5 tendências de inovação e tecnologia no mercado financeiro

- Tempo de leitura: 8 minutos.

Não pode ler o conteúdo agora? Ouça o áudio do artigo, dê o play:

Os processos inovadores estão presentes em diversos setores da economia e em diferentes atividades, sendo que essa lógica também se aplica ao mercado financeiro. Assim, as instituições desse segmento contam com os recursos tecnológicos para melhorarem a eficiência dos seus processos.

Desse modo, novas tecnologias ajudam as empresas do setor financeiro a aumentarem a produtividade, serem mais eficientes em seus processos e também a aprimorarem sua segurança no ambiente digital. Diante desse cenário, podemos dizer que as ferramentas tecnológicas e a inovação são indispensáveis para as instituições financeiras.

Nesse sentido, continue a leitura e conheça 5 tendências de inovação e tecnologia que tem apoiado a modernização do ecossistema do Sistema Financeiro Nacional.

Panorama da inovação no mercado financeiro

A Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2021 apresentou informações relevantes relacionadas ao panorama da inovação no mercado financeiro — setor marcado pelo aumento dos investimentos na área tecnológica. De acordo com o levantamento, os investimentos em tecnologia cresceram 8% em 2020.

Nesse contexto, os bancos priorizaram ferramentas relacionadas à inteligência artificial e à segurança cibernética. A proteção das informações é uma questão fundamental, sobretudo, quando se observa as prerrogativas da LGPD que afeta, entre outras, as atividades das instituições financeiras.

Outra questão relevante dentro da inovação no mercado financeiro são as ferramentas de treinamento a distância. Elas ganharam ainda mais importância no cenário de pandemia, já que muitas pessoas ainda trabalham de casa para possibilitar o isolamento social e combater o Coronavírus.

Essa lógica não difere em relação aos bancos. As empresas desse setor investiram em ferramentas de trabalho remoto para favorecer o desenvolvimento de atividades dos funcionários no regime de home office. Por meio dessas plataformas, as instituições financeiras conseguem treinar mais pessoas, com despesas menores e maior eficiência.

Qual a importância da inovação e da tecnologia no mercado financeiro?

Por diferentes razões, a inovação e a tecnologia são fundamentais para o desenvolvimento das instituições financeiras. Primeiramente, as empresas do setor vão contar com processos digitais mais eficientes. Desse modo, as organizações serão mais produtivas e saberão alocar o capital humano de forma eficiente.

Além disso, as novas tecnologias contribuem para a automação de diferentes atividades. Isso ajuda as instituições financeiras a reduzirem o tempo com tarefas burocráticas. O foco em tarefas estratégicas e que possam contribuir para o crescimento do empreendimento também é favorecido.

Os processos inovadores ainda são capazes de ajudar as empresas a aproveitarem melhor os recursos financeiros, tornando-as mais lucrativas. Diante desse cenário e dos benefícios apresentados, é possível afirmar que as novas ferramentas tecnológicas são indispensáveis para as instituições financeiras.

Quais são os principais avanços no mercado financeiro?

O mercado financeiro tem passado por diversos avanços no que diz respeito à inovação e tecnologia. Esse segmento mercadológico segue uma tendência de digitalização de diversos processos e de integração de sistemas. Veja alguns exemplos:

1. Centralização do pagamento de tributos

A centralização do pagamento de tributos foi uma das 11 soluções inovadoras escolhidas pelo LIFT Lab em 2021. O laboratório tem como finalidade desenvolver protótipos de produtos inovadores, prática que contribui para o desenvolvimento de melhores serviços.

Empresas dos mais variados segmentos pesquisam formas de pagar diversos tributos em conjunto para seguir suas atividades. A legislação tributária brasileira é bastante complexa, onde é necessário ter conhecimento das legislações de tributos federais, estaduais e municipais. Nesse contexto, uma das principais soluções inovadoras é a plataforma de centralização para pagamento de tributos por meio da Carteira Digital. Por meio dessa solução, torna-se possível pagar os tributos em apenas 15 minutos.

2. Inteligência Artificial

A inteligência artificial automatiza diversos processos nas instituições financeiras. Essa ferramenta é capaz de processar e interpretar um grande volume de informações ao mesmo tempo. Além disso, a partir da coleta e análise de dados, as plataformas de inteligência artificial são capazes de identificar padrões e tomar decisões eficientes para aprimorar os processos nas organizações.

No mercado financeiro, a inteligência artificial também está presente no desenvolvimento de chatbots. Essa ferramenta proporciona a automatização de diversos processos e diminui os custos relacionados ao retrabalho. Ela também contribui para uma melhor gestão e alocação do capital humano nas empresas do segmento financeiro.

3. Internet das Coisas

Também conhecido como Internet of Things, o IoT facilita a integração de diversos equipamentos físicos à internet. Por meio dessa ferramenta, torna-se possível personalizar a experiência dos acionistas, melhorar a tomada de decisão por parte dos gestores das instituições financeiras e otimizar a gestão das empresas do segmento.

4. Blockchain

Trata-se de uma ferramenta tecnológica descentralizada e criptografada, o que contribui para melhorar a segurança das informações presentes nos sistemas. Ao contar com o blockchain, as empresas do setor financeiro reduzem a execução de tarefas manuais, otimizam a produtividade e podem contar com mais uma ferramenta que é capaz de identificar fraudes e inconsistências nas transações financeiras.

5. Assembleia Digital

As instituições financeiras já contam com ferramentas de Assembleia Digital, simplificando e otimizando o complexo processo assemblear. Por meio dessa plataforma, as empresas do segmento financeiro conseguem reduzir gastos e garantem mais segurança e transparência aos acionistas.

Além disso, a Assembleia Digital é capaz de assegurar mais transparência nas votações e garante mais eficiência ao processo. Ao centralizar diversos documentos relacionados à Assembleia, como os editais de convocação, atas e votos dos acionistas, torna-se possível ter acesso rápido a informações confiáveis e otimizar a produtividade de todo o processo.

A inovação e a tecnologia estão cada vez mais presentes no mercado financeiro. As inovações propiciam processos digitais mais eficientes, com melhor aproveitamento da equipe. Conheça a solução de Assembleia Digital da Soluti e veja como a sua instituição pode ter Assembleias mais eficientes, ágeis e seguras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *