O início de qualquer empresa é sempre o período mais complexo da jornada de crescimento. Contornar os desafios do mercado, como a intensa concorrência e a escassez de capital, certamente exige decisões mais certeiras, além de estratégias para alavancar o negócio desde o início.
Nesse cenário, diferentes ações podem contribuir com o desenvolvimento do negócio, aumentando o volume de clientes e o faturamento. Um grande exemplo está no marketing digital para empreendedores, uma estratégia que desponta como uma das mais eficientes quando se busca reforçar a marca da empresa, alcançar novos clientes e gerar autoridade no mercado, sobretudo no seu estágio inicial.
Hoje, devido à difusão dos meios digitais, investir em estratégias online é um dos caminhos mais indicados para se desenvolver um marketing eficiente, econômico e alinhado aos padrões do mercado.
Para comprovar essa afirmação e ajudar você a extrair o máximo proveito do marketing digital, preparamos este artigo com algumas orientações valiosas de como empregar essa poderosa ferramenta. Continue a leitura e confira!
Os benefícios do marketing digital para empreendedores
Hoje, grande parte das empresas, sejam elas iniciantes no mercado, sejam negócios já consolidados, utilizam o marketing digital como instrumento para fortalecer a sua marca e angariar novos clientes.
Como dito, a difusão dos meios online tem feito com que mais pessoas consumam conteúdo e serviços por esses canais, aumentando o alcance de estratégias de marketing focadas na internet.
Para se ter uma ideia do potencial que estratégias online apresentam, três a cada quatro brasileiros têm acesso à internet. Isso corresponde a um total de 134 milhões de pessoas, segundo dados da pesquisa TIC Domicílios 2019 — um dos mais importantes levantamentos sobre o assunto.
Assim, sobretudo para empreendedores iniciantes, investir em estratégias baseadas no uso da internet e dos meios online, como o marketing digital, sem dúvida, pode gerar resultados bastante satisfatórios. A seguir, listamos alguns dos benefícios que reforçam essa afirmação. Veja!
Custo mais acessível
Desenvolver um marketing em formato digital é notoriamente mais acessível que estratégias tradicionais. Especialmente em relação aos custos, a internet oferece um espaço mais democrático e acessível, o que é vital para que pequenos negócios consigam alcançar o seu público e fortalecer a marca.
Hoje, o marketing digital está em plena ascensão. A cada dia, mais pessoas passam a se conectar à internet, a utilizar os meios online para se informar, solucionar problemas e consumir. Diante dessa realidade, existem diferentes caminhos pelos quais o empreendedor pode seguir para oferecer seus serviços e prospectar clientes com um investimento extremamente reduzido.
Um grande exemplo é o uso das redes sociais, local em que se pode estabelecer contato direto com o público, além de nutri-lo com frequência sobre as atividades e diferenciais da empresa. No mesmo sentido, blogs e sites institucionais figuram como estratégias bastante efetivas e econômicas para aumentar a presença online e conquistar a confiança do cliente.
Maior alcance
Outro diferencial valioso do marketing digital está no seu alcance. Como o número de usuários de canais digitais para as mais diversas finalidades só cresce, as estratégias focadas nesse meio se tornam extremamente amplas.
De acordo com os dados da pesquisa TIC Domicílios 2019, 74% da população acima de 10 anos e 71% dos domicílios têm acesso à rede. Esse dado já oferece uma percepção do que é o mercado digital atual e mostra todo o potencial de audiência que os canais baseados na internet e em redes sociais, por exemplo, podem oferecer em termos de marketing.
Alto poder de segmentação
O marketing digital, diferentemente do marketing tradicional, apresenta um alto poder de segmentação das suas campanhas. A exemplo, estratégias de anúncios pagos podem ser devidamente ajustadas à persona, o que não só reduz os custos, mas aumenta a probabilidade de retorno dos investimentos.
Hoje, com os avanços dos serviços de anúncios, como o Google, algoritmos altamente complexos de Machine Learning são capazes de otimizar as campanhas, entendendo a fundo os hábitos e preferências dos usuários.
Assim, por exemplo, é possível recortar um público ideal para as suas estratégias, definindo sexo, interesses, perfil econômico, posição geográfica, entre outras variáveis. Assim, empresas — principalmente as de pequeno e médio porte — podem investir seus recursos em anúncios e campanhas publicitárias mais estratégicas e econômicas, focadas no público certo.
As estratégias para um marketing digital mais efetivo
Não há dúvidas de que o marketing digital para empreendedores é uma ferramenta extremamente eficiente. Contudo, como qualquer outra estratégia, é necessário estabelecer um planejamento, focando naquilo que é mais essencial para a empresa. Esse planejamento é o que garante mais precisão às campanhas, antecipando resultados e o crescimento do negócio.
A seguir, listamos algumas dicas para montar uma estratégia ainda mais produtiva para o marketing digital da sua empresa. Acompanhe!
