas a um outro Certificado e assinados com a chave pública da autoridade que o emitiu. O certificado de atributo também segue o padrão X.509, adotado pela ICP-Brasil na emissão de Certificados de pessoa física, jurídica e de equipamentos.

Na prática, o que o Certificado de Atributo faz é definir uma autorização de acesso ou uso, por exemplo, com base na confirmação de atributos do portador do Certificado. Em outras palavras, o CA atesta que uma determinada pessoa tem autorização para realizar atividades específicas. É uma espécie de identificação eletrônica assinada digitalmente e que tem informações do seu titular.

Qual é a finalidade do uso de um Certificado de Atributo?

Inicialmente, é preciso destacar que o Certificado de Atributo precisa ser gerado por uma Entidade Emissora de Atributo (EEA), a qual deve atender aos requisitos de conformidade, de acordo com a estrutura da ICP-Brasil.

Um ponto que merece atenção é a diferenciação entre o Certificado de Atributo e o Certificado Digital convencional. É preciso deixar claro que se tratam de ferramentas distintas. A diferença básica entre elas é que o CA não contém as chamadas chaves criptográficas, enquanto o Certificado Digital trabalha com uma chave pública e uma chave privada. Além disso, o Certificado de Atributo qualifica o seu titular por meio de atributos específicos.

Outra vantagem importante do Certificado de Atributo é a completa preservação do Certificado Digital pessoal ao qual ele está ligado, uma vez que, se a pessoa deixar de possuir um atributo, por qualquer motivo que for (demissão, revogação de licença de exercício de profissão, mudança de cargo, empresa ou endereço empregatício etc.) somente será preciso revogar o Certificado de Atributo, permanecendo válido o Certificado pessoal.

Dito isso, agora podemos elencar algumas das funções e finalidades de utilização do Certificado de Atributos. Confira!

Controle de acesso a determinados ambientes e documentos

Na prática, o CA pode ser utilizado por empresas na hora de conceder ou restringir o acesso de funcionários a sistemas ou documentos sensíveis. Assim, somente o funcionário identificado com os atributos requisitados poderá ser autorizado.

Para tanto, é necessário que os Certificados Digitais desses indivíduos possuam um campo específico ou um conjunto de informações que atribuam as credenciais requisitadas para o acesso.

Por outro lado, quando o requisitante não dispõe do Certificado de Atributo, a permissão não é concedida. Na realidade de uma empresa, muitas situações podem ocasionar esse tipo de situação, como a transferência de um funcionário para outro setor, demissão ou mesmo a desnecessidade de que ele tenha acesso a determinados conteúdos dentro da organização.

Autenticação de profissionais em ambientes digitais

Do mesmo modo, profissionais como advogados, médicos, contadores e engenheiros, por exemplo, também podem utilizar o Certificado de Atributo como meio para comprovar suas qualificações perante entidades públicas e privadas, quando esse tipo de verificação for realizado por intermédio de plataformas digitais.

Delegação de poderes por procuração

Ao fazer uso do Certificado de Atributo, uma empresa pode, por exemplo, atribuir a determinados funcionários a autorização para a execução de certas atividades, ou para assumir compromissos em seu nome, como fechar contratos, gerenciar processos internos, tomar decisões, entre outras.

Esse tipo de funcionalidade facilita bastante as operações de empresas que apresentam um alto grau de descentralização, tendo filiais e funcionários em diferentes localidades. Assim, por exemplo, o diretor ou gerente de uma companhia pode delegar atribuições a um funcionário, por meio do Certificado de Atributo, para que ele esteja apto a tomar decisões de forma autônoma e acesse informações e documentos necessários à sua atuação.

Autenticação de funcionários

Como dito inicialmente, o meio online tem servido de base para uma série de atividades. Porém, devido aos riscos inerentes ao uso da web, sobretudo para a comunicação e compartilhamento de dados e informações sigilosas, investir em segurança da informação se tornou uma demanda cada vez mais importante no meio corporativo.

Nesse contexto de grande necessidade por rigor e segurança nas atividades em meio digital, utilizar o Certificado de Atributo gera uma vantagem bastante significativa. A partir dessa ferramenta, por exemplo, é possível qualificar o seu titular para a execução de determinada ação.

Com o benefício de ser esse Certificado uma ferramenta de infraestrutura simples e de fácil manuseio, essa solução é extremamente competente na hora de qualificar um usuário, autenticando a sua identidade com base em dados seguros. Além disso, ela também permite a concessão de privilégios a funcionários ao avaliar as suas credenciais e atributos, garantindo que somente os colaboradores autorizados executem determinadas funções dentro da empresa.

Quais os diferenciais da solução S.DNA?

O Soluti Digital Network Attribute (S.DNA) é uma solução desenvolvida para reunir um conjunto de características (atributos) pertencentes a um indivíduo, empresa ou produto, com o objetivo de tornar essas informações públicas, podendo ser facilmente consultadas para a avaliação de confiabilidade e credibilidade.

O S.DNA vincula atributos a tudo aquilo que pode ser catalogado. O diferencial é que faz isso de forma simples, completa e totalmente segura. Na prática, a solução apresenta aos consumidores detalhes sobre as características (atributos) de produtos, como: composição, forma de fabricação, entre outros, seja por meio de fotos ou por texto.

Essa é a ferramenta ideal para que empresas que desejam catalogar acervos, arquivando evidências técnicas de maneira sistematizada e com total valor legal, a partir de um Certificado de Atributo, o que torna as informações autênticas e irrefutáveis.

Então, gostou deste artigo? Continue se informando e aprendendo mais sobre esse e outros temas relacionados. Assine nossa newsletter e recebaaos melhores conteúdos direto no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *