Gestão hospitalar estratégica: entenda a importância de integrar o ERP à Identidade Digital

- Tempo de leitura: 7 minutos.

Você, gestor hospitalar, certamente já se deparou com o desafio da interoperabilidade dos sistemas. Apesar de indispensável para a gestão assertiva, a integração entre as diferentes aplicações usadas em uma instituição de Saúde é complexa, em especial, no que concerne à obtenção do pleno funcionamento delas, acompanhado da proteção dos dados.

Nesse cenário, a utilização do ERP, sigla para Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais), ganha espaço. O ERP diz respeito ao conjunto de sistemas de gerenciamento de negócios, cujo objetivo é  melhorar a eficiência operacional.

Integrado às soluções de Identidade Digital e Assinatura Eletrônica, o ERP gera uma importante vantagem competitiva às instituições de Saúde ao centralizar informações e, simultaneamente, adicionar uma camada importante camada de proteção, por meio dos Certificados Digitais.

Redução dos custos operacionais em 55%

Nos hospitais, o uso da tecnologia tem somado marcos importantes, como a redução dos custos operacionais em 55%, melhora na segurança do paciente em 61% e aumento em 72% na qualidade do atendimento como um todo. Os números são da Zebra Technologies.

Eficácia nas atividades, integridade das informações e adequação à LGPD estão entre os ganhos da integração para as instituições de Saúde. Quer saber a lista completa de vantagens? Continue a leitura.

Entenda a gestão hospitalar estratégica

Nos hospitais e clínicas, a gestão estratégica tem como objetivo zelar pelo crescimento, aperfeiçoamento e perenidade das unidades de Saúde. Nesse sentido, a gestão decide pela alocação dos recursos e otimização das rotinas, de modo a maximizar o desempenho das organizações.

Através do ERP, as organizações conseguem integrar dados pertencentes a diferentes setores. Por exemplo, no mesmo sistema o médico consegue prescrever o medicamento e o farmacêutico consegue validar a autenticidade da prescrição e realizar a dispensa. Sem o ERP, cada departamento fica restrito apenas ao seu sistema, isolado dos dados de outros.

Por outro lado, com o ERP, cada departamento da instituição de Saúde continua a contar com um sistema próprio, capaz de suprir as suas demandas. De modo adicional, por meio da integração entre as aplicações, os sistemas distintos podem ser facilmente acessados, por meio de um aplicativo de interface única compartilhado por todos.

Nesse cenário, as organizações ganham uma importante vantagem competitiva, ao viabilizar a tomada de decisão baseada em dados gerados de forma integrada e abrangente.

Interoperabilidade: por que integrar o ERP hospitalar à Identidade Digital?

Segurança, integridade dos dados e confiabilidade dos processos estão entre os benefícios da integração entre o ERP e as soluções em Identidade Digital e Assinatura Eletrônica, ambas viabilizadas pelo Certificado Digital. 

Por isso, mais do que tecnologia, a Soluti compromete-se com a sinergia operacional entre os sistemas e o seu portfólio, levando segurança e conectividade para hospitais e clínicas.

Por lidarem diariamente com um grande volume de informações sensíveis e sigilosas, as instituições de Saúde ficam em maior evidência no que diz respeito aos ataques cibernéticos. Em um ano, o volume de tentativas de ataques online cresceu 715%, de acordo com a consultoria norte-americana Frost e Sullivan. 

Nesse cenário que exige a salvaguarda dos dados, o portfólio da Soluti se integra aos principais ERP usados pelas instituições de Saúde. Entre eles:

  1. Memed
  2. MV
  3. Doutor Prescreve
  4. Tasy
  5. iClinic
  6. Clinic Web
  7. Dr. Consulta
  8. Nexodata

Assim, para além da automação na emissão de documentos, a interoperabilidade garante a proteção no tráfego das informações.

De acordo com pesquisa realizada pela PwC Digital Trust Insights, apenas uma em cada três organizações no mundo contam com práticas avançadas de proteção dos dados. É nesse cenário que, em 2022, 83% das empresas brasileiras planejam investir mais em segurança digital.

Quais são as vantagens de integrar o ERP aos Certificados Digitais?

Conectividade e proteção para as operações realizadas nos meios digitais estão entre os benefícios da associação entre as soluções. Por meio da integração do Certificado Digital e o ERP utilizado pelo hospital, a gestão torna-se mais ágil e completa. De modo adicional, há vantagens para:

  • Pacientes: contam com atendimento mais célere, com histórico de saúde mais completo e, dessa forma, tratamento mais qualificado.
  • Para os médicos e profissionais de Saúde: utilização segura do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), com maior agilidade e integração das informações.
  • Organizações de Saúde: redução de gastos com papel, ganhos em eficiência e com a proteção dos dados, em conformidade com a LGPD.

De modo adicional, outros ganhos são percebidos com a integração entre as soluções digitais. Acompanhe abaixo alguns deles.

Tomada de decisão

Com a centralização segura das informações, o gestor hospitalar ganha um importante direcionador para a tomada de decisão. Desse modo, a definição de indicadores, como o KPI, torna-se mais assertiva.

Eficiência operacional 

Por meio da integração segura dos sistemas, os fluxos de trabalho são aperfeiçoados, reduzindo falhas e aumentando a agilidade na assinatura de documentos, com a dispensa do arquivo físico.

Segurança

A digitalização segura dos processos nas instituições passa pela adesão ao Certificado Digital, tecnologia que viabiliza a assinatura digital de documentos, de modo a garantir a autenticidade, sigilo e integridade das informações.

Nas instituições de Saúde, os Certificados permitem o desenvolvimento da Telemedicina.

Certificações e Acreditações

De acordo com levantamento da IQG – Health Services Accreditation, o número de instituições de Saúde que buscam ser acreditadas tem crescido há 2 anos, sendo que a expectativa é de aumento em 2021. 

Nesse contexto, a digitalização dos processos hospitalares é uma etapa importante para a obtenção de importantes reconhecimentos, como o HIMSS e SBIS.

Com amplo portfólio de soluções Corporativas para a Saúde, a Soluti atende mais de 170 instituições em todo o Brasil. Clique aqui, fale com um dos nossos especialistas e conheça as nossas soluções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *