Conheça os 6 benefícios do e-CNPJ para pequenas empresas

Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:

Investir na transformação digital dos negócios está, aos poucos, deixando de ser apenas um diferencial e se tornando uma necessidade. No Brasil, por exemplo, diversas obrigações fiscais precisam ser entregues por meio do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que funciona totalmente online e exige que a sua empresa faça o envio de documentos pela internet.

Além de questões relacionadas ao governo, outros processos que fazem você perder muito tempo podem ser agilizados pela internet. Mas o que fazer para que todas as versões digitais dos registros da sua organização tenham validade jurídica? Nesse caso, é preciso obter uma Certificação especial: o e-CNPJ, que confere autenticidade e segurança para qualquer transação eletrônica que for realizada.

Para que você saiba mais sobre essa ferramenta, preparamos este conteúdo especial. Entenda, a partir de agora, quando utilizar o e-CNPJ, quais as vantagens ele poderá trazer e, ainda, as melhores soluções em Certificação Digital para as pequenas empresas. Boa leitura!

Como funciona o e-CNPJ

Ao abrir uma empresa, todo empreendedor recebe um documento com um número de identificação: o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). É com ele que você poderá fazer legalmente uma transação, de qualquer natureza, com pessoas físicas ou jurídicas no Brasil e no mundo.

Para que você realize essas mesmas movimentações, mas de modo online, é preciso ter uma Certificação Digital — para as empresas, o e-CNPJ. Com ele, você assina digitalmente todos os documentos necessários e pode realizar qualquer operação que seja realizada via internet em nome da organização. Existem duas opções:

  • modelo A1 — software armazenado em um computador e com validade de 1 ano;
  • modelo A3 — ofertado em um token ou smartcard criptografado, com validade de 1 a 3 anos.

A escolha do tipo de e-CNPJ para o seu negócio varia de acordo com as necessidades. Para quem precisa de mais mobilidade, por exemplo, o ideal é adquirir o A3. Os requisitos para o funcionamento do e-CNPJ são a utilização do navegador Microsoft Internet Explorer, na versão 5.50 ou posterior, habilitado para a gravação de cookies.

6 benefícios da Certificação Digital para pequenas empresas

Contar com ferramentas que possam trazer mais agilidade, credibilidade e segurança para a rotina é algo que todas as empresas estão em busca. Você sabia que com o e-CNPJ você pode ter essas e muitas outras vantagens, que inclusive vão além das entregas governamentais? Confira alguns exemplos!

1. Redução do uso de papel

A adoção de práticas sustentáveis no mundo dos negócios, inclusive pelas pequenas organizações, colabora não apenas com a preservação do meio ambiente, como também gera impactos positivos socialmente e economicamente. Ter uma maior quantidade de documentos digitais assinados com o e-CNPJ reduz de modo considerável a necessidade do uso de papel nos escritórios.

2. Ganhos em segurança

Por ser uma tecnologia criptografada, o e-CNPJ fornece uma camada extra de proteção aos seus relatórios, certidões e procurações, tornando-se muito mais difícil de ocorrer qualquer tipo de violação ou fraude. No modelo A3, caso você perca o token ou smartcard, você pode ficar tranquilo: só é possível acessar o e-CNPJ digitando a senha correta.

3. Rapidez para fechar contratos

Está realizando uma transação com um fornecedor em outra cidade? Com o e-CNPJ, você elimina a necessidade de as partes estarem juntas presencialmente apenas para assinar o contrato. Basta utilizar o seu Certificado Digital para confirmar que você concorda com os termos propostos e validar a documentação.

4. Praticidade nas transações bancárias

Você está sempre com muitas tarefas e dificilmente tem tempo de sobra para ir ao banco e enfrentar as longas filas para realizar as suas transações? A Certificação Digital permite que várias operações sejam realizadas online e de forma segura. Assim, você ganha mais horas do seu dia para dedicar-se ao core business.

5. Facilidade para cumprir obrigações fiscais

Manter-se em dia com a Secretaria de Fazenda (SEFAZ) e demais órgãos fiscais brasileiros é uma das grandes preocupações dos empreendedores. Afinal, as multas e sanções pelo não cumprimento de obrigações fiscais são prejudiciais para as finanças e podem impedir as realização de novos negócios.

Utilizando o e-CNPJ, todos os comprovantes e documentos que precisam ser enviados às plataformas públicas já têm validade jurídica, eliminando a necessidade de ir a um cartório para registrá-los e fazer reconhecimento de firma. Dessa forma, você economiza tempo, dinheiro e se mantém em conformidade.

6. Acesso a serviços do governo

Há alguns anos, o governo brasileiro tem passado por um processo de digitalização de grande parte dos seus serviços. Para acessá-los, é necessário um Certificado Digital, como o e-CNPJ, comprovando que é a sua empresa que está fazendo a solicitação de novos Certificados e declarações, por exemplo.

Conheça as soluções da Soluti

A obtenção de um e-CNPJ só pode ser feita junto a uma Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e pela Receita Federal do Brasil. Isso garante uma maior segurança e precisa ser levado em conta antes de fazer a aquisição do e-CNPJ.

A Soluti é uma das empresas especializadas em Certificados Digitais que oferece essa opção com o melhor custo-benefício do mercado. Além do e-CNPJ, as pequenas empresas brasileiras ainda podem contar com um portfólio completo de soluções para garantir uma maior segurança de todas as operações digitais.

Você pode fazer a compra na loja online, escolhendo o tipo de e-CNPJ e a forma de pagamento que forem mais interessantes para o seu negócio. Em seguida, basta efetuar o agendamento para a validação presencial, na qual o titular deverá apresentar todos os documentos originais. Em apenas 1 hora você já sai da loja da Soluti com o seu Certificado Digital em mãos.

Fazer as principais transações da sua empresa pela internet é muito simples e rápido. Para confirmar a autenticidade dos seus documentos, conte com a solução de e-CNPJ da Soluti e permita que o seu negócio obtenha ganhos de produtividade, eficiência e reduza custos ao manter seus registros digitalmente.

Agora que você já se informou sobre o e-CNPJ, mantenha-se atualizado com mais um material gratuito: o nosso guia completo sobre Certificações Digitais!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *