Aumentar a produtividade no home office: como fazer?

Trabalhar em casa é, sem dúvida, o desejo de muitos profissionais. Ter a oportunidade de ficar mais perto da família, eliminar o desgaste e os custos de deslocamentos diários e ter liberdade para fazer os próprios horários hoje é um grande privilégio. No entanto, atuar dessa forma também oferece alguns desafios, e um deles é manter a produtividade home office.

Como se organizar para trabalhar de forma eficiente e produtiva em casa? Como não ser prejudicado pelas distrações existentes na sua residência? Essas certamente são algumas das dúvidas que permeiam a mente de quem deseja romper com o modelo tradicional de trabalho e adotar o moderno home office.

Por isso, preparamos este artigo listando algumas dicas estratégicas de como aumentar a produtividade trabalhando em casa e aproveitar todos os benefícios que essa modalidade pode oferecer. Continue a leitura e confira!

Como aumentar a produtividade home office?

Trabalhar em casa vem se tornando uma realidade cada vez mais comum na vida das pessoas. Em razão dos inúmeros benefícios oferecidos por essa prática, empresas dos mais diversos segmentos têm apostado nela como forma de aumentar a produtividade e bem-estar dos seus funcionários, assim como mais pessoas tem optado por iniciar negócios que permitam atuar dessa forma.

No entanto, trabalhar no conforto de casa, diferentemente do que muitos imaginam, não é uma tarefa tão simples. Isso porque, nesse ambiente, existem diversas variáveis que podem interferir no rendimento do profissional, como filhos, afazeres domésticos e outras distrações. Por isso, é muito importante saber como manter o foco. A seguir, listamos algumas dicas para ajudar você!

Defina uma rotina

A flexibilidade com os horários é um dos grandes benefícios do trabalho home office. A possibilidade de cumprir suas obrigações quando é mais conveniente certamente enche os olhos e motiva muitos profissionais. Porém, essa flexibilidade pode abrir margem para alguns problemas, como a desorganização e a procrastinação.

Nesse sentido, uma das formas de aumentar a sua produtividade home office é a partir da definição de uma rotina. Embora haja liberdade de estabelecer seus horários, o mais recomendado é fazer isso de maneira mais rígida, criando uma rotina a ser seguida diariamente.

Uma dica é sempre começar a trabalhar no horário em que iniciaria sua jornada em um escritório convencional, por exemplo. Além disso, estabeleça horários fixos de almoço e descanso fora do seu ambiente de trabalho e respeite seus limites, trabalhando sempre dentro da jornada padrão de 8 horas.

Organize o espaço de trabalho

Dispor de um espaço organizado e apropriado onde você pode focar nas suas atividades é, também, um diferencial valioso para quem deseja ser mais produtivo home office. Por isso, destacamos a importância de manter uma estação de trabalho bem definida, como um escritório ou um espaço em casa destinado exclusivamente para essa finalidade.

Além de ajudar na concentração — já que nesse ambiente você estará menos sujeito a interferências externas —, ter um espaço dedicado para o trabalho é mais confortável e traz maior sensação de profissionalismo, o que ajuda a se manter mais engajado e focado em suas tarefas.

Evite distrações

Trabalhar dentro de casa pode ser bastante confortável e motivador, mas também pode ser altamente tentador para o seu cérebro. Distrações podem surgir a todo momento, quebrando a produtividade e prejudicando seus resultados.

Pode ser a cama próxima, a TV ligada ao lado ou os familiares conversando ao fundo: todas essas variáveis existem dentro de um ambiente doméstico. Por isso, é preciso saber lidar com elas e se blindar contra eventuais contratempos.

Nesse sentido, a dica é trabalhar em um local mais reservado, de onde você só sairá em horários determinados. Além disso, é preciso instruir seus familiares a respeito da sua rotina para que eles não o interrompam a todo momento, especialmente para tratar de assuntos que podem esperar o intervalo.

