Quem busca empreender e alcançar o sucesso na atualidade tem o empreendedorismo digital como um dos caminhos mais promissores. Em razão da mudança de hábitos das pessoas e do crescente uso dos meios online para a execução das mais diversas atividades, apostar em um negócio digital é uma ação totalmente alinhada aos padrões e demandas do mercado, podendo trazer excelentes resultados.
Nesse modelo de negócio, além da facilidade para dar o pontapé inicial, há um alto poder de escalabilidade. Isto é, negócios digitais têm a capacidade de crescer de maneira exponencial, atingindo pessoas e públicos com diferentes características e em localidades distintas. O que isso significa? Potencial de rentabilidade!
No entanto, o mercado digital, assim como o tradicional, tem se tornado mais competitivo e intransigente a cada dia. Por isso, para se obter resultados satisfatórios nesse meio, é necessário agir com estratégia, inovar e arriscar.
Para ajudar você e alçar voos cada vez mais altos no mercado online, preparamos este artigo listando 5 passos essenciais para escalar seu negócio digital e aumentar a rentabilidade. Ficou interessado? Então, continue com a leitura!
Qual é a definição de negócio digital?
De maneira simples e objetiva, negócio digital é exatamente o que o termo já sugere: estamos falando de um modelo de negócios em que a base de operação principal é a internet. Ou seja, nesses empreendimentos, o principal canal para a oferta de produtos e serviços, desenvolvimento de marketing e a própria parte operacional se dá por meio de uma plataforma digital — que pode ser uma rede social, uma página na internet ou qualquer outro ambiente acessível digitalmente.
A grande sacada do negócio digital é a facilidade com que se pode iniciar um empreendimento. Diferentemente dos negócios tradicionais, em que é necessário um espaço físico, equipes maiores e um alto investimento inicial, no modelo digital, tais atributos não são tão essenciais. Por essa razão, é cada vez maior o número de pessoas que apostam nesse segmento sozinhas, sem funcionários ou o auxílio financeiro de bancos, por exemplo.
2 ideias de negócios digitais para você considerar
Atualmente, o mercado digital já é bastante amplo, oferecendo alternativas atrativas e rentáveis para quem deseja iniciar sua jornada nesse meio. Para comprovar isso, a seguir listamos 2 exemplos de negócios digitais nos quais você pode considerar o investimento. Confira!
1. E-commerce
A comercialização de produtos pela internet é bastante comum na atualidade. Com as facilidades trazidas pela rede mundial de computadores, hoje empreendedores tem um canal democrático, amplo e acessível para ofertarem toda sorte de itens a consumidores em todos os cantos do mundo.
Sem dúvidas, investir em um e-commerce é uma alternativa interessante, embora esse seja um nicho já bastante explorado e que exige bons diferenciais para conquistar o seu público.
2. Produtos digitais
O acesso amplo à internet democratizou o ramo dos negócios. Além do comércio, atualmente há também uma forte tendência no mercado de criação de produtos digitais, como cursos, consultorias, treinamentos, e-books etc. Para quem tem habilidades e vocação para esse mercado, apostar nele pode trazer resultados bastante satisfatórios.
A exemplo, no segmento da contabilidade, é possível ofertar consultoria contábil remotamente, por meio da internet. Esse serviço pode ser disponibilizado como um produto, sendo bastante útil para empresas que precisam de apoio especializado para a condução das suas finanças.
Como escalar o negócio digital?
Agora que você já é capaz de compreender melhor o panorama e o funcionamento de um negócio digital, podemos passar para a parte prática. A seguir, listamos 5 medidas estratégicas que podem ser utilizadas para escalar o seu negócio, tornando a sua atuação mais ampla, competitiva e rentável. Vejamos!
1. Faça o posicionamento da sua marca
A escalabilidade de um negócio tem muito a ver com a amplitude da sua atuação. Negócios de grande escala são conhecidos por um público considerável, alcançando pessoas em diferentes localidades.
No entanto, para atingir novos clientes e ampliar a atuação, é preciso antes se posicionar. Sabendo qual é o mercado em que a empresa pretende atuar e os limites operacionais ou mesmo geográficos, é possível posicionar a marca de forma mais precisa. Então, é fundamental que você desenvolva esse estudo prévio.
2. Defina os canais de comunicação certos
A interação com o público é, sem dúvida, um forte fator para estimular a escalabilidade do negócio digital. Nesse sentido, é primordial definir quais canais de comunicação são mais adequados para se relacionar com os clientes, solucionar problemas e coletar informações.
Com uma relação bem nutrida, desenvolvida pelos canais certos, o empreendedor consegue dimensionar melhor quais são as demandas existentes sobre o seu negócio, avaliar melhor a percepção do usuário e, com isso, planejar a expansão da empresa de forma concreta e alinhada com as necessidades do mercado.
3. Defina sua persona
Crescer por crescer nem sempre implica ter bons resultados. Por essa razão, embora escalar o negócio seja importante, é necessário progredir de forma precisa, buscando o mercado ideal e uma atuação que entregue valor ao público. Para tanto, definir uma persona é um dos primeiros passos.
Com um perfil de cliente traçado, fica mais fácil planejar as estratégias de crescimento, as ações de marketing e como modelar o negócio para que ele seja cada vez mais ajustado ao seu principal público.
Conhecer a fundo o destinatário dos serviços da empresa evita investimentos em ações pouco produtivas, campanhas de marketing digital sem retorno e o desenvolvimento de produtos em desajuste com as reais necessidades do usuário — o que é algo extremamente prejudicial para o crescimento do negócio.
4. Monte uma boa equipe
Escalar um negócio significa crescer, atuar onde não se atuava antes. Isso significa que, à medida que o negócio expande, o trabalho também aumenta, já que mais clientes precisarão ser atendidos. No caso dos negócios digitais, embora o nível de trabalho não cresça na mesma medida que a atuação da empresa, ainda assim é necessário se preparar para dar conta do aumento na demanda.
Dito isso, destacamos a importância de se compor uma equipe eficiente. Isso porque, os recursos humanos, por exemplo, é que darão suporte operacional para que o negócio consiga atender seus clientes, aumentar sua gama de serviços e crescer de forma acelerada e saudável.
5. Inove a todo momento
O mercado digital, como dito, tem como uma das principais marcas a alta competitividade. Atuar em um segmento em que existem diversas empresas entregando os mesmos produtos e serviços certamente é um grande desafio, daí a importância de se diferenciar.
Quem busca tornar o seu negócio digital mais rentável e escalável precisa entender o papel da inovação. Ofertar produtos e serviços de forma mais atrativa, oferecer exclusividade e trabalhar com apoio da tecnologia e de parceiros, por exemplo, são alguns caminhos para se buscar a inovação.
Não é difícil entender que a escalabilidade de um negócio digital não está no simples fato de ele operar na internet, um canal amplo e acessível a um grande público. Na realidade, a escalabilidade depende do correto posicionamento no mercado, no segmento em que se atua e na forma como a empresa se relaciona com a tecnologia. Por isso, quem pretende alcançar o sucesso, precisa se atentar a todos esses pontos.
Gostou das informações e sugestões trazidas neste artigo? Restou alguma dúvida sobre o tema? Sinta-se à vontade para deixar seu comentário abaixo. Será um prazer interagir com você!