Pesquisar o mercado e concorrentes
Quem pretende iniciar um negócio deve estar atento ao mercado em que pretende atuar. Em muitos casos, a competitividade do segmento acaba por exigir ações mais estratégicas, a criação de diferenciais e uma geração de valor mais rica para o propenso cliente.
Assim sendo, ao se planejar uma ação de marketing digital, ter um bom conhecimento sobre o mercado e sobre os concorrentes é um dos primeiros passos para se atingir o sucesso. É necessário entender o que o concorrente faz para atrair o público, quais são seus acertos e, principalmente, suas principais fragilidades.
A ideia é sempre entregar uma proposta mais valiosa que a do concorrente, baseando-se nas demandas mais latentes do mercado.
Criar uma persona
Outra estratégia que facilita bastante o desenvolvimento do marketing digital é a definição de uma persona, que é a representação do cliente ideal, isto é, uma recriação do perfil do propenso usuário dos serviços/produtos da sua empresa.
Assim sendo, é fundamental desenhar bem a persona, pensando em diferentes atributos de personalidade, interesses, faixa etária, dores, perfil financeiro, entre outros pontos que ajudem o negócio a ofertar serviços ainda mais relevantes e alinhados às demandas desse cliente em potencial.
Ter uma persona bem definida é o que permite ajustar produtos e serviços, otimizar a linguagem e a comunicação da empresa, direcionar investimentos e adaptar o marketing. Tudo isso para tornar as ofertas da empresa mais aderentes ao perfil do cliente, com mais probabilidade de impactá-lo positivamente.
Planejar recursos e ações
Sobretudo no estágio inicial, o orçamento das empresas costuma ser bastante reduzido. Por essa razão, é necessário ser ainda mais efetivo com as ações de marketing, priorizando aquilo que trará mais retorno para a empresa.
Nesse sentido, é preciso dimensionar os recursos a serem empregados com marketing digital. É necessário definir o que será empregado em anúncios pagos, na criação de um blog ou site institucional, quanto será investido na criação de material publicitário, entre outros pontos, por exemplo.
Com uma persona bem definida e um bom entendimento do mercado e concorrentes, esse planejamento se torna bem mais fácil. Assim, é mais simples segmentar ofertas, posicionar o negócio e investir naquilo que pode ser mais atrativo para o cliente.
Produzir e ofertar conteúdos relevantes
Hoje, o cliente tem à sua disposição uma infinidade de informações e de empresas oferecendo propostas praticamente idênticas. Logo, se diferenciar é um dos principais desafios impostos pelo marketing digital na atualidade.
Com tanto conteúdo disponível na internet, é cada vez mais difícil ser encontrado, ser respeitado e valorizado no mercado. A saída para contornar esse desafio é investir na oferta de conteúdos de alto padrão e de extrema relevância.
Se deseja prospectar um cliente no ramo da contabilidade, por exemplo, é necessário ofertar conteúdos que façam parte desse contexto e que sejam ricos e atuais, gerando autoridade da sua marca no mercado e mais interesse do propenso cliente.
Além do mais, a oferta de conteúdos relevantes e estrategicamente desenvolvidos para serem veiculados na internet, também pode posicionar melhor a página ou blog da empresa na internet, por meio de otimizações de SEO, colocando o negócio no topo das buscas do Google e garantindo mais visibilidade.
Diversificar técnicas de divulgação
O marketing digital da atualidade é bastante amplo. Além de diferentes canais pelos quais ele pode ser desenvolvido, há também diferentes estratégias que podem ser utilizadas para atingir o seu público, fortalecendo a marca, criando interesse e convertendo tudo isso em negócios.
Nesse sentido, é fundamental investir na diversificação das técnicas de divulgação. Aumentar a presença online, hoje, é indispensável para quem quer ser visto, conhecido e buscado. Nesse sentido, citamos as seguintes ferramentas que podem ser empregadas:
- e-mail marketing;
- links patrocinados;
- anúncios pagos;
- publicidade em redes sociais;
- blogs.
Todas essas técnicas garantem uma maior proximidade com o público, reforçando o contato com a marca e com os serviços oferecidos em seu negócio.
Investir em interação
Uma das etapas mais importantes para o fortalecimento do marketing digital é qualificar a interação com o destinatário das campanhas. Nesse sentido, é fundamental investir em diferentes ferramentas para promover essa interação.
Hoje, redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas, e-mail e SMS são bastante empregados com essa finalidade. Tais canais oferecem uma alternativa moderna, acessível e ágil para contatar e ser contatado pelo cliente, podendo ser utilizados em diferentes etapas do relacionamento com o cliente.
Nesse ponto, é válido destacar a importância que a humanização dessas interações representa. Hoje, mais do que nunca, o consumidor valoriza um trato mais próximo, menos formal e humanizado. Por isso, já se fala na humanização do marketing.
Acompanhar métricas
A possibilidade de mensuração e acompanhamento dos resultados é um dos grandes diferenciais do marketing digital. Essa capacidade garante à empresa mais visibilidade sobre as suas ações, entendendo melhor o desempenho de cada investimento e os resultados que deles estão se originando.
Em estratégias em que são utilizados blogs ou sites institucionais, métricas de funil de vendas — como número de acessos diários; conversões e oportunidades geradas — figuram como indicadores essenciais.
Na prática, eles mostram como o investimento está se convertendo em resultados, isto é, como a estratégia tem surtido efeitos práticos nas decisões do cliente. Por isso, precisam ser ativamente acompanhados.
As principais tendências do marketing digital para empreendedores
Em um mundo altamente conectado e dinâmico, focar em estratégias de marketing e divulgação em canais digitais não é mais uma opção, mas uma necessidade dos negócios. Com tantas pessoas acessando a rede e consumindo informações, esse meio se tornou campo fértil para empreendedores.
A seguir, destacamos algumas das tendências do marketing digital que ilustram bem como esse conceito pode ajudar novos empreendedores e negócios. Acompanhe!
Uso de chats privados para comunicação
Com o foco em proporcionar uma experiência ainda mais ágil, personalizada e, principalmente, humanizada, o uso de chats privados para se comunicar com clientes e prospectar leads tem se mostrado como uma tendência dentro do marketing digital para empreendedores.
Hoje, o consumidor demanda interações mais ricas com a empresa, respostas rápidas e soluções imediatas. Por isso, o uso de plataformas de comunicação mais dinâmicas e modernas, como redes sociais e mensageiros instantâneos têm sido a base do marketing conversacional, eliminando a burocracia e a formalidade que outros canais de comunicação, como o e-mail, apresentam.
Ampliação do investimento em Inteligência Artificial
Em um mundo cada vez mais conectado, o uso dos dados se tornou um dos caminhos mais seguros para se tomar decisões, sobretudo no contexto empresarial. Nesse cenário, é crescente o uso de sistemas, softwares e ferramentas baseadas em Inteligência Artificial (AI).
Nesse sentido, por exemplo, já se investe bastante em campanhas de anúncios personalizados, segmentados por complexos algoritmos, que se encarregam de analisar dados, como hábitos de navegação e padrões de compra, para aumentar a probabilidade de conversão das empresas.
Aumento da personalização da experiência
Como um desdobramento do tópico anterior, a tecnologia também tem se mostrando presente no marketing digital para empreendedores na hora de proporcionar experiências de compra e de relacionamento mais satisfatórias.
Nesse sentido, o uso de dados, por exemplo, ajuda negócios e empreendedores a entender o seu público, identificar tendências de consumo, preferências e necessidades. Com base nisso, fica muito mais fácil promover ajustes em serviços e produtos, otimizar o atendimento e a comunicação, tudo isso tendo o consumidor como principal vetor.
Expansão da busca visual
Com o desenvolvimento de conceitos como Inteligência Artificial e Machine Learning, a chamada busca visual — isto é, a partir de imagens — tem se tornado uma realidade no mercado. Com esse novo formato de busca, usuários podem encontrar o que procuram não apenas com textos e palavras-chave, mas a partir de imagens reais de produtos, por exemplo.
Para quem deseja empreender no segmento de e-commerce, a busca visual pode otimizar a pesquisa de itens dentro do site, permitindo que o usuário encontre exatamente aquilo que deseja por meio de uma imagem que ele tenha baixado. Na prática, essa maior precisão nas buscas pode ser um fator facilitador para as vendas, pois aumenta as chances do consumidor encontrar o que deseja mais rapidamente.
Criação de conteúdos em áudio
Se alinhando a uma nova cultura de consumo de conteúdo, muitas empresas e empreendedores têm apostado na produção de conteúdos em áudio como uma estratégia para se manter conectado ao seu público e ganhar autoridade.
Dada a flexibilidade que os conteúdos em áudio oferecem, podendo ser consumidos de forma mais fácil, enquanto se executam outras tarefas, por exemplo, o mercado tem percebido que é possível explorar esse formato de mídia para desenvolver estratégias de marketing digital. Sem dúvida, essa é uma tendência que se fortalecerá muito no futuro.
Crescimento do uso da análise de sentimento
Por lidar com pessoas, na hora de estruturar campanhas de marketing digital, empresas e empreendedores não podem se afastar de um fato: seres humanos expressam sentimentos em todo tipo de interação e relação.
Nesse sentido, outra tendência que tem marcado o cenário do marketing digital na atualidade é a análise de sentimento. A partir de métricas e análises de dados, já se consegue avaliar que tipo de sentimento o consumidor expressa ao deixar um comentário em uma rede social, avaliar um produto ou serviço.
A partir desse tipo de análise, por exemplo, empresas podem entender o nível de satisfação do cliente, ajustar suas entregas e comunicação, tudo com o objetivo de gerar uma experiência mais positiva.
Por fim, como vimos, o marketing digital para empreendedores é, hoje, uma das principais ferramentas para fortalecer as atividades da empresa, explorando um canal extremamente democrático, efetivo e em plena ascensão.
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