No mais, crie um ambiente saudável, pensando em produtividade. Deixe seu celular próximo, mas não à mão, desligue a TV ou o rádio e, principalmente, resolva todas as pendências pessoais no seu tempo livre, pois isso evita que seja obrigado a interromper o trabalho para atender uma ligação, sair para ir ao supermercado ou executar outras tarefas desse tipo.

Seja mais rígido com seus compromissos

Quando se tem uma rotina tradicional e é necessário levantar cedo porque tem um horário para chegar ao escritório, é natural que você se esforce para não se atrasar, certo? Mas e quando o trabalho é logo ali no quarto ao lado, será que você teria o mesmo rigor e disposição? Para ser mais produtivo e eficiente no home office, é preciso que a resposta para essa pergunta seja “sim”!

Desse modo, embora seja difícil, não caia na tentação de dormir mais um pouco ou iniciar suas atividades mais tarde. Esse comportamento pode se tornar um hábito negativo e prejudicar bastante seu rendimento profissional.

Por isso, a recomendação que passamos é estabelecer um horário para acordar, ir para o banho, fazer as refeições e, principalmente, iniciar o dia de trabalho. Lembre-se: ser flexível demais com horários, ao mesmo tempo que é conveniente, é prejudicial para a sua rotina.

Faça pausas durante a jornada

O cansaço é um dos maiores inimigos da produtividade. Muitas pessoas, por estarem trabalhando em casa, acreditam que não precisam fazer pausas e podem desempenhar jornadas longas. Na realidade, isso é um grande erro.

Respeitar os limites do corpo e da mente é uma regra para todos os modelos de trabalho, inclusive o home office. Por essa razão, é fundamental que você saiba quando fazer suas pausas, descansar e restabelecer suas energias para retomar o trabalho em boa performance.

Nesse contexto, uma dica muito eficiente é utilizar a técnica pomodoro, que se baseia na divisão das tarefas em períodos de 25 minutos de foco total com 5 minutos de “descanso”. Nesses 5 minutos de pausa, você pode conferir seu e-mail, dar uma olhada nas redes sociais ou responder a uma mensagem no celular. A ideia é retirar o foco do trabalho nesse curto espaço de tempo.

Utilize a tecnologia

A tecnologia é uma das principais aliadas dos profissionais quando o assunto é produtividade. A partir de ferramentas de comunicação, plataformas de compartilhamento de dados e outros recursos, é possível otimizar a rotina de trabalho em diferentes segmentos do mercado.

No setor da contabilidade, por exemplo, a tecnologia traz uma série de soluções que podem reforçar a atuação do profissional home office. A exemplo, o uso do Certificado Digital permite a assinatura eletrônica de documentos e a transferência de dados e informações por meio da internet, dispensando o uso de documentos físicos, serviços postais e expedientes presenciais.

Além disso, o Certificado Digital hoje é a base para a adoção dos documentos digitais, modelo que é cada dia mais aplicado na realidade contábil, inclusive no âmbito da Receita Federal e Secretarias de Fazenda dos estados. Esse cenário, sem dúvida, viabiliza o trabalho home office, além de modernizar a rotina dos profissionais da área contábil.

Por fim, alcançar uma boa produtividade home office é mais uma questão de adaptação e hábitos. Assim como é necessário, por exemplo, aprender fazer a gestão financeira do seu negócio, é fundamental aprender a gerir a sua rotina de trabalho, independentemente se ela acontece em um local externo ou dentro de casa.

A flexibilidade e a liberdade oferecidas pelo modelo de trabalho home office devem ser aproveitadas com sabedoria, a fim de que você não se perca em meio à desorganização da rotina, à procrastinação e às distrações que o ambiente doméstico reserva. Por isso, coloque as nossas dicas em prática e aumente sua produtividade home office!

Gostou deste artigo? Contribua para que essas dicas alcancem mais pessoas. Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *