Como a tecnologia pode ajudar a garantir a saúde financeira de uma empresa? Veja!

- Tempo de leitura: 10 minutos.

Entre os muitos indicadores que necessitam ser acompanhados de forma mais próxima por gestores e empresários, a saúde financeira de uma empresa, certamente, desponta como um dos mais essenciais. Isso porque o desempenho financeiro do negócio é uma das bases que sustentam as operações, garantindo a sua continuidade e crescimento, principalmente.

Nesse sentido, é grande a preocupação de líderes de pequenas, médias e grandes empresas em manter a organização das finanças, em documentar as movimentações e em escriturar de forma estratégica e eficiente todas as entradas e saídas de capital, até para que tenham mais controle sobre as atividades.

Esse tipo de tarefa, no entanto, tem sido facilitada e otimizada com o auxílio da tecnologia. Considerando principalmente o cenário dos pequenos negócios, em que nem sempre há a disponibilidade de profissionais especializados e dedicados à gestão financeira, a utilização de ferramentas informatizadas é de grande valia.

Além de profissionalizar a gestão, a automatização agrega uma série de benefícios à rotina do negócio, como veremos a seguir. Para falar mais sobre o assunto, convidamos a gerente do Departamento Financeiro da Soluti, Sweine Ribeiro, especialista nesse tema. Acompanhe!

Qual a importância do setor financeiro para uma empresa?

Em linhas gerais, o setor financeiro é essencial para todos os perfis de negócios. Ou seja, tanto as pequenas empresas quanto as grandes organizações se beneficiam de uma gestão financeira organizada e saudável.

Contudo, não se pode negar que a relevância desse setor é ainda maior para os negócios em estágio inicial. De acordo com dados recentes divulgados pelo IBGE, antes da crise econômica gerada pela pandemia, mais de 70% das empresas fundadas no Brasil já fechavam as portas nos primeiros dez anos de atuação.

A pesquisa Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, que utilizou dados de até 2018, também mostrou que, das empresas fundadas em 2008, apenas 25,3% mantinham suas atividades dez anos depois. Essa mortalidade precoce das empresas brasileiras pode ser mais bem visualizada com o passar dos anos de operação.

Para se ter uma ideia, os dados do IBGE mostram que, das empresas fundadas em 2008, após um ano de atividades, 81,5% se mantinham no mercado — ou seja, uma a cada cinco empresas encerra suas atividades logo no primeiro ano. Após cinco anos de atividade, aproximadamente metade das empresas fecham suas operações, o que representa uma taxa de sobrevivência de 47,5% no quinto ano de atuação.

Esse cenário complexo e desafiador, na prática, também é reflexo da má gestão dos negócios. Muitas vezes, por falta de conhecimento sobre o mercado, falta de recursos e negligência em relação à importância da contabilidade, muitos empresários sucumbem à competitividade do mercado — o que poderia ser revertido com apoio da tecnologia, aproveitamento inteligente dos dados e boas práticas contábeis.

O que pode gerar prejuízo à saúde financeira de uma empresa?

Um dos principais erros na gestão financeira de um negócio é a desinformação, gerada, principalmente, por falta de consolidação, lançamento e classificação dos dados e seus valores. Quando falamos de financeiro, estamos tratando de uma área que incorpora todas as demais em uma organização, todos os seus custos, despesas e receitas em geral.

Ou seja, é uma área que oferece um suporte informativo de grande relevância para a tomada de decisão e condução do negócio. Nesse sentido, os profissionais que atuam nesse setor necessitam de compreensão dos conceitos técnicos, para que mantenham todos os dados atualizados e bem classificados, de acordo com as boas práticas de contabilidade e escrituração.

Um dos exemplos básicos é a manutenção da conciliação financeira em dia. Assim, é possível estruturar de forma mais certeira o planejamento estratégico da organização e melhor alocação dos recursos.

É fundamental que os responsáveis pela tomada de decisão na organização tenham dados fidedignos e precisos para que tomem decisões pautadas na realidade da empresa e do mercado. Dessa forma, a organização estará mais bem preparada e estruturada para as constantes mudanças no mercado, sobretudo no seu estágio inicial, quando as dificuldades são maiores e os recursos mais escassos.

Como a tecnologia pode ajudar no setor financeiro?

Atualmente, a dinâmica acentuada é uma das principais características do mercado e do consumidor. Em razão disso, as empresas precisam saber lidar com as constantes mudanças e, para isso, há a necessidade de se trabalhar com um grande volume de dados e informações, buscando antever determinadas situações.

Diante desse cenário, muitos empresários têm dificuldade para gerenciar todo o seu acervo informativo e consolidar todos esses dados. É, então, que a tecnologia se mostra tão fundamental, não só para a gestão financeira, mas para todo o gerenciamento de dados e documentos necessários para uma boa rotina.

Muitas das tarefas que antes eram executadas por meio de planilhas e outras ferramentas manuais que se tinha à disposição, hoje, são desempenhadas por intermédio de softwares e ferramentas automatizadas. Eles tratam e lançam os mais diversos dados em plataformas especializadas, garantindo mais visibilidade, segurança, controle e profissionalismo à gestão.

Além disso, ferramentas desse tipo permitem o acesso em tempo real aos dados e uma maior integração entre os setores de uma empresa. Consequentemente, otimizam a rotina de operações do negócio, especialmente, por permitir que equipes e profissionais se dediquem mais à parte estratégica — isto é, ao uso inteligente das informações —, deixando a parte operacional por conta dos softwares de gestão.

No mesmo sentido, a tecnologia também é a responsável por viabilizar a utilização dos pagamentos digitais, formato que facilita as vendas, garante mais segurança e agilidade aos processos comerciais, além de facilitar o controle das transações, já que os registros também são digitalizados.

Quais soluções da Soluti podem ajudar nesse sentido?

A pandemia mostrou que não só é possível, mas necessário, promover a modernização dos processos internos das empresas, sobretudo, com a finalidade de reduzir a burocracia. Nesse contexto, como se sabe, o departamento de financeiro é um dos setores que mais sofrem com a burocracia excessiva.

Suas atividades dependem de muitos órgãos e instituições externas à empresa, o que acaba por dificultar a comunicação, as transações e a fluidez das tarefas. Nesse ponto, a tecnologia tem um papel decisivo, e a Soluti está atenta a essa realidade.

A partir da Assinatura Digital e do uso de documentos em formato eletrônico, por exemplo, a Soluti oferece soluções capazes de modernizar o dia a dia de operações de empresas de todos os portes e dos mais diversos segmentos. Com essas ferramentas, empresas podem explorar o máximo potencial da Assinatura Digital, a partir dos diferentes modelos de Certificado Digital oferecidos.

Além disso, a Soluti também disponibiliza uma plataforma de assinaturas e gestão de documentos totalmente digital, o Assine.Online. Ele permite acelerar negócios com geração, envio e recebimento de documentos em formato eletrônico, com total validade jurídica.

Com o foco voltado para inovação, mobilidade e acessibilidade às novas tecnologias, a Soluti oferece, ainda, o BirdID, um Certificado Digital em nuvem que pode ser utilizado a partir de um dispositivo móvel, em qualquer lugar e a qualquer hora, sem a necessidade de mídias criptográficas.

Por fim, temos a oportunidade de experienciar uma mudança na forma de operacionalizar as áreas administrativas em geral de uma organização. Dentre elas, a redução do uso de papel e a não exigência de assinaturas manuscritas e documentos em formato físico.

Tudo isso já representa um grande avanço dentro da gestão empresarial. Dessa forma, é possível otimizar o tempo de trabalho, promover a redução de custos e profissionalizar a atuação no mercado, garantindo um crescimento saudável do negócio.

Agora que você compreende melhor como a tecnologia pode fortalecer a saúde financeira de uma empresa, é hora de dar um passo adiante e investir em inovação no seu negócio. Não deixe de buscar as ferramentas adequadas para conduzir seu negócio nesse caminho.

Para isso, a Soluti tem as melhores soluções para a sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais!

Continue a leitura com estes dois artigos que separamos para você:

5 questões sobre gestão financeira para pequenas empresas

Gestão financeira e fiscal: veja como controlar as informações

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *