A importância do Certificado Digital para o escritório de contabilidade

Escritórios de contabilidade
- Tempo de leitura: 11 minutos.

A realidade empresarial está cada dia mais interligada aos avanços tecnológicos. Hoje, diferentes setores do mercado, como a contabilidade, são fortemente beneficiados pela inovação tecnológica e implantação do universo digital em suas atividades. A exemplo, destaca-se o Certificado Digital para o escritório de contabilidade, solução que tem um papel crucial no funcionamento desse tipo de negócio.

A Certificação Digital, sem dúvida, foi uma das ferramentas mais importantes para o cenário contábil. A partir dela, empresas e profissionais do segmento puderam imprimir operações muito mais dinâmicas, ágeis e modernas, com a adoção de metodologias de trabalho pautadas em ferramentas informatizadas, documentos digitais e o uso da internet como o principal meio para troca de dados e informações.

Diante da grande importância e do crescimento da Certificação Digital no cenário da contabilidade, preparamos este artigo para mostrar como essa tecnologia é capaz de garantir nova roupagem aos negócios e nova postura aos profissionais do meio, alinhando-os ainda mais com a contabilidade 4.0. Acompanhe!

A Certificação Digital

Com o uso cada vez mais constante da internet, é necessário pensar também na segurança do tráfego de informações dentro do ambiente digital, principalmente quando as atividades envolvem dados sensíveis da sua empresa e dos seus clientes. Para isso existe o Certificado Digital, que traz mais autenticidade às informações declaradas, de forma rápida e prática.

O Certificado Digital funciona como uma espécie de identidade virtual, ferramenta capaz de comprovar, com total confiabilidade, a identidade do seu titular em qualquer operação realizada em ambiente virtual.

Na prática, o Certificado Digital é a tecnologia responsável por viabilizar que transações eletrônicas — como a assinatura de contratos, emissão de documentos e cumprimento de obrigações junto ao Fisco — sejam feitas remotamente, de forma rápida, segura e em conformidade com as leis.

A Certificação também trouxe garantia à veracidade e agilidade das transações documentais da organização, uma vez que a certificação é feita por uma terceira parte confiável, como a Soluti, empresa especializada na emissão de Certificados Digitais.

Tipos de Certificados

Pessoas Físicas e Jurídicas podem fazer uso da Certificação Digital, desde que seja emitida por uma Autoridade Certificadora, a qual vai associar o titular a uma chave de segurança criptográfica. Essa criptografia garante autenticidade, integridade e confiabilidade às transações realizadas no ambiente virtual.

Hoje, o mercado de Certificação Digital é bastante amplo, contando com diferentes soluções e tipos de Certificados. Cada um deles tem suas características e aplicações específicas. Confira!

Certificado A1

Esse modelo de Certificado é gerado e armazenado no computador do titular, ou seja, dispensa o uso de mídias físicas para que possa ser utilizado, como Smartcards e Tokens. Por essa razão, ele é mais usual em empresas que dependem do acesso ao mesmo Certificado por diferentes funcionários. Sua validade é de um ano.

Certificado A3

Esse é o padrão mais comum para a emissão de Certificados para pessoas físicas. Isso porque costuma apresentar um valor mais acessível, além de permitir que o arquivo seja transportado pelo titular, por meio de um hardware criptográfico externo, a exemplo dos conhecidos Tokens e Smartcards.

Os Certificados A3 são também são bastante utilizados por profissionais, como advogados, médicos e contadores, servindo de base para a execução de uma infinidade de tarefas em ambientes online, nos quais a validação da identidade do indivíduo é indispensável. A validade desse tipo de Certificado varia de 1 a 3 anos.

e-CPF

De maneira simplificada, essa é uma versão eletrônica do CPF, a qual permite que a Pessoa Física titular possa realizar transações e acessar determinados ambientes online com segurança, integridade e certeza de autenticidade da sua identidade — assim como seria em um ambiente físico.

e-CNPJ

Com um funcionamento bastante semelhante ao e-CPF, o e-CNPJ é o Certificado Digital da pessoa jurídica. Por meio dele, administradores, gestores e empresários, por exemplo, podem realizar transações eletrônicas em nome da Pessoa Jurídica com total validade jurídica e certeza de não repúdio.

Nesse contexto, processos tradicionais, que antes deveriam ser feitos com documento físico, como declarações de imposto de renda, consultas de valores e parcelamentos emissões de notas fiscais eletrônicas, agora podem ser desenvolvidos em ambientes digitais, via validação por Certificação Digital.

Atividades da Certificação Digital

Na realidade de um escritório de contabilidade, a Certificação Digital vem ganhando cada vez mais força. À medida que as tecnologias avançam e os padrões se alteram, mais se percebe o empenho dos governos — em todas as esferas — para modernizar a execução de serviços públicos e facilitar a relação dos contribuintes com o Poder Público.

Prova disso é movimento de inovação verificado nos últimos anos em relação ao cumprimento de obrigações junto ao Fisco. Aos poucos, as tradicionais metodologias baseadas no uso do papel e processos manuais dão lugar novos padrões, como é o caso do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e da Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.

Nesse contexto de mudanças e fortalecimento dos meios digitais, os escritórios de contabilidade também têm muito a se beneficiar com o Certificado Digital. Atualmente, essa tecnologia viabiliza uma gama de serviços de maneira totalmente informatizada, facilitando a rotina do escritório, reduzindo a burocracia dos expedientes e minimizando o desgaste com o manuseio e armazenamento de grandes volumes de informações em papel.

No entanto, as vantagens e possibilidades do Certificado Digital não se restringem a esses pontos. Confira, a seguir, outras utilidades para o Certificado no dia a dia de um escritório contábil:

  • assinatura de atos e documentos pela internet;
  • transações bancárias;
  • login seguro em ambientes virtuais restritos, como o e-CAC, o SISCOMEX e a área de Conectividade Social da CAIXA;
  • utilização de serviços disponibilizados por órgãos públicos;
  • envio de declarações e demais documentos.

Contabilidade e Certificação Digital

A contabilidade é responsável pelo registro de todas as operações comerciais, financeiras e fiscais de uma empresa. Por estar a par de todas as partes fundamentais da administração, este é um departamento que também está imerso no uso da tecnologia e documentação digital, o que torna os processos mais integrados e ágeis no dia a dia.

A Certificação Digital é uma grande aliada dos processos diários da Contabilidade de um negócio, pois gera mais segurança e menos burocracia para os processos. O que antes devia ser entregue apenas de forma física, agora pode ser substituído por documentos virtuais, de maneira organizada e mais prática.

Sendo assim, fica claro que, hoje, investir nesse tipo de tecnologia é primordial para a qualificação das operações do escritório contábil, colocando-o em conformidade com os padrões que vêm sendo aplicados nesse meio. Ir contra essa realidade, sem dúvida, é perder espaço e competitividade em um mercado que se digitaliza cada dia mais.

A importância de boas parcerias

Como vimos, a Certificação Digital representa um grande avanço no cenário da contabilidade moderno. No entanto, para que empresas e profissionais do ramo consigam explorar mais e melhor essa tecnologia, é indispensável contar com o suporte de uma empresa especializada.

Nesse ponto, a Soluti, Autoridade Certificadora líder no mercado brasileiro e credenciada junto à ICP-Brasil, pode ajudar escritórios e profissionais do segmento contábil a trazerem a tecnologia de Certificação para suas operações, de forma acessível, profissional e vantajosa.

Para isso, a empresa coloca à disposição do mercado uma ampla gama de soluções em Certificação, as quais são capazes de atender seu escritório na hora de otimizar processos, minimizar a burocracia, aumentar a produtividade e a satisfação dos clientes.

Além disso, a Soluti também oferece aos profissionais e pequenas empresas do segmento contábil a possibilidade de atuar em parceria com uma das maiores ACs do país. Uma delas é a atuação como Contador Parceiro, um formato de parceria voltado ao profissional de contabilidade que trabalha de forma autônoma ou em pequenas, médias e grandes contabilidades.

A parceria oferece duas modalidades diferentes, Indique ON ou Contador Revende. Na parceria de indicação, o contador/escritório indica os Certificados Digitais da Soluti para seus clientes recebe um bônus especial para cada conversão efetivamente realizada. Ou seja, é possível aumentar o faturamento do escritório apenas indicando os Certificados Soluti. Na modalidade Contador Revende, o contador adquiri lotes de Certificados Digitais, com preços exclusivos, e revende diretamente para seus clientes, garantindo uma margem de lucro nessa venda. A adesão ao programa é totalmente gratuita e você pode começar a lucrar hoje, faça a adesão agora.

Por fim, a Soluti também oferece aos seus parceiros a possibilidade de adquirir certificados em lote por um preço mais acessível, podendo revendê-los diretamente para seus clientes da forma como achar mais produtiva e rentável.

Agora que você já entende a importância do Certificado Digital para o escritório de contabilidade, não pare por aqui. Aprenda mais sobre Certificados Digitais baixando nosso guia completo sobre essa ferramenta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *