A melhoria dos processos de assistência em Saúde se tornaram prioridade para as instituições. Contar com padrões de qualidade que assegurem a excelência o sucesso do tratamento é o principal objetivo buscado na Acreditação ONA. Você já ouviu falar nela?
O segmento hospitalar, laboratorial e clínico vive um movimento acelerado de aprimoramento de serviços e otimização. Tudo isso, por meio de tecnologias e novas estratégias de assistência aos pacientes.
Esta inovação permitiu ao setor privado registrar números de expansão significativos. Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), os planos de assistência médica obtiveram um crescimento de mais de 1 milhão de beneficiários entre 2020 e 2021.
O fator da pandemia da Covid-19 incentivou essa alavancada, que já vinha em alta. Em 2015 o setor já havia superado o faturamento da rede pública. Na época, houve um movimento de R$90 bilhões no Brasil.
Diante deste cenário, as organizações observaram a importância do aprimoramento dos seus serviços. A fim de aderir às certificações de qualidade pautadas em diagnósticos profundos e baseado em evidências.
Assim chegamos ao tema principal deste artigo. Conheça o conceito e os impactos da Acreditação ONA para a Saúde no Brasil. Boa leitura!
O que é a Acreditação ONA?
Entende-se por Acreditação um conjunto de métodos de avaliação e certificação da qualidade dos serviços de Saúde prestados. Essa metodologia visa oferecer às instituições hospitalares, clínicas e laboratórios recomendações para aprimoramento da assistência oferecida aos pacientes.
No Brasil, uma das organizações de maior relevância neste serviço é a ONA. Sua sigla significa Organização Nacional de Acreditação. A entidade é responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento dos padrões de qualidade e segurança em Saúde adotados no país.
Como a acreditação ONA foi desenvolvida?
A ONA foi fundada em 1999 com o objetivo de orientar, estimular e certificar as instituições de Saúde do Brasil num processo de melhoria dos serviços, a partir de padrões científicos e evidências.
Com métodos de certificação regionais e inspirada em manuais da América Latina e países como Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Espanha, a ONA buscou abranger todo o território nacional com teste de acreditação em instituições de Saúde nas cinco regiões do Brasil.
Atualmente, mais de 80% das organizações acreditadas no Brasil contam com a metodologia ONA para oferecer aos seus pacientes máxima qualidade em assistência de Saúde.
Desde a sua fundação, a ONA já certificou mais de 2500 instituições de Saúde. Podem adotar os padrões da organização os seguintes segmentos:
- Hospitais;
- Ambulatórios;
- Laboratórios;
- Serviços de pronto atendimento;
- Home Care;
- Serviços oncológicos;
- Serviços de medicina hiperbárica;
- Serviços de hemoterapia;
- Serviços de nefrologia e terapia renal substitutiva;
- Serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear;
- Serviços odontológicos;
- Serviços de processamento de roupas para a Saúde;
- Serviços de dietoterapia;
- Serviços de manipulação;
- Serviços de esterilização e reprocessamento de materiais.
A partir da sua fundação, a ONA também coordena o Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA), entidade que reúne outras instituições acreditadoras. Além de organizações de Saúde, visando a consolidação das práticas de aprimoramento do sistema em benefício da assistência ofertada ao paciente.
Quais são os princípios da Acreditação ONA?
Com a missão de oferecer diagnósticos de governança e orientação para qualificação do serviço de Saúde, a ONA pauta seus métodos em três princípios bases. São eles:
- Voluntário. A instituição de Saúde reconhece a importância da acreditação e busca espontaneamente pela organização a fim de ser avaliada e orientada;
- Periódico. A instituição é avaliada e certificada durante um período. É necessária a renovação da acreditação após o prazo estabelecido;
- Confidencial. Os dados obtidos pela ONA durante a avaliação são mantidos em sigilo para gerenciamento apenas da própria instituição avaliada.
Quais são os pontos avaliados na Acreditação ONA?
A ONA busca oferecer à entidade avaliada um diagnóstico completo da realidade identificada e os caminhos para que melhorias sejam feitas. A fim de não apenas adequar o serviço oferecido, mas tornar mais produtiva, segura e lucrativa a atividade da unidade de Saúde.
Com isso, são avaliados os seguintes pontos:
Gestão por processos
A ONA busca orientar as unidades de assistência em Saúde sobre a importância da gestão por processos. Essa metodologia estimula que o serviço oferecido seja minuciosamente pensado. Seu intuito é de que cada etapa da assistência garanta o mesmo padrão de excelência, otimizando recursos e aprimorando os resultados.
Desenvolvimento de pessoas
O setor da Saúde, apesar de altamente tecnológico, é extremamente dependente do envolvimento de pessoas. São diversos profissionais formando equipes e cumprindo expedientes, por vezes, desgastantes.
Pensar no desenvolvimento e cuidado com o recurso humano é uma forma de assegurar que a assistência oferecida será qualificada e precisa.
Ética e transparência
Dentro da proposta da ONA, estimular uma gestão ética e transparente é requisito básico para que as instituições de Saúde recebam a acreditação. Ou seja, sem ela não será dada a certificação de qualidade da entidade.
Esses são princípios fundamentais para que todo o sistema de gerenciamento aconteça de forma segura e comprometida com a vida do paciente.
Visão sistêmica
O conceito de visão sistêmica é essencial para que as organizações de Saúde possam ser dirigidas de forma integrada e funcional. As tomadas de decisões a partir desse conceito buscam refletir, antes de tudo, no impacto geral.
Exercício da liderança
A liderança é outro ponto avaliado pela Acreditação ONA. Ele é importante pois estabelece padrões de conduta na relação interpessoal e de hierarquia. Tudo isso, visando impactar positivamente o tratamento hospitalar.
Cuidado centrado no paciente
A humanização da assistência em Saúde busca oferecer mais do que um serviço eficiente. Ela almeja, sobretudo, uma postura de respeito, que não coloque em risco a dignidade do paciente. O cuidado centrado no indivíduo estabelece uma atenção empenhada no conforto e satisfação do paciente.
Foco na segurança
Garantir que a assistência em Saúde seja segura é um dos principais objetivos da Acreditação ONA. Isso porque todos os pontos de melhoria sempre estarão intencionados na oferta de um serviço qualificado e benéfico para o tratamento do paciente. A segurança em suas mais diversas aplicações se faz essencial.
Responsabilidade socioambiental
O setor da Saúde é um dos que mais impactam o meio ambiente. A partir disso, estabelecer práticas de responsabilidade socioambiental é uma forma de recompensar o planeta pelos impactos provocados.
Isso reforça ainda mais a preocupação das instituições de Saúde com a qualidade de vida humana e também com a sustentabilidade das fontes naturais de recursos.
Cultura da inovação
Modelos de gestão retrógrados não serão capazes de oferecer uma assistência adequada ao momento que vivemos. Estabelecer uma cultura de inovação é permitir que iniciativas sejam sugeridas ou buscadas. A fim de qualificar a assistência aos pacientes e à gestão da entidade.
Melhoria contínua
Por fim, a Acreditação ONA estimula as instituições avaliadas a buscarem melhorias contínuas. Isso significa empreender esforços para que haja sempre uma visão de aprimoramento dos processos e atividades desempenhadas, visando tornar o funcionamento mais econômico, sustentável e bem-sucedido.
Quais os principais benefícios da Acreditação ONA?
A Organização Nacional de Acreditação é reconhecida pela contribuição inquestionável ao sistema de Saúde brasileiro.
Visando disseminar um atendimento de Saúde dentro dos padrões de qualidade e segurança, a entidade é pautada por diferentes valores. São eles:
- Transparência;
- Respeito individual e coletivo;
- Confidencialidade;
- Aperfeiçoamento contínuo;
- Desenvolvimento participativo;
- Credibilidade;
- Sustentabilidade como fator de crescimento.
Diante disso, fica fácil reconhecer os benefícios das instituições de Saúde em buscar a Acreditação que certifica seus processos qualificados e seguros à vida dos pacientes. Podemos destacar as seguintes vantagens:
1. Gestão aprimorada
A Acreditação ONA impacta de forma expressiva a gestão das unidades de Saúde. A metodologia oferecida alinha padrões de gerenciamento de recursos visando tornar os hospitais, clínicas e laboratórios mais eficientes, qualificados e com custos otimizados.
Com uma gestão qualificada, a entidade passa a adotar condutas que visam sempre o seu desenvolvimento e sustentabilidade.
Isso refletirá ainda no reconhecimento social da unidade, fazendo com que cada vez mais a sociedade enxergue a instituição como referência em qualidade e excelência.
2. Processos definidos
Como dito anteriormente, o serviço de assistência em Saúde é multidisciplinar e integra diversos procedimentos distintos. Dessa forma, ter processos definidos é a garantia de oferecer precisão e segurança ao paciente por meio de padrões de excelência aplicados em todos os atendimentos.
3. Pacientes satisfeitos
Objetivo principal da Acreditação ONA, a satisfação dos pacientes é um dos frutos colhidos pelas entidades que apostam na certificação de qualidade.
As pessoas quando buscam um atendimento em Saúde, na maioria das vezes estão fragilizadas e precisando de um cuidado que lhes assegure a qualidade de vida.
Encontrar um espaço onde as decisões estão sempre pensadas no paciente, torna a experiência hospitalar mais agradável, respeitosa e não-invasiva, contribuindo para os resultados do tratamento e permitindo que o paciente e seus familiares possam ter memórias positivas sobre a instituição.
4. Lucratividade
A otimização de recursos, a adoção de processos definidos e o funcionamento sistêmico da unidade de Saúde tornará suas atividades mais lucrativas a médio e longo prazo.
O retorno pela excelência e qualificação de serviços sempre trará melhoria de receita e aumento na geração de demanda.
5. Equipe engajada
As mudanças provocadas pela Acreditação ONA, sobretudo, impactam no engajamento das equipes de forma a torná-las mais satisfeitas e confiantes no trabalho que estão desempenhando.
Por se tratar do cuidado com a vida humana, ter um time alinhado e motivado fará toda a diferença no sucesso do tratamento do paciente e no reconhecimento do hospital pela competência de seus colaboradores.
7. Desenvolvimento tecnológico
Por sua busca pela inovação e melhoria contínua, a Acreditação ONA contribui significativamente para o desenvolvimento tecnológico das entidades avaliadas.
A partir da metodologia, as organizações passam a investir em novas tecnologias, aparelhos e sistemas que dinamizam o atendimento e tornam mais seguros os registros e processos desempenhados.
8. Otimização de custos
Pautada em padrões de controladoria e governança, a Acreditação ONA estimula a otimização dos custos de funcionamento hospitalar e oferece à unidade avaliada a oportunidade de ver sua eficiência gerar economia.
Essa otimização representa um passo importante para a destinação de recursos mais estratégica.
9. Integração entre setores
Outra vantagem importante para o sucesso das unidades de Saúde é a integração entre setores que a Acreditação ONA promove. Isso acontece porque o alinhamento entre as pessoas e a melhoria de comunicação impactam diretamente no sucesso do tratamento do paciente.
10. Cultura organizacional
Por fim, a transformação na cultura organizacional é inevitável a partir da Acreditação ONA. As interferências realizadas pelo processo de certificação e as condutas orientadas para que a unidade de Saúde cumpra com os requisitos da metodologia, fazem com que o ambiente institucional seja repensado e visto de forma mais propositiva pelos seus membros.
Quais são os níveis da Acreditação ONA?
A Acreditação ONA pode ser solicitada em três níveis diferentes. Todos visam qualificar os processos de gestão e assistência em Saúde, porém, em intensidades distintas. Veja!
1. Acreditação básica
A entidade avaliada cumpre ou supera pelo menos 70% dos padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. Neste nível são avaliadas as áreas de atividades da instituição, o que inclui condições estruturais e assistenciais.
Na Acreditação básica, o certificado é válido por 2 anos, sendo realizadas visitas de manutenção enquanto há vigência do certificado.
2. Acreditação plena
Já na Acreditação de nível 2, ou Acreditação Plena, a unidade hospitalar precisa cumprir dois critérios:
- Cumprir ou superar pelo menos 80% dos padrões de qualidade e segurança;
- Cumprir ou superar no mínimo 70% dos padrões ONA de gestão integrada, com fluidez de processos e comunicação garantida entre os setores.
Aqui o certificado também é válido por 2 anos, com visitas de manutenção durante a sua vigência.
3. Acreditação de excelência
No nível 3, a entidade de Saúde precisa atender a três critérios:
- Cumprir ou superar no mínimo 90% dos padrões de qualidade e segurança;
- Cumprir ou superar em pelo menos 80% das condutas de gestão integrada;
- Cumprir ou superar pelo menos 70% dos padrões que a ONA delibera sobre Excelência em Gestão, assegurando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.
Neste caso, o certificado é válido por 3 anos, contando com visitas periódicas para sua manutenção.
Acreditação ONA x Processos digitais: entenda a relação
Por fim, é importante destacarmos também que a Acreditação ONA estimula enfaticamente a adoção de processos digitais.
Incentivada pela otimização de recursos, garantia de segurança e adoção de inovações tecnológicas, a certificação de qualidade e excelência para as unidades de Saúde do Brasil passam diretamente pelas soluções que tornam os processos hospitalares digitais.
Podemos considerar como exemplo a adoção de prontuário eletrônico, prescrição eletrônica e assinatura digital certificada no funcionamento das unidades hospitalares.
Conceitos como Phygital podem ser considerados aqui também.
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