A gestão hospitalar têm passado nos últimos anos por um processo intenso de evolução tecnológica. Com processos cada vez mais integrados e migrando do contexto físico para o virtual, a Saúde tem, nas soluções de Assinatura Digital, um catalisador para essas inovações sem precedentes.
O relatório Future Health Index (FHI) 2021 Brasil, produzido pela Royal Philips, apresentou dados relevantes. Segundo o estudo, 84% dos líderes brasileiros desse setor investem em registros digitais.
A telemedicina é a principal impulsionadora desses avanços. A modernização exige que os hospitais atualizem a sua cultura corporativa, processos e procedimentos. Tudo isso, de forma estratégica, com foco em maior eficiência e qualidade de vida.
60% dos líderes brasileiros de Saúde compreendem a importância da Inteligência Artificial (IA). Principalmente como fator para a integração de diagnósticos e otimização operacional. O futuro tecnológico da Saúde já se faz presente, impactando a competitividade dos hospitais.
Acompanhe o conteúdo, a seguir, e conheça os principais tipos de assinatura digital para hospitais. Veja também os motivos para os implementar essa tecnologia decisiva para o crescimento dos negócios da área da Saúde.
Certificação e Assinatura Digital: conceitos básicos
Antes de conhecer os tipos de assinatura digital para hospitais, vamos esclarecer alguns conceitos básicos da área de tecnologia.
Certificado Digital
É a identidade eletrônica de uma pessoa física ou jurídica, sendo intransferível e pessoal.
A partir de padrões criptográficos, garante segurança, integridade e a validade jurídica das informações de documentos enviados e recebidos pela internet. Caracteriza-se pelo uso de dois tipos de chave criptográfica (registradas pelo ICP-Brasil).
Assinatura Digital
Tecnologia empregada para autenticar documentos eletrônicos, a partir das chaves criptográficas do Certificado Digital. Assim, identifica os signatários, além de proteger e conferir validade jurídica a documentos como: laudos médicos, atestados, prontuários, contratos e procurações.
Assinatura Digital para Hospitais: conheça os principais tipos
De acordo com definição ICP-Brasil, assinatura eletrônica é toda forma de subscrição dos signatários, como: senhas e biometrias. São tipos de assinatura eletrônica:
Assinatura eletrônica simples
Assinatura sem Certificado Digital, como: geolocalização, e-mail, versão digitalizada da assinatura manual. Apresenta baixo nível de segurança.
Assinatura eletrônica avançada
Assinatura associada univocamente ao seu signatário, a partir de um Certificado Digital não ICP-Brasil. Apresenta baixa/média segurança, diferenciando-se do tipo simples porque possíveis alterações de conteúdo podem ser detectadas.
Assinatura eletrônica qualificada
É a Assinatura Digital, caracterizada pela autenticação com Certificado Digital padrão ICP-Brasil. Apresenta o mais elevado nível de segurança. São padrões de Assinatura Digital: CadES (qualquer tipo de arquivo); XadES (arquivos em XML) e PadES (arquivos em PDF).
Diversos documentos administrativos e de pessoal exigem a Assinatura Digital nos hospitais. Prescrições, atestados e laudos médicos exigem a assinatura qualificada do médico, conforme a legislação brasileira.
Assinatura Digital: 07 vantagens para os hospitais
O processo de transformação digital hospitalar apresenta quatro pilares que devem ser trabalhados estrategicamente:
- Telemedicina
- Certificados Digitais padrão ICP-Brasil
- Assinaturas Digitais
- Parcerias estratégicas com empresas de tecnologia da informação
As heathtecs, empresas de tecnologia especializadas na área da Saúde, receberam juntas, ao longo do primeiro semestre de 2021, investimento de US$189 milhões.
Pesquisa da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) aponta que 2,8 milhões de brasileiros foram atendidos, a partir da telemedicina, entre abril/20 e abril/21, dentro de um universo de 9 milhões de beneficiários.
Conheça, a seguir, os principais motivos para investir em Assinatura Digital para hospitais.
1. Validade Jurídica
Nos hospitais, a Assinatura Digital permite a eliminação do papel, garantindo que documentos transacionados pela internet tenham o devido valor legal, como exige a lei brasileira.
2. Proteção de dados (LGPD)
A segurança embarcada nos aplicativos da área da Saúde, devido ao uso de Assinatura Digital para hospitais, reduz o risco de contestação judicial entre as partes.
No mercado clandestino, informações de Saúde valem 25 vezes mais do que informações financeiras
Pesquisa da consultoria PwC, de 2021, concluiu que informações de Saúde valem 25 vezes mais do que informações financeiras quando se trata do mercado clandestino de dados.
Uma simples ficha de paciente disponibiliza uma grande variedade de informações sensíveis, como: filiação, número de documentos, endereço, histórico de saúde. O controle sobre essas informações impressas é muito menor.
3. Redução de custos
Documentos eletrônicos evitam gastos desnecessários com papel (maior sustentabilidade), material de escritório, espaços físicos para armazenamento desses documentos, energia elétrica e manutenção de equipamentos para climatização desses espaços.
O investimento em Assinatura Digital para hospitais é rapidamente recuperado, em curto ou médio prazo.
4. Colaboradores mais produtivos
O arquivamento de documentos médicos é exigido por lei, demandando uma logística complexa para versões físicas. Ao utilizar documentos virtuais, como por aplicativo, a Assinatura Digital permite a emissão, autenticação e armazenamento, de maneira automática e ordenada.
Assim, os colaboradores, principalmente os do setor administrativo, podem aproveitar melhor o seu tempo com atividades mais estratégicas e menos operacionais.
5. Melhora da experiência dos pacientes
O atendimento dos pacientes é agilizado, visto que as fichas cadastrais e histórico de consultas ficam automaticamente disponíveis, para os profissionais autorizados. O cliente pode ter acesso à plataforma digital, verificando seu histórico junto ao hospital, onde e quando quiser, de forma prática e acessível.
6. Facilitar a contratação de funcionários e fornecedores
As atividades de apoio à saúde podem ter seus processos e procedimentos agilizados, devido ao uso da assinatura digital para hospitais. Contratos podem ser firmados à distância, por exemplo.
7. Certificações
A transformação digital pode levar à obtenção de certificados relevantes para o setor da Saúde, como os oferecidos por: SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde), HIMSS (Health Information and Management Systems Society) e ONA (Organização Nacional de Acreditação).
Vocês está pronto para garantir maior segurança e eficiência para o seu hospital. Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.