Phygital: entenda o conceito que tem revolucionado o setor da Saúde

- Tempo de leitura: 7 minutos.

O setor da Saúde está vivendo transformações significativas. Com a implementação de tecnologias, a assistência aos pacientes tem sido aprimorada. Ela minimiza desconfortos comuns de quem precisa de ajuda clínica. É nesse cenário que surge o phygital.

Para assegurar uma experiência positiva e satisfatória, clínicas, hospitais e consultórios têm dedicado investimentos para a digitalização de processos, justamente por reconhecer a função das tecnologias no desenvolvimento do setor. Confira neste artigo o papel do phygital na qualificação dos serviços em Saúde, suas vantagens e os caminhos para sua implementação.

Boa leitura!

O que é phygital?

O conceito de phygital é construído a partir da junção das palavras physical e digital, uma expressão que define a integração entre espaço físico e tecnologias digitais.

De forma prática, a definição de phygital é descrita como a aplicação de tecnologias no ambiente físico de forma a promover soluções de automação e conforto para pacientes, profissionais e instituições de Saúde.

O propósito principal desta integração é tornar a relação entre paciente e unidade hospitalar mais amigável, minimizando os desconfortos do processo de tratamento, tanto para o paciente quanto para sua rede de apoio.

O phygital se propõe a tornar a experiência hospitalar mais agradável, confortável e otimizada.

Entre as diversas ferramentas desse conceito, destaca-se a Inteligência Artificial. Por meio de processos automatizados, o phygital cria uma relação humanizada entre pacientes e sistemas tecnológicos. Tudo desenvolvido a partir de padrões de UX (User Experience) — em português: experiência do usuário.

São essas tecnologias disruptivas que estão transformando o setor. E os dados comprovam isso. Segundo levantamento coordenado pela BenCorp, durante o ano de 2021 a Saúde digital movimentou cerca de US$ 344 milhões, um avanço de 329% comparado ao período anterior.

É inevitável destacar que a pandemia da Covid-19 acelerou a digitalização da Saúde. Com a regulamentação da telemedicina por meio do Conselho Federal de Medicina, isso ficou ainda mais consistente.

Qual o impacto do phygital no setor da Saúde?

Um dos desafios do setor da Saúde é promover um atendimento humanizado e, ao mesmo tempo, com alto nível técnico. Assim, por meio do phygital, tem sido possível tornar a vivência hospitalar mais agradável. Desde um atendimento receptivo até solicitações atendidas com maior agilidade.

A pergunta que precisa ser respondida é: quais são as necessidades dos pacientes que podem ser solucionadas com tecnologias?

Quais as vantagens do phygital?

A principal vantagem do phygital é o aprimoramento e dinamização dos processos hospitalares. Mas, o que é possível obter a partir disso? Confira abaixo:

1. Pacientes e familiares melhor acomodados

Com o phygital, pacientes e familiares obtêm uma melhor experiência na acomodação hospitalar. Necessidades como ajuste da cama, mudança na temperatura do ar-condicionado ou solicitações ligadas à condição de saúde do paciente podem ser feitas de forma automatizada, minimizando a dependência exclusiva de técnicos e enfermeiros.

2. Equipe clínica melhor alocada

Dada maior autonomia para o paciente por meio do atendimento automatizado, equipes clínicas minimizam a sobrecarga e conseguem focar no que realmente importa: a melhora da saúde dos internados na unidade hospitalar.

Desse modo, os profissionais de Saúde conseguem se dedicar ao acompanhamento, tratamento e evolução dos pacientes, não sendo mais acionados para tarefas operacionais, as quais podem ser desenvolvidas por chatbots.

Esses chatbots são passíveis de personalização e podem, por exemplo, tirar dúvidas dos pacientes sobre o horário do medicamento e esclarecimentos sobre o tratamento médico que ele está recebendo.

3. Transparência nas informações

Uma outra vantagem importante do phygital é a transparência das informação. Como dito anteriormente, a rotina hospitalar com seus protocolos e condutas pode ser pouco compreendida pelo paciente.

No entanto, com tecnologia aplicada é possível permitir que o paciente esclareça dúvidas e tenha ciência dos horários de visita médica, cronograma de medicações, horários das refeições, além de esclarecimento sobre os procedimentos propostos.

Isso dará mais segurança ao paciente e contribuirá para a vantagem descrita no próximo tópico.

4. Relação confiável

A relação entre paciente e corpo clínico exige máxima confiança. A partir do investimento em phygital o paciente se sentirá mais seguro e esclarecido, tornando a interação com os profissionais de Saúde amigável e, contribuindo assim, para que o interno adira integralmente ao tratamento.

5. Redução de custos

Por fim, é preciso destacar que o phygital proporciona redução de custos. Isso se evidencia na digitalização de prescrições, laudos e atestados, que otimizam e até mesmo eliminam o consumo de papel.

Além disso, com processos automatizados, o volume de pessoas pode ser equilibrado para assegurar o funcionamento seguro das atividades clínicas, sem necessidade de inflar o quadro colaborativo para suprir necessidades que o próprio paciente ou seu acompanhante podem cumprir de forma autônoma.

Como implementar o phygital?

O primeiro passo para implementação do phygital é levantando os principais pontos de necessidade da unidade hospitalar:

  • Onde estão sendo aplicados mais investimentos na unidade?
  • O que pode ser automatizado sem comprometer a segurança do paciente e equipe hospitalar?
  • Quais recursos podem ser otimizados?

A partir dessa compreensão, fica mais fácil determinar onde a tecnologia pode contribuir. Algumas formas de contar com o phygital são:

De todo modo, a implementação do phygital vai demandar o envolvimento das equipes e máximo comprometimento com as mudanças propostas. A médio e longo prazo, com toda certeza, os indicadores positivos retribuirão o esforço em tornar mais tecnológico e humanizado o atendimento hospitalar.

Agora que você já conhece as vantagens do phygital, conte com a expertise da Soluti para modernizar a sua instituição. Clique aqui para conferir o portfólio de soluções especialmente construídas para a Